Custo e gestão: como fazer o planejamento para o setor industrial?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter um bom produto não é o suficiente para fazer sua empresa crescer no setor industrial. Há uma série de outros pontos importantes que devem ser levados em consideração para que, de fato, consiga um crescimento sustentável para o seu negócio.

Fatores estratégicos, que merecem atenção constante, são o planejamento de custos e a gestão financeira. Sem eles, muito provavelmente seu negócio não terá bons resultados.

Para entender a importância do planejamento para o setor industrial, o que deve ser levado em conta para os planos de custos e por que uma boa gestão deles, continue a leitura.

O papel do planejamento de custos no setor industrial

Planejamento é essencial para qualquer empresa, inclusive no setor industrial. É preciso compreender que estabelecer rotinas de planejamento, de forma periódica, é algo que deve ser natural e não pode ser deixado de lado.

O planejamento de custos é importante por realizar uma previsão média dos custos para o próximo período, já prevendo as formas de conseguir pagar todos os gasto, por exemplo. Isso dá um maior controle sobre a gestão financeira, possibilitando saber como realinhar orçamentos caso algo saia fora do escopo planejado.

Além disso, um bom planejamento também viabiliza brechas para possíveis ajustes nas estratégias adotadas. Se você tem controle sobre tudo que está sendo feito, sabe exatamente em que ponto mexer caso seja necessário, sem comprometer outras áreas da empresa.

O que levar em consideração para o planejamento de custos

Para que o planejamento seja coerente, quando colocado em prática, é necessário que ele seja feito adequadamente, minimizando o máximo possível as chances de erros. A seguir, entenda o que deve ser levado em conta nesse momento.

Mudanças tributárias

Mudanças governamentais podem representar chances de reformas tributárias para o próximo ano. A necessidade de readequação das contas públicas pode mexer com os regimes tributários, principalmente das empresas e indústrias. Por isso, é necessário considerar as possibilidades de mudanças tributárias ao longo do próximo ano.

As alterações podem significar aumento de taxas, transformações nas formas de pagamento ou uma verdadeira reforma tributária que modifique toda a estrutura de prestação de contas e pagamento de impostos. De qualquer forma, é essencial que os responsáveis fiquem atentos a essas informações.

Investimento em embalagens

Embalagens mais resistentes ou mais flexíveis e com um bom custo-benefício protegem os produtos de avarias, evitando que ocorra devolução por defeitos no produto adquirido. Porém, isso inclui, em alguns casos, um aumento considerável das despesas, o que deve ser verificado no planejamento de custos.

Renovação da marca

Em alguns momentos, torna-se necessário realizar uma verdadeira renovação da marca, modificando a identidade dela, materiais utilizados na confecção dos produtos, estudo de mercado, publicidade nova, entre outros.

Esse reposicionamento pode trazer uma série de benefícios a longo prazo, mas para que possam ser implementados, há um aumento repentino das despesas e que deve ser levado em conta no planejamento para o próximo período.

A importância da gestão de custos no setor industrial

No ramo da indústria, principalmente dependendo da área de atuação (como tecnologia), os dispêndios para manutenção do negócio são altos. Qualquer mudança, alteração ou saída de controle pode gerar prejuízos consideráveis e atrapalhar as estratégias traçadas anteriormente.

Por isso, uma gestão de custos eficiente é essencial e deve ir além do planejamento, realizando controle e monitoramento constantes na execução das atividades, evitando danos posteriores que podem causar, até mesmo, o fechamento precoce da sua empresa.

Assim, o planejamento para o setor industrial é um ponto estratégico e que não pode ser deixado de lado por parte dos gestores.

Se este post foi útil, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus colegas de profissão a importância do assunto.

Powered by Rock Convert