Design de embalagens: entenda as maiores tendências para 2021

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Como você sabe que a embalagem do seu produto está pronta para 2021?

Iniciamos este artigo com esse questionamento porque gostaríamos de reforçar que a embalagem deixou de ser apenas uma ferramenta de vendas que ajudará você a construir uma forte identidade visual para a sua empresa. Agora, ela é, acima de tudo, um item corporativo.

A embalagem sempre desempenhou um papel protetor, mas aprendemos que, em meio a pandemia Covid-19, os produtos de hoje precisam de proteção adicional contra remessas frequentes; e muitos consumidores veem a embalagem como uma barreira muito importante entre o produto e o vírus.

Mas, com tanta coisa acontecendo ao redor do mundo inteiro, algumas empresas sequer se preocupam com o design de suas embalagens. Cuidado: as tendências de design de embalagens de produtos neste ano são mais importantes do que nunca e nós vamos te explicar o porquê.

 

1. Precisamos de proteção

No geral, a busca por embalagens mais protetoras aumentou. Com a alta demanda de delivery em restaurantes e mercados, e transportadoras em geral, os compradores valorizam embalagens que oferecem uma maior proteção na compra de seus ítens e, principalmente, menor exposição viral.

É importante ressaltar que a busca por proteção não está apenas no transporte, mas também nas gôndolas nos supermercados, como a busca por embalagens que garantam a segurança do consumidor.

Podemos encarar como uma tendência muito positiva de design: a proteção. Por ser algo que se encaixa em todos os segmentos, fica muito fácil de inovar dentro deste tópico. Por exemplo, no setor de alimentos.

 

2. Cópia tranquilizadora

Durante a pandemia, muitos consumidores consideram seu estado padrão de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Isso porque estes quadros tiveram um aumento significativo nos dias atuais.

As empresas estão usando suas embalagens como estratégias para tranquilizar os consumidores, dissipar medos e criar mensagens de marca mais leves, adotando um posicionamento mais acolhedor.

Esta tendência lembra muito as últimas tendências de linguagem e posicionamento de marca, na era da humanização.

 

3. Sustentabilidade

Um fato que não é novidade para ninguém: o público comprador dá preferência à embalagens ecológicas.

Em 2021, pode-se dizer que a necessidade ambiental tornou-se ainda mais urgente. Tanto para os consumidores, quanto para os profissionais de comunicação no setor de embalagens, que estão ansiosos para implementar um apelo sustentável.

Empresas inteligentes irão investir em embalagens sustentáveis em 2021.

 

4. Tipografia clara

As pessoas adquiriram a necessidade de entrar e sair rapidamente dos estabelecimentos públicos, pela sua segurança.

A Tipografia clara é mais fácil de ler à distância, especialmente se está combinado com uma paleta de cores complementares e outros elementos que tornam a leitura mais fácil. Ou seja, quanto mais claro o seu design se mostrar, facilita a necessidade do comprador de ficar menos exposto em lojas e supermercados.

Uma dica valiosa é combinar com cores fortes, pois ajuda o design a chamar atenção dos clientes, gerando uma identificação com o item que precisam e, posteriormente, realizando a compra.

 

5. Embalagem personalizada

Pense no seu público alvo. Por que não agradá-lo de alguma forma? Em uma época em que tanta coisa no mundo está de cabeça para baixo, o design da embalagem pode ajudar a unir a todos.

Um grande exemplo de embalagem personalizada, foram as latas de coca-cola com os nomes de possíveis compradores, a marca vendia muito mais a experiência do que o produto em si. Isso gera uma conexão tão humana, que é perfeita para humanizar os comportamentos em 2021.

Você pode segmentar seus clientes em grupos identificáveis com interesses conjuntos e assim, pensar em uma maneira inovadora de destacar sua marca com embalagens personalizadas!

 

6. Esqueça as suposições

Que você comunica o que você vende em suas embalagens, já sabemos. Mas, você deixa isso extremamente claro? Reveja!

Em 2020, muitos compradores relataram dificuldade em localizar suas marcas nas gôndolas e até mesmo clientes acabaram experimentando novas marcas por uma necessidade maior.

Isso porque o design da sua embalagem precisa atrair a atenção dos clientes e deixar imediatamente claro que tipo de produto é encontrado dentro dela. É uma grande solução para você atrair novos clientes, porque época de pandemia não é época de mistério, ambiguidade ou suposições.

Estabeleça uma comunicação clara entre o seu produto e a sua marca! Leia novamente a pergunta no início deste tópico e revise seu design atual e faça todas as alterações necessárias para deixar sua marca e seu produto totalmente claros.

O design de embalagens é o maior valor que uma marca pode oferecer agora

O contato cara a cara terá de esperar um pouco mais, só não sabemos o quanto este “pouco mais” irá durar. Isso faz com que o design de suas embalagens seja ainda mais necessário do que nunca.

É o primeiro contato com sua marca e o grande protetor do seu produto para chegar exatamente como você vendeu ao seu cliente.

Dedique um tempo para acertar no design de suas embalagens e você verá o aumento de suas vendas e fidelização de clientes durante o incerto 2021. Avalie honestamente como está sua embalagem hoje em dia e não tenha medo de mudar, pois é o necessário a se fazer.

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