Sazonalidade do mercado: como as embalagens flexíveis contribuem nesse sentido?

3 minutos para ler

A sazonalidade é um fenômeno de variação nos fluxos de vendas que impacta empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. Para quem trabalha com embalagens flexíveis, conhecer essas mudanças ajuda no planejamento das compras de insumos e na eficiência financeira e operacional do negócio.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial sobre sazonalidade do mercado. Você vai entender melhor esse conceito, sua relação com embalagens flexíveis e boas práticas que vão auxiliar na gestão da sua empresa. Continue a leitura e descubra!

O que é a sazonalidade e como ela impacta seus negócios?

A sazonalidade é um termo que está associado à ocorrência de eventos em determinadas épocas. No contexto das empresas, o termo tem relação com as variações no volume de vendas atreladas a fatores externos.

Dessa forma, ela representa períodos em que há maior ou menor volume de vendas, por motivos diversos. Por exemplo, estação do ano, comportamento de consumo, datas comemorativas e outras particularidades relacionadas ao produto.

Qual a relação entre embalagens flexíveis e sazonalidade do mercado?

Existe uma relação direta entre a sazonalidade e a compra de embalagens flexíveis por parte das empresas. Em alguns segmentos, no qual ocorre aumento das demandas em determinadas épocas, cresce também a necessidade de aquisição de embalagens.

Por exemplo, indústrias de grãos têm períodos de colheita, momento em que há um volume maior de atividade de ensacamento e distribuição de produtos. É comum que o volume de compras de embalagens seja maior nesses períodos.

Outra situação comum envolve as empresas de doces, especialmente chocolates, que têm um aumento expressivo nas suas vendas durante o período de páscoa. Nessa época, a demanda por insumos como embalagens sobe consideravelmente.

Como fazer uma boa gestão de embalagens em períodos sazonais?

Do ponto de vista das empresas, a melhor dica é adotar boas práticas de gestão e planejamento de compras. Desse modo, o setor responsável precisa entender claramente as demandas em cada período do ano, programando a aquisição de embalagens de acordo com essas necessidades e considerando as variações de volumes.

Contar com uma parceria forte nessa estratégia também faz muita diferença. É importante escolher um bom fornecedor de embalagens, que tenha amplo conhecimento sobre o mercado de atuação da sua empresa e que auxilie na análise das suas necessidades.

Ao considerar os impactos dos movimentos sazonais, a empresa consegue reduzir o custo e o desperdício de recursos, escolher a embalagem certa para seus produtos e alcançar níveis satisfatórios de eficiência operacional e financeira.

Somado a isso, o conhecimento sobre sazonalidade do mercado e aplicação de boas práticas atreladas à aquisição de embalagens flexíveis também favorece a sustentabilidade, o que representa uma vantagem competitiva para sua empresa.

As embalagens flexíveis são produtos ambientalmente responsáveis e que contribuem para o fortalecimento das marcas. Investir em um produto alinhado com as suas necessidades é o primeiro passo para melhorar os resultados no seu negócio.

Gostou de conhecer mais sobre sazonalidade do mercado? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos e dicas sobre embalagens específicas para o seu nicho!

Você também pode gostar
-