Tipografia em embalagens: entenda como fazer perfeitamente

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Ao desenvolver uma embalagem, o designer tem a tarefa de construir uma visão holística sobre a peça final que chegará ao ponto de venda, à disposição do consumidor. O processo de criação passa por algumas fases, como a escolha de materiais, formatos, cores e tipografia.

Muitas dúvidas surgem quando se fala sobre tipografia em embalagens. Vale ressaltar que a determinação de um bom elemento tipográfico é fundamental para ter uma embalagem atrativa e moderna e, assim, atingir os resultados esperados, elevando o sucesso da sua marca.

Neste post, vamos te explicar como a tipografia em embalagens pode ajudar a tornar seu produto mais atrativo para o consumidor. Continue lendo!

O que é tipografia?

Tipografia é a impressão dos tipos. Do grego typos graphein, é a mecanização dos tipos de escrita. Ou, em outras palavras, é a reprodução textual por meio da tecnologia.

A comunicação escrita tem a tipografia como pilar, por isso, é fundamental que esse elemento seja bem trabalhado para conseguir transmitir uma mensagem concisa e legível, que tenha uma boa composição com os demais elementos gráficos.

A determinação da tipografia em embalagens não envolve somente a escolha da fonte — também chamada de tipo —, é necessário ainda criar um contexto entre medidas e alinhamento.

O que é fonte tipográfica?

Fonte tipográfica é o conjunto de elementos (letras, números, pontuação, acentuação etc.) que possuem características padronizadas, como formato e tamanho. As fontes são classificadas em quatro famílias:

  • regular;

  • itálico;

  • negrito;

  • negrito e itálico.

Classificação de fontes

Existem quatro tipos básicos de estilos de fontes que se diferenciam de acordo com a finalidade.

Com serifa

A serifa garante maior leitura com continuidade e mitiga o cansaço visual. Essas fontes são indicadas para uso em revistas, jornais, livros e demais formatos que apresentam um grande volume textual. O uso dessa tipografia em embalagens é indicado nas informações técnicas do produto, como composição, informações nutricionais, ingredientes e demais dados.

Sem serifa

Geralmente, as fontes sem serifa são indicadas para o uso em títulos e chamadas de texto. Também é indicado o uso dessa tipografia em embalagens, já que a tendência é gerar um impacto positivo, uma vez que se trata de uma leitura rápida.

Cursiva

A fonte cursiva transmite proximidade. Seu uso é mais intimista e é mais indicado para aplicação em convites e cartões, uma vez que se trata de um estilo de fonte mais decorativo.

Dingbats

As fontes do estilo dingbats são carregadas de vetores e ilustrações. Sua finalidade se limita à oferta de mais opções para a criação.

Alinhamento

O alinhamento do texto tem o objetivo de ocupar, da melhor forma, o conteúdo que é destinado àquele espaço. Existem quatro tipos de alinhamento:

  • alinhamento à esquerda: segue o fluxo de leitura ocidental, e a margem à direita fica desalinhada;

  • centralizado: o texto fica no centro do espaço e mantém as duas laterais desalinhadas. Esse alinhamento é indicado para títulos e chamadas, aplicando-se, assim, ao uso da tipografia em embalagens;

  • alinhamento à direita: utilizado em exceções no decorrer do texto, como citações e notas. Esse alinhamento mantém desalinhamento à esquerda do texto;

  • justificado: possui as duas laterais alinhadas e é indicado para o uso em textos mais extensos. O uso desse alinhamento é indicado nas informações técnicas da embalagem.

Medidas tipográficas

Algumas linhas determinam os espaços que os caracteres podem ocupar, variando de família para família. Essas linhas são classificadas da seguinte forma:

  • ascendente: acompanha a altura dos caracteres t, d, f, h, l e k;

  • linha de caixa alta: corresponde ao espaço ocupado pelas letras em caixa alta, como A, B e C;

  • linha de base: é a linha imaginária que apoia a maior parte dos caracteres;

  • descendente: é a linha abaixo da linha de base, que abriga as letras p, g, j e q.

Como determinar a tipografia?

O primeiro passo é conhecer o seu público e seus hábitos. Feito isso, você conseguirá alinhar elementos da embalagem que serão relevantes no ato da compra. A embalagem é um elemento de comunicação que interfere diretamente na atratividade do seu produto.

O seu papel é instigar o consumidor, tornando o produto mais atrativo. Determinar uma tipografia em embalagens condizente com o que o consumidor espera é um passo fundamental na sua estratégia.

O consumidor tem a primeira impressão do seu produto por meio da embalagem. Quando a marca ainda não tem um valor para aquele cliente, o que ele levará são os sentimentos obtidos com o design. O que você quer despertar no público?

Crie uma hierarquia visual

Por meio do elemento textual é possível criar uma hierarquia das informações disponíveis. O uso de diferentes fontes, famílias, tamanhos e cores é capaz de fazer com que o consumidor leia as informações mais importantes primeiro, já que elas podem chamar mais atenção.

Faça informações legíveis

Ao criar uma embalagem, é importante considerar que seu texto, quando impresso, pode estar em um espaço muito pequeno (dependendo do produto). Por isso, é importante que as fontes tenham um tamanho e espaçamento adequado. Além disso, considere o contraste de cores na criação. Uma fonte muito clara pode não ter um resultado tão bom quando impresso, não é?

Tenha coerência entre a informação e a tipografia

A tipografia utilizada tem a capacidade de transmitir seriedade ou até uma sensação cômica ao consumidor. Logo, é importante que fontes que transmitam humor e leveza não sejam utilizadas ao transmitir informações sérias sobre seu produto, uma vez que isso pode tirar a credibilidade do que está sendo dito.

Determine os sentimentos que você quer transmitir

A tipografia em embalagens é capaz de transmitir ao público diversos sentimentos positivos, como confiança, tradição e qualidade, por exemplo. Da mesma forma, se mal utilizada, ela pode transmitir sentimentos negativos, como desleixo, falta de qualidade e desconfiança.

Seja claro e objetivo

Quando se fala em embalagens, é importante considerar que há um limite de espaço para inserir todas as informações. Assim sendo, é preciso incluir dados necessários e usar a tipografia como auxiliar para melhor diagramação, tendo o foco na construção de uma peça que ofereça todas as informações necessárias e sem nenhuma ambiguidade.

Como aplicar uma boa tipografia em embalagens?

A Vilma Alimentos possui, em seu catálogo de produtos, embalagens que foram criadas com base em seu público e hábitos de consumo. É possível identificar que o estudo da tipografia em embalagem foi aplicado, de forma a obter melhores resultados.

Nessa análise, identificamos que a frente do produto apresenta uma fonte sem serifa, já que é uma leitura rápida. Criou-se um contraste de cores, a fim de ressaltar informações mais relevantes, executando assim, a hierarquia das informações.

Agora você sabe o que é essencial analisar no desenvolvimento de uma boa tipografia em embalagens, não é? Em conjunto com sua estratégia, você conseguirá colocar nas gôndolas um produto atrativo e instigante.

Tem mais alguma dúvida de como criar embalagens perfeitamente? Deixe seu comentário neste post!

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