Entenda a importância da capacidade produtiva da indústria
Você já ouviu falar de capacidade produtiva? Talvez você não saiba, mas esse é um fator muito importante para o seu negócio, principalmente quando o assunto é gerenciamento de indústrias. Afinal, para que um gestor possa fazer bem esse trabalho, é importante que ele tenha conhecimento da capacidade da sua empresa.
Para quem ainda não sabe, a capacidade produtiva nada mais é do que o número máximo de produtos que uma organização consegue gerar em um determinado período de tempo, com os recursos que têm à sua disposição.
Quer saber mais porque isso é tão importante para a indústria? Então, continue acompanhando a leitura deste post exclusivo que preparamos especialmente para você!
Como definir e analisar a capacidade produtiva?
Tenha em mente que não existe uma fórmula geral para definir e analisar a capacidade produtiva de uma fábrica. No entanto, fique tranquilo, pois existem alguns métodos que podem se enquadrar muito bem na sua realidade.
Para ajudar você a entender melhor esse assunto, preparamos uma lista com os principais métodos de capacidade produtiva. Acompanhe.
Capacidade produtiva instalada
Esse método é considerado apenas uma maneira hipotética de visualizar a capacidade produtiva. Ele tem como objetivo auxiliar qualquer tomada de decisão relacionada à produção. Aqui, a indústria deve indicar qual é a sua capacidade produtiva máxima.
É importante saber que essa alternativa não leva em consideração perdas, paradas ou qualquer outro tipo de imprevisto que possa acontecer. Por exemplo, se uma linha de produção consegue fabricar 1 kg de macarrão por hora, em um dia, a sua capacidade produtiva será de 24 kg, entendeu?
Capacidade produtiva disponível
Já o método da capacidade produtiva disponível é muito parecido com o da capacidade produtiva instalada. Essa semelhança está relacionada a não levar em conta os imprevistos de perdas, os problemas e as paradas na produção da fábrica.
A grande diferença é que esse método trabalha com a capacidade real da fábrica. Segue um exemplo semelhante ao do tópico anterior para facilitar seu entendimento: se a fábrica de macarrão consegue produzir 1kg de massa por hora e trabalha em um turno de 6 horas, será possível fabricar 6kg de massa por dia.
Nessa situação, caso haja o interesse de aumentar a produção, será preciso comprar mais máquinas ou contratar outros colaboradores. Deu para ver como usar esse método pode ajudar na tomada de decisão, certo?
Capacidade produtiva efetiva
O método da capacidade produtiva efetiva leva em consideração o planejamento de perdas que são previsíveis: troca de funcionários, manutenções, amostragens, entre outras. Essa perda é determinada em porcentagem.
Se utilizarmos o exemplo do tópico anterior, com uma perda de 10%, podemos dizer que a indústria produz 5,4 kg de massa de macarrão por dia. Perceba que esse método torna a análise da produtividade muito mais real.
Capacidade produtiva realizada
Nesse caso, há o destaque para as perdas previstas na capacidade produtiva que, de fato, são efetivas. Aqui, são considerados os problemas que não eram esperados.
Exemplos desses problemas são: falta de energia, quebra de máquinas, dificuldades com a qualidade, ausência de colaboradores, entre outros. Sendo assim, a sugestão é analisar o histórico de perdas não previstas para fazer o cálculo. Feito isso, basta subtrair a % definida, conforme explicamos no método anterior.
Qual é a importância de entender sobre a capacidade produtiva?
Agora que você já sabe como definir a capacidade produtiva da sua empresa, vamos destacar aqui por que é importante entender e trabalhar com esse método na sua indústria. Criamos uma lista para você compreender melhor o tema.
Auxílio na tomada de decisões
Para a gestão da indústria, saber a sua capacidade produtiva é importante, pois esse fator ajuda na tomada de decisão. Sabemos que ao longo do tempo é preciso decidir sobre o caminho da linha de produção. Quando há a noção do que está acontecendo, essas decisões se tornam muito mais eficientes.
Pode parecer apenas um detalhe, mas para quem é gestor de uma fábrica, ter um auxílio baseado em fatos para tomar as decisões é de grande ajuda, visto que essa prática traz mais segurança para o seu dia a dia.
Ajuda para manter os níveis ideais de estoque
Outro bom motivo para conhecer a capacidade produtiva da sua empresa é que, definitivamente, fica muito mais fácil controlar o estoque, evitando o excesso e a falta de produtos e materiais que fazem parte do seu negócio.
Isso é muito importante, principalmente para as indústrias que trabalham com produtos que precisam permanecer em embalagens. Isso porque é preciso existir um controle rígido desses invólucros que são adquiridos, o que torna o processo de envase mais do que ideal.
Redução dos custos de produção
Outro ponto importante é entender a redução de custos que a análise da capacidade produtiva pode proporcionar, pois, entre outras vantagens, é possível utilizar melhor os recursos de produção.
Estamos falando de simplesmente melhorar o gerenciamento da atuação dos funcionários, bem como evitar desperdício de materiais durante os processos para que o produto seja produzido com sucesso. Ou seja, utilizando os métodos da capacidade produtiva, é possível diminuir as perdas relativamente, de modo que os custos se tornem os mínimos possíveis.
Auxílio para otimizar a rotina de trabalho
Por fim, trazemos aqui a otimização da rotina de trabalho da fábrica como um todo. Afinal, é possível identificar quais são os gargalos da produção, trazendo mais clareza para o que precisa ser feito, a fim de otimizar o dia a dia na indústria.
Desse modo, será possível melhorar os processos tanto em questão do funcionamento das máquinas quanto em relação à eficiência de trabalho dos colaboradores.
Ressaltamos que, além de estar atento à capacidade produtiva da sua empresa, é preciso também manter uma comunicação eficaz com os fornecedores. Isso porque a perfeição do processo também depende da qualidade e da pontualidade dos seus serviços. Isso vale, principalmente, para os fornecedores de insumos e embalagens de produtos.
Você gostou deste post? O que acha, então, de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog?