Saiba o que considerar ao escolher o material para embalagem

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O modo como seus produtos são embalados influencia diretamente a experiência de compra do cliente, bem como sua satisfação. No entanto, esse aspecto também impacta a qualidade do produto, por isso, é fundamental ter atenção à escolha do material para embalagem, pois ele precisa atender diferentes necessidades.

Existem diversas opções no mercado como metal, plástico, vidro, papel e papelão; além daquelas que combinam materiais diferentes, as sustentáveis e flexíveis. Por isso, você precisa escolher aquilo que está adequado para o seu produto e que atende às necessidades do seu público.

Como esse é um tema muito importante e que traz dúvidas, conversamos com João Pasa, da Área Técnica da Sulprint Embalagens para que ele nos explique o que deve ser considerado na hora de escolher o material das embalagens. Continue lendo para conferir!

Qual é a importância da embalagem para o produto?

É por meio da embalagem que o consumidor tem o primeiro contato com o produto. Por isso, ela precisa ser atrativa e ganhar a confiança dessas pessoas. Porém, muito mais do que uma estratégia de marketing e vendas, as embalagens garantem a segurança e a qualidade do produto, bem como a praticidade para quem o compra.

Assim, é preciso ter muita atenção na hora de escolher o material para embalagem porque, segundo João Pasa, ele influencia o tempo de vida útil (shelf-life) de um determinado produto, garantindo a manutenção de todas as suas características organolépticas.

Isso significa que uma boa embalagem mantém o produto isolado da umidade e do oxigênio, assegura sua crocância, maciez e evita o contato com qualquer outro agente que possa prejudicar as suas propriedades, reduzir essa vida útil e acarretar sua perda.

Portanto, a embalagem precisa ser escolhida considerando:

  • aquilo que o público deseja encontrar;
  • o que é mais atrativo para ele;
  • a praticidade que proporciona;
  • a segurança para o produto; entre outros aspectos.

Como escolher a melhor embalagem?

Ao escolher o material para embalagem muitas empresas preferem optar por aqueles mais baratos. Porém, essa que parece uma boa alternativa para reduzir custos pode, na verdade, trazer prejuízos. Afinal, se há estrutura da embalagem não estiver correta ou adequada para o produto, conforme explicamos, reduz a sua vida útil.

Ao mesmo tempo, não podemos escolher uma embalagem muito reforçada, como aquelas com três camadas, para embalar feijão, por exemplo. Nesse caso, estaríamos optando por uma embalagem superdimensionada, o que acarretaria em uma elevação de custos.

João explica que na hora da escolha do material para embalagem, é preciso considerar alguns aspectos como:

  • o formato desejado para ela;
  • as características do produto (se particulado, em pó, ácido, aquoso ou outro);
  • de que maneira será feito o embalamento;
  • se ela será impressa ou não.

São as características de cada um dos materiais (plástico, papel, metal e vidro) que definem a sua melhor aplicação em cada segmento. Segundo João Pasa, existe espaço para todos eles no mercado, portanto, para definir o que é ideal para os seus produtos é importante considerar aspectos como os quais listamos a seguir.

Qualidade

Quando falamos em qualidade não estamos nos referindo necessariamente ao preço. Isso porque se ele é menor ou maior não define necessariamente se está adequado para o que você precisa. O ideal é pensar nas vantagens e adequações para o seu produto.

É fundamental considerar a qualidade do material para embalagem a fim de garantir que ele é satisfatório, não oferece o risco de a embalagem rasgar, sofrer fissuras ou qualquer outro problema, para que não haja perdas.

Também é a qualidade do material que possibilita alcançar uma impressão muito mais atrativa para o cliente. Ela mantém a fidelidade aos tons, formas e proporciona uma durabilidade maior para as informações que ali estão.

Segurança

A segurança do material para embalagem garante que ela não sofrerá nenhum tipo de dano que possa provocar a exposição do produto. Nesse caso, não permite o contato com o oxigênio nem a umidade.

João Pasa nos disse que é possível constatar que a embalagem está adequada por meio de duas taxas de estudo, que são a TPVA (Taxa de Permeabilidade ao Vapor de Água) a e TPO2 (Taxa de Permeabilidade ao Oxigênio).

Sem falar que o material também não pode reagir com aquilo que está embalado, provocando, por exemplo, alterações químicas ou físicas. E ainda, deve impedir o acesso de insetos, micro-organismos e a contaminação com qualquer outro agente nocivo.

Durabilidade

A durabilidade do material para embalagem também é outro fator importante na hora de garantir uma boa vida útil para ele. Isso porque ela se manterá selada conforme o necessário, trazendo mais segurança para o produto.

Esse aspecto ainda garante que o material manterá o seu aspecto e propriedades físicas durante muito tempo. Também a impressão terá a sua qualidade mantida, evitando que o produto tenha “cara de velho” na prateleira por causa de uma embalagem amarelada, opaca, amassada ou desbotada.

Atratividade

Segundo João Pasa, “a importância número um da embalagem é levar o alimento ou produto até o consumidor com a maior praticidade e segurança”. Isso significa que, na hora de escolher o material, é importante refletir se ele será realmente atrativo para o seu público.

É preciso considerar aspectos referentes às preferências e filosofias do consumidor. Se estamos falando, por exemplo, de um produto orgânico e que trabalha com a temática sustentável, o material da embalagem precisa refletir isso. Assim, ele deve conversar com os interesses do público-alvo.

Cada produto precisa ser embalado conforme as suas características e aquilo que o cliente deseja encontrar. Precisamos pensar, ainda, na inclusão como ao acrescentar informações em braille nas embalagens. Dessa forma conseguimos atrair as pessoas com algum grau de deficiência visual e ganhamos pontos com o restante do público.

De acordo com João, as embalagens inteligentes também estão chamando a atenção no mercado. É possível incluir o QR Code e outras formas de interação para cativar as pessoas. Segundo a especialista, na Europa já existem até mesmo embalagens com realidade aumentada.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em alta e tem sido muito valorizado pelo consumidor. As pessoas analisam se a empresa tem essa preocupação e o que ela faz para contribuir com a preservação do meio ambiente. Por isso, é importante optar por materiais que sejam mais sustentáveis.

Considere que atenção à sustentabilidade valoriza a imagem da empresa perante o público, as demais organizações e o mercado de um modo geral. Essa responsabilidade é um diferencial estratégico para atrair uma atenção positiva e ganhar credibilidade.

Custo-benefício

Além de todos esses aspectos, a escolha do material para embalagem precisa considerar o custo-benefício alcançado. Isso porque, conforme citamos, é importante evitar o superdimensionamento ao utilizar muito material quando não há necessidade.

João Pasa também explicou que não adianta ter um preço por quilo, por exemplo, muito barato se com a embalagem escolhida fazemos poucos pacotes. Então, o ideal é analisar o custo por unidade para ter certeza de estar tomando uma boa decisão.

O que você não pode esquecer ao escolher o material para embalagem é que ele influencia de diferentes maneiras a produção. Afinal, implica em custos, agrega valor, influencia a vida útil e cativa o cliente. Assim, uma boa escolha é fundamental, bem como contar com ótimos fornecedores para trabalhar de forma personalizada, conforme o que sua empresa precisa.

Confira as soluções para embalagem que temos à sua disposição. Entre em contato conosco e converse com nossos consultores para escolher aquela ideal para sua empresa!

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