ENTENDA AS FUNÇÕES DA EMBALAGEM: MUITO ALÉM DE PROTEGER O PRODUTO!

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Quando o assunto é embalagens, há uma série de cuidados que devem ser tomados, que vão desde a etapa de desenvolvimento das artes até a escolha do material utilizado. Esses processos são importantes porque as funções da embalagem vão muito além de proteger e viabilizar o transporte de produtos.

Talvez você esteja se perguntando: mas a função da embalagem não é proteger e identificar um produto? De fato, não podemos negar que essas são duas finalidades relevantes. Mas acredite, vai muito além disso.

Neste post, vamos apresentar as principais funções da embalagem e demonstrar a importância de conhecer essas aplicabilidades e planejar com cuidado o desenvolvimento e compra do envoltório que vai embalar os seus produtos. Acompanhe e descubra!

Quais são as funções de uma embalagem?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), constatou-se que 75% das empresas que investiram em design tiveram aumento nas vendas de seus produtos. Ao mesmo tempo, nenhuma das empresas entrevistadas teve queda na aceitação do produto após modificar o visual das embalagens.

Com um público cada vez mais exigente, informado e ativo, as organizações devem buscar constantemente por diferenciais. E é justamente aí que as embalagens se posicionam de maneira estratégica, demonstrando a sua relevância e impacto para os consumidores, indústria de bens de consumo e varejo.

A seguir, vamos falar das principais funções da embalagem e mostrar como elas podem ajudar a aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da sua marca junto ao mercado. Confira!

Proteção do produto e de quem o manuseia

Talvez, essa seja a função mais óbvia: servir como invólucro para o produto que está envolvendo e protegê-lo — garantindo sua integridade e até a salubridade de quem manuseia, desde profissionais envolvidos no processo de produção até clientes, passando por todos que têm contato com o produto.

Assim, a embalagem deve ser escolhida e preparada para ser a mais adequada a essa necessidade individual de proteção (seja para contenção ou para abrigo) de cada item. Afinal, o consumidor quer praticidade, conveniência e adaptação às suas necessidades racionais e emocionais.

Embalagem e posicionamento de marca

A primeira impressão que um cliente tem a respeito de um produto é comunicada visualmente pela embalagem. Logo, uma impressão ruim, a escolha de um material de baixa qualidade e até a falta de planejamento do design, podem gerar uma sensação negativa, impactando na aceitação daquele produto.

Por isso, uma das funções da embalagem é justamente comunicar a intenção da marca para os seus consumidores. Ainda, o primeiro impacto é super importante para motivar a compra, especialmente se o cliente nunca tiver tido contato com o seu negócio.

A forma como um produto é apresentado ao mercado é uma das principais maneiras da companhia se comunicar com os potenciais consumidores. Isso porque, é por meio desse primeiro contato visual que um provável futuro cliente se informa sobre o produto, o conhece melhor e até decide comprá-lo.

Além da aparência, o consumidor também se atenta às funcionalidades e à praticidade da embalagem. Entenda que facilidade de uso, conveniência, segurança e conforto são sempre considerados na hora de uma pessoa escolher um produto em relação aos concorrentes.

Comunicação e marketing

Bastante ligada ao marketing, a comunicação nas embalagens é a responsável por informar o público. Sendo assim, símbolos, impressões e cores ajudam o fabricante a revelar dados sobre a organização e o produto. Além disso, oferecem informações de contato para que o cliente procure a empresa se necessário.

A comunicação inclui, ainda, o código de barras. Essa tecnologia torna a atuação dos funcionários mais dinâmica e precisa, minimizando as chances de erros, reduzindo o retrabalho e aumentando a velocidade do processo de vendas como um todo.

Competitividade do produto

Hoje, é comum que cada produto tenha, pelo menos, mais dois concorrentes diretos. E é possível que eles tenham preços próximos, desempenho semelhante e características muito similares. Então, resta à embalagem do produto servir como seu diferencial.

Isso porque, é ela que vai atrair o potencial consumidor e estabelecer um contato emocional com ele. Logo, é fundamental que a embalagem chame a atenção do público-alvo, mesmo estando no meio de vários outros produtos concorrentes. Trata-se de um ponto ainda mais importante no caso da indústria de bens de consumo.

Agregação de valor

A embalagem pode ser considerada uma materialização da marca no mercado e também ser um fator decisivo de fidelização do cliente. Por isso, ela deve ser condizente com o produto que oferece.

Isso é mais importante ainda no caso do varejo, afinal, a embalagem deve expressar e refletir o padrão de qualidade, os valores e os conceitos do produto. Portanto, não adianta ter um item de qualidade se a embalagem não reforça essa ideia ou não é coerente com ela.

