Público-alvo x persona: entenda as diferenças e trace o perfil certo para o seu negócio

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O marketing atual é baseado principalmente na produção de conteúdos. Isso porque o nosso processo de compra passa, necessariamente, pela busca de informações relevantes sobre determinados segmentos.

Basta imaginar as últimas vezes em que você fez uma compra, seja ela física ou digital. Provavelmente, antes de comprar você pesquisou sobre as suas necessidades e como resolver o problema em questão. 

Sendo assim, para ter sucesso nos negócios é necessário investir em produção de conteúdos. No entanto, apenas fazer dezenas de conteúdos sobre o segmento em geral não é o bastante. É necessário, antes de qualquer coisa, saber com quem se está falando. Isso quer dizer saber quem são seu público-alvo e sua persona. 

Mas não é tudo a mesma coisa? Não! Continue lendo porque nós vamos te explicar quais são as diferenças entre os dois.

 

Público-alvo

O público-alvo é um grupo de pessoas com característica semelhantes. Esse grupo se baseia em alguns padrões no perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Por isso, podemos dizer que o público-alvo corresponde a um segmento da sociedade na qual o seu produto ou serviço podem ser úteis. Dito isso, ele é menos abrangente e não corresponde a uma pessoa em específico.

As informações que costumam formar um público-alvo são:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Estado civil; 
  • Formação;
  • Região de residência.

Apesar de ser um conceito muito conhecido no marketing o público-alvo está caindo em desuso. Isso porque as mudanças em nossos hábitos de consumo e a alta segmentação exigidas pelos meios digitais exige  um maior detalhamento da audiência. 

 

Como saber qual é o seu público-alvo

Para começar a identificar a formação do seu público tente responder às seguintes perguntas:

  • Seu produto ou serviço se destina a empresas  ou pessoas físicas?
  • Em qual região moram os seus clientes?
  • O seu produto ou serviço é destinado a apenas um gênero ou é unissex? 
  • Qual é a idade ou geração dos seus clientes?
  • Quais os problemas mais comuns entre a sua clientela?
  • Entre outras questões.

Esse trabalho será ainda mais fácil se você já tiver uma clientela consolidada, pois você pode fazer pesquisas para identificar padrões de comportamento e semelhanças nos perfis dos clientes. 

 

Exemplo de público-alvo

Com já mencionado, o público-alvo é menos detalhado. Para ilustrar melhor esse conceito separamos um exemplo do público de uma academia de natação infantil. 

Mulheres, 25 a 37 anos, formação superior, renda mensal entre R$2.500 a R$ e 7.000, casadas, mães de crianças pequenas, moradoras da Zona Sul de São Paulo e costumam consumir conteúdo na internet que falam sobre importância da atividade física na infância

 

Importância do público-alvo 

O público-alvo é um bom ponto de partida para qualquer plano de marketing. A partir dessa etapa a empresa consegue estabelecer um foco para suas estratégias. Além disso, fica mais claro quais são os grupos de pessoas que trarão mais oportunidades de negócio. 

Outro benefício é que a empresa em questão não perde tempo destinando recursos publicitários e logísticos com pessoas que não tem interesse em consumir seus produtos ou serviços.

Persona

Se o público-alvo é mais abrangente a persona tem como principal característica a especificidade. Por esse motivo é uma solução importante para as organizações que querem se adequar aos novos hábitos de consumo. De modo geral, a persona é um personagem semi fictício, criado por meio de dados reais, que representa o cliente ideal de uma empresa. 

Ao contrário do público-alvo a persona específica informações como, ambições, estilo de vida, dúvidas, necessidades. Basicamente, aqui será traçado um perfil completo.

É como seu você tivesse passando uma lupa pelo público-alvo para conferir detalhes dele. Se a empresa for um editor de revistas especializadas, por exemplo, ela saberá quem é o tipo de pessoa que pesquisa por melhores revistas científicasDesse modo, irá saber exatamente como conversar com essas pessoas e oferecer suas revistas desse segmento. 

No caso do ramo alimentício, a premissa é a mesma. Se uma loja de doces sabe que sua persona é uma mãe de filhos pequenos ou um jovem universitário vai saber quais são os produtos que mais fazem sucesso para essa persona e poderá pensar em toda a sua estratégia, desde anúncios na internet até as melhores embalagens para viagem.

 

Como criar uma persona 

Apesar de ser fictícia a persona deve ser baseada em dados reais dos clientes da empresa ou segmento do mercado. Lembre-se que ela será parte integrante da equipe. Por isso, faça entrevistas e um levantamento dos números do seu setor. Leve em consideração as seguintes questões:

  • As características físicas e psicológicas do seu cliente;
  • Quais são os assuntos que ele mais consome sobre o seu segmento;
  • Quais as atividades profissionais e pessoais que ele normalmente realiza;
  • Qual é o seu nível de escolaridade;
  • Em quais formatos e veículos ele consome informações;
  • Quais são os objetivos e as maiores dificuldades dele;
  • Como você pode ajudá-lo?

Depois, elabore uma ficha com essas informações:

  • Nome fictício; 
  • Um breve resumo sobre o dia a dia da persona; 
  • Profissão;
  • Hábitos de compra;
  • Estilo de vida;
  • Redes sociais favoritas;
  • Hobbies;
  • Valores;
  • Necessidades relacionadas a sua empresa;
  • Dúvidas;
  • Ambições. 

 

Exemplo de persona

Jorge, 33 anos, formado e trabalha como gerente de marketing de uma empresa de alimentos. Ganha entre R$3.000 e R$6.200, é casado, pai de dois filhos e bem estabelecido profissionalmente.  Gosta de carros e está sempre fazendo a manutenção do seu veículo, incluindo o alinhamento de direção. Mora em São Paulo e gosta de fazer viagens de carro para o litoral.  Por trabalhar com redes sociais, está sempre estudando como ganhar curtidas brasileiras.

Importância da persona 

Com o público-alvo uma empresa será sempre mais genérico. Já no caso da persona ela será mais certeira e específica em suas decisões estratégicas. Ela possibilita que os conteúdos certos sejam oferecidos nos momentos certos da jornada de compra. Dito isso, não adianta oferecer produtos de qualidade, embalagens bonitas e funcionais sem saber o momento perfeito para abordar o cliente em potencial e oferecer o que ele precisa. 

Agora que você já sabe a diferença entre o público-alvo e a persona você já pode incluir esses dois conceitos no dia a dia da sua empresa. 

Lembre-se que conhecer a fundo a sua clientela também faz parte do relacionamento empresa/cliente. 

Conteúdo produzido pela empresa Business Connection

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