Embalagens com design minimalista: menos é mais

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Você já deve ter ouvido muitas vezes a frase “menos é mais”. Ela é comumente associada com o design minimalista, uma tendência que vem tomando conta de diversas áreas da criação, com um destaque especial na inspiração para o desenho de embalagens.

Mas o que diz o design minimalista e por que ele está dominando o mercado? Encontre a resposta para essas e outras perguntas no artigo de hoje!

O que é design minimalista?

O minimalismo é um movimento artístico que surgiu durante o século XX. Focado, principalmente, em artes visuais, design e música, o estilo se contrapunha ao expressionismo abstrato pela tendência a reduzir objetos, sons e imagens a seus elementos mais essenciais.

Fortemente influenciado pelo construtivismo, o minimalismo foi bastante popular nas galerias de arte, mas é no design que ele encontrou seu grande aliado. A ideia de que todo bom design é invisível, no sentido de que não pode ser percebido por quem interage com uma peça, ressoou muito com os principais profissionais da área e tornou essa uma linha gráfica adotada por boa parte deles, mesmo depois de o movimento ter deixado de existir na pintura, escultura e no cinema.

Por que, então, voltamos a falar de minimalismo agora? Com o advento da internet, muitos movimentos artísticos como o minimalismo passaram a ser revisitados. Grandes empresas, como Apple e Starbucks, hoje apostam nas diretrizes do movimento para criar as embalagens de seus produtos.

Que marcas utilizam o design minimalista de embalagens?

Três marcas muito populares fizeram mudanças significativas em suas embalagens, logos e grafismos para que o minimalismo se tornasse mais proeminente. Estamos falando, é claro, de Apple, Starbucks e GAP.

Apple

A Apple é o exemplo mais relevante quando falamos em tendências de design porque ela dita para um setor muito importante da indústria (o de tecnologia) quais são os fatores relevantes no comportamento de compra de um consumidor. E, por isso, as embalagens justas (em que produtos se encaixam com precisão) e que não contém muito texto tornaram-se cada vez mais populares, mesmo entre concorrentes como Samsung e Xiaomi.

Starbucks e GAP

Já Starbucks e GAP são marcas associadas ao público jovem e que, muitas vezes, são citadas como cases de sucesso entre empresas que mudaram seu branding ao longo dos anos. O emblemático copo da Starbucks foi se tornando mais simples e o desenho da sereia menos complexos e elaborado até chegar ao layout de hoje, que abusa dos espaços em branco.

Já a GAP mudou toda a sua linha de moletons e as embalagens em que eles vêm armazenados, optando por trocar a sua logo para uma versão sem serifa.

Todas essas marcas nos mostram uma coisa: o design minimalista é tendência não só quando o assunto é sobre embalagens. Muitos outros aspectos da comunicação de um negócio, como sua logo e seus anúncios estão sendo simplificados para agradar aos consumidores. A sua marca está pronta para dar esse passo?

E aí, gostou de conhecer melhor as embalagens com design minimalista? Continue aprendendo e veja como a Gestalt influencia na criação dessas peças!

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