Além disso, principalmente no varejo, toda a logística de transporte e distribuição do produto nos pontos de venda deve ser pensada antes de definir a embalagem. Assim, durabilidade e resistência sempre devem ser consideradas para que a embalagem traga valor à marca — e não chegue danificada aos pontos de venda.

Por que devo me preocupar com a sustentabilidade?

O meio ambiente tem sido, cada vez mais, uma preocupação da maioria dos consumidores. Atualmente, as pessoas estão mais atentas ao impacto das suas ações no planeta. Por isso, elas tendem a valorizar empresas que se preocupam com a natureza.

Hoje, muitos consumidores estão optando por materiais que tenham um apelo sustentável. Sendo assim, as empresas precisam estar atentas a esse movimento, demonstrando a sua preocupação com o cuidado ambiental e preservação do meio ambiente.

Quando a embalagem é adequada ao produto, o transporte e a distribuição são facilitados. Isso traz economia para a companhia, pois permite uma distribuição eficaz dos itens, o que ajuda a minimizar o uso de combustível e, consequentemente, a liberação de gás carbônico na atmosfera.

Transmissão de informações

Como as embalagens estão diariamente na vida das pessoas, podem ser uma plataforma de educação bastante abrangente. As informações escritas e visuais contidas nelas são acessíveis a todos — e muitas já vêm incorporando o braile como forma de promover a inclusão social dos deficientes visuais.

Promoções no pós-venda

Quem nunca comprou uma pizza que vinha com selos colecionáveis na embalagem? Esse tipo de ação tem se tornado cada vez mais comum e já está em diversos produtos. O apelo é tão forte que faz até o consumidor se sentir culpado quando esquece da promoção e joga a embalagem fora sem querer.

Interatividade

Com a chegada da realidade aumentada, muitas marcas passaram a aproveitar a tecnologia para interagir com o cliente usando a embalagem como intermediária. Alguns produtos têm trazido jogos interativos em 3D, vídeos ou informações extras em suas embalagens — que, em geral, são acessados com o auxílio de um app.

Como explorar as funções da embalagem?

Já deu para perceber que usar a criatividade é fundamental na criação das embalagens. Desse modo, esse invólucro deve ser pensado de maneira tal que possa transmitir mensagens e informações relevantes para os consumidores.

O posicionamento do logotipo, as informações técnicas, questões legais, as cores da embalagem, o tipo de material (papel, plástico, papelão), tudo deve ser considerado a partir de uma análise do perfil dos consumidores da sua marca.

Para ter certeza de que uma embalagem fará sucesso entre os clientes, é preciso que ela transmita credibilidade e segurança, facilite o cotidiano do consumidor e proporcione benefícios.

A seguir, listamos algumas dicas e cuidados que podem ser colocados em prática, permitindo explorar todas as funções e benefícios no planejamento de uma embalagem:

  • conheça os seus consumidores e as expectativas em relação ao produto e à experiência com ele;
  • faça pesquisas de opinião, elas vão ajudar a organização a saber se embalagem agrada seu público consumidor antes de lançá-la no mercado;
  • crie embalagens com a quantidade certa de informação, isso vai permitir o desenvolvimento de um invólucro mais atraente;
  • deixe claro os valores e conceitos dos produtos nas embalagens, isso contribui para conectar a sua marca com os clientes;
  • invista em embalagens comemorativas;
  • fique atento à legislação específica, é essencial respeitar as normas vigentes, pois há padrões que devem ser seguidos rigorosamente, por exemplo, dados sobre a quantidade e a composição dos produtos.

Oferecer bons produtos e explorar as funções da embalagem já são importantes passos para conquistar e fidelizar os clientes, bem como aumentar as vendas.

Adotando boas práticas de planejamento, comunicação e marketing, a empresa consegue criar uma imagem positiva junto aos consumidores e fortalecer o seu posicionamento no mercado.

Como você viu, as funções de uma embalagem vão muito além de aspectos práticos, elas entram na estratégia de marketing e contribuem para aumentar as oportunidades de vendas de um negócio.

Na hora de escolher um fornecedor de embalagens, fique atento à qualidade dos materiais utilizados e ao comprometimento com relação ao acabamento. Boa parte da mensagem que será transmitida ao seu consumidor depende da qualidade da embalagem do seu fornecedor.

Não se esqueça de conhecer o seu público a fundo para entender quais são as expectativas e necessidades de consumo. Esse tipo de informação traz elementos importantes que podem ser inseridos na estratégia de desenvolvimento das artes e da escolha do tipo de material que será utilizado para embalar o seu produto.

Agora que você já conhece todas as funções da embalagem e sabe como explorar os benefícios que ela pode trazer para a sua marca, que tal conversar com quem tem expertise no assunto?

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