ROI de design de embalagem: saiba como calcular para melhores resultados

6 minutos para ler

Acima das estratégias de negócio, é preciso usar uma boa técnica para mensurar o retorno de investimento (Return on Investment ― ROI). Por isso, é importante calcular o ROI de design de embalagem: com ele, é possível ver o caminho que a empresa tem percorrido.

Todas as organizações têm o mesmo objetivo: aumentar o lucro e reduzir os custos e os riscos. Por isso, elas devem investir em bons hábitos para crescer em um mercado muito disputado e em constante evolução como é o Brasil