O falso apelo sustentável: Entenda a diferença entre biodegradável e oxibiodegradável

4 minutos para ler

As embalagens biodegradáveis tornaram-se uma tendência no mercado e isto é um fato. São produtos muito procurados, tanto para os consumidores finais, que buscam um estilo de vida e consumo mais sustentável, quanto para as empresas que possuem em seus valores a preocupação com o meio ambiente, e buscam, de alguma forma, reduzir seu impacto nas embalagens.

O que muita gente ainda não sabe é que existe um abismo entre a sustentabilidade e o apelo sustentável. Atualmente circulam no mercado diversas matérias primas de apelo Bio, algumas cumprem seu papel em sua origem de obtenção que são os produtos de origem renováveis, enquanto outros produtos atuam em sua destinação, que são chamados de biodegradáveis, que por sua vez se degradam através de agentes tendo como resultado deste processo a geração de metano, dióxido de carbono, massa orgânica(adubo) e água. E dentro deste universo ainda temos os produtos que se passam por sustentáveis chamados oxibiodegradável que no final do processo não entregam um resultado sustentável.

Neste artigo, vamos explicar o porquê você deve tomar cuidado da composição e nomenclatura do produto sustentável na hora da decisão de compra.

 

O falso apelo sustentável nas embalagens

Certamente você já ouviu falar por aí das embalagens compostas por plástico oxibiodegradável, que comunicam um apelo sustentável. Provavelmente não te contaram que este apelo é falso.

O plástico oxibiodegradável tenta se passar por biodegradável, com termos “ecologicamente corretos”. Acontece que o seu processo de degradação é gerada por reações químicas na estrutura molecular dos polímeros originada por aditivos incorporados no processo de fabricação, estes aditivos ao iniciarem o processo de decomposição da estrutura plástica liberam metais pesados extremamente prejudiciais para o meio ambiente e, além disso, não transformam a molécula plástica em massa orgânica, apenas o fragmenta em micropartículas, no final continua sendo fragmentos plásticos, porém invisível ao olho nu.

O resultado deste processo gera um contaminante mais letal a natureza, podendo parar em solos, lagos, rios e mares, sendo extremamente prejudicial aos seres vivos, podendo ser ingerido de diversas formas.

 

Embalagem biodegradável: ecologicamente correta

Uma embalagem é considerada 100% biodegradável quando é possível realizar a sua decomposição gerando como resultante massa orgânica, água, metano e dióxido de carbono. A biodegradação é realizada por microorganismos como bactérias e fungos que convertem a estrutura plástica em matéria orgânica, em ambientes aeróbios ou anaeróbios.

Outro ponto importante é que materiais de fontes não renováveis podem ser biodegradáveis, da mesma forma nem todo material de fonte renovável é biodegradável, ou seja, o que determina a biodegradabilidade é a sua capacidade de se transformar em massa orgânica através de microorganismos.

A grande vantagem ambiental da embalagem biodegradável está na sua permanência no ambiente, quando encontrada em condições ideais (em aterro ou em compostagem, depende da sua embalagem), a sua biodegradação ocorre em até 180 dias para ambiente compostável e em até 4,5 anos para ambientes de aterro sanitário. Vale lembrar que essa questão do ambiente é muito importante, por isso, fique atento às orientações de descarte.

 

Fique atento às informações corretas dos tipos plásticos

Quando você oferta algo ao seu público, é preciso que seja coerente com o que você acredita. Não adianta você disponibilizar em seus produtos embalagens que possuem um falso apelo sustentável se você está adicionando na sua marca um valor ambientalmente correto. Assim, você está colocando em risco toda uma reputação de marca e, além de tudo, prejudicando o meio ambiente, pois o descarte final do produto trará consequências negativas à natureza. Ou seja, ajudará a poluir e prejudicar.

É de extrema importância entender e estudar esta tecnologia ambiental nas embalagens para que de fato, você possa agregar valor ao seu produto. Mas para isso, você precisará contar com fornecedores honestos, que estarão dispostos a te ajudar neste posicionamento.

 

Se você ainda não conhece a linha biodegradável da Sulprint, clique aqui. São produtos 100% biodegradáveis para diferentes destinações, em aterro sanitário ou compostagem. E caso você tenha dúvidas sobre este assunto, não hesite em perguntar, fale com um de nossos especialistas. O importante é estar por dentro do assunto na hora de entregar valor para o seu público!

Você também pode gostar
-