Como diminuir o impacto ambiental de suas embalagens através da comunicação digital e visual

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Atualmente muitos consumidores estão optando por materiais com apelos cada vez mais sustentáveis no mercado, isso se dá porque o plástico vem se tornando o vilão da natureza, aos olhos de muitos.

Muitas marcas não conseguem optar pela troca de matéria prima em 100% de suas embalagens, principalmente pelo custo ou até mesmo porque algumas estruturas ainda não foram substituídas. E isso não significa que sua marca não possa lutar por um menor impacto ambiental.

Inclusive, existem inúmeras outras formas da sua empresa praticar a sustentabilidade dentro do mercado atual. E nós vamos explicá-las para você neste artigo!

Primeiramente, esqueça que o plástico é o vilão da sociedade

Provavelmente, você já ouviu dezenas de notícias e condenações sobre o plástico. Acontece que não, ele não é inimigo do meio ambiente.

Primeiramente: Você já imaginou um hospital sem seringas, máscaras, respiradores e bolsas de sangue? – Estes materiais têm como matéria prima o plástico, e são essenciais para o dia a dia dos profissionais de saúde. Assim como as embalagens plásticas, que acondicionam um produto, prometendo uma maior durabilidade dele.

Muitas pessoas reclamam da poluição nos oceanos, nas florestas e vias urbanas, mas esquecem que se o lixo plástico está em local inadequado, certamente alguém o colocou lá.

O Brasil, infelizmente, recicla apenas 1,28% do total de plásticos produzidos. E essa é uma questão muito ampla, envolvendo a educação social.

O plástico possui uma indústria de transformação que conta aproximadamente com 11.400 empresas no país e emprega 350 mil pessoas. Representa 12% do PIB industrial brasileiro. Ou seja, muitos benefícios quando a reciclagem é feita de forma correta.

Desta forma, o plástico certamente não é o vilão da sociedade.

Desenvolvendo embalagens sustentáveis

Quebrando este tabu do plástico e ainda com a consciência da imensa importância da reciclagem, já conseguimos dar um grande passo. Agora a questão é, como fazer seus consumidores acreditarem nisso?

A resposta é simples: comunique!

Através da comunicação organizacional, visual e digital, você consegue levar o seu grande propósito ao consumidor, e com certeza irá atrair grandes olhares para a sua marca. Já que é uma empresa que utiliza corretamente do plástico e entende a importância de reciclá-lo. Aqui vai algumas dicas de como você pode fazer isso através da comunicação:

Comunicação Organizacional

Se você consegue fazer com que os profissionais entendam a nossa responsabilidade enquanto sociedade, de realizar o descarte correto das embalagens, já é um ótimo começo. Programas internos de reciclagem, das mais simples questões como separação de lixo, informativo ambiental e até mesmo debates sobre o tema, são ações que aos poucos vão implementando uma cultura ambiental na sua empresa.

Participar de programas ambientais e sustentáveis que fazem corrente com projetos sociais, como Tampinha Legal, beneficiando entidades não-governamentais com o descarte correto do plástico também é uma excelente opção!

Se a sua empresa não só passa, mas também vive a imagem de sustentabilidade no dia a dia, a sua credibilidade no mercado aumenta.

Comunicação Visual

Este é, talvez, um dos pilares mais desafiadores da sustentabilidade em suas embalagens, pois é o lugar onde tudo precisa estar muito bem comunicado, uma vez que a embalagem é a expressão do seu produto, e falará por você na gôndola.

Para ajudar no processo, é interessante que você faça alguns questionamentos durante o processo de criação do design, veja alguns exemplos:

  • Qual benefício o meu produto pode trazer para seus consumidores e o planeta, em geral?
  • Por que é tão importante meu público saber do descarte correto?
  • Acima de tudo, eu compreendo o consumo consciente?

Também é interessante a embalagem possuir um design chamativo o suficiente para captar a atenção das pessoas nas gôndolas dos supermercados, para ser o xeque-mate da decisão de compras.

Comunicação Digital

Essa é a hora de você consolidar sua marca com a imagem que você deseja passar, batendo na tecla do descarte correto e do porquê isso é tão importante para a sociedade. Também é aconselhável tratar do plástico como um grande aliado. Mas cuidado, você precisa de bons argumentos e de uma abordagem sutil, já que estamos tratando de um assunto um tanto delicado.

A comunicação digital é, atualmente, a comunicação mais certeira. Existem inúmeros canais na qual você pode marcar presença no mundo on-line, e se comunicar com os mais diferentes públicos.

Uma ideia legal é participar de webinars, em parcerias com outras marcas sustentáveis e apresentar a sua proposta de sustentabilidade perante um público que ainda não conhece o seu posicionamento. Promover campanhas e postagens de artigos que falem sobre o assunto que você gostaria de abordar e que possa ser uma oportunidade para adentrar cada vez mais neste meio.

Além disso, o que (mais) podemos fazer?

Se você chegou até aqui, é porque entendeu que pode fazer muito com os recursos e opções que você tem. Um outro fator que pode lhe ajudar muito neste processo é comprar de fornecedores que compreendem o seu posicionamento ambiental e que compartilham das mesmas vivências e posicionamentos.

Aqui na Sulprint, possuimos uma linha sustentável chamada GreenFlex, que pode ser utilizada para a substituição de alguns materiais, porém compreendemos totalmente a importância do descarte correto para que o plástico deixe de ser visto como o inimigo do planeta, e procuramos deixar nossos clientes e nossos fornecedores a par de nossas ações e de nossos pareceres.

Afinal, queremos plásticos circulando nas cadeias de produção e bem longe dos mares!

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