Entenda como a gestão de compras pode otimizar a redução de custos na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

 

A redução de custos é uma prática muito visada por qualquer negócio. Afinal, quem não quer diminuir as suas despesas em busca de uma operação mais eficiente, além de mais interessante financeiramente? O que muitos não sabem é que isso pode ser feito por meio da gestão de compras.

Em linhas gerais, a gestão de compras é o ato de gerir a aquisição de bens ou serviços,  os quais deverão contribuir para que o negócio consiga cumprir os seus objetivos e metas. Pode parecer apenas um detalhe, mas uma gestão eficiente ajuda a reduzir custos e melhorar a qualidade dos seus produtos.

E então, ficou interessado no assunto? Quer saber em mais detalhes como a gestão de compras pode contribuir para a redução de custos na sua empresa? Então, continue acompanhando a leitura do post conosco!

Como funciona a gestão de compras?

Podemos dizer que a gestão de compras está intimamente relacionada com o estoque da empresa. Por isso, ela tem como um dos principais objetivos, fornecer uma atenção especial para esse recurso. Então, suas atividades estão ligadas a saber qual é a quantidade ideal de bens e serviços para cada momento da empresa.

O grande objetivo aqui é evitar acumular um estoque desnecessário, sem deixar que também haja escassez, que pode levar ao risco de não dar conta das demandas do mercado a curto, médio e longo prazo.

Então, a gestão de compras trabalhará sempre para que haja esse cenário ideal para o estoque do negócio.

Como a gestão de compras está relacionada com a redução de custos?

Vamos falar agora sobre 4 das principais formas pelas quais a gestão de compras está relacionada à redução de custos. Veja a lista que preparamos.

Otimização de processos

Uma boa gestão de compras ajudará a gerenciar as aquisições de maneira organizada, o que impacta diretamente na gestão dos processos que envolvem essa atividade. Dessa forma, será possível ter bons processos, prezando sempre por boas práticas que ajudam a reduzir os custos do negócio.

Análise de gastos

Outro ponto interessante na gestão de compras está na prática de análise de gastos, que ajudará a entender se há aspectos do negócio que precisem de mais atenção, tal como alguns processos importantes, como, por exemplo, o gerenciamento de recursos humanos.

Além disso, a análise de gastos ajudará a entender também questões de eficiência operacional, algo que está intimamente ligado com a gestão da empresa como um todo.

Acompanhamento de demanda

A gestão de compras ajudará também a acompanhar as demandas do negócio, sendo possível garantir que tudo esteja voltado para o que realmente é importante. Na prática, significa poder agir para estabelecer critérios que determinem o que é realmente essencial quando se trata do tema compras.

Isso ajuda a reduzir custos, pois evitará que ocorram desperdícios, bem como práticas incoerentes de compras.

Padronização de aquisições e processos

Gestão de compras também é pensar na padronização de aquisições. O fato é que materiais personalizados geralmente são mais caros, então, quando há essa padronização, reduz-se o custo das compras.

Então, uma boa gestão de compras ajuda a entender se não há gastos excessivos na personalização de produtos, algo que pode ser desnecessário.

Além disso, a sugestão é que essa visão da padronização seja mais ampla, trazendo a prática de, a partir de um levantamento prévio, entender quais critérios orientam para as melhores aquisições e adotá-los sempre nesse processo.

Saiba que a gestão de compras focada na redução de custos ajudará muito no planejamento dos gastos de toda a empresa. Por isso, ela é essencial para que a operação do negócio funcione perfeitamente.

Gostou das dicas que trouxemos aqui? Agora, continue conosco e aprenda mais sobre custo e gestão: como fazer o planejamento para o setor industrial.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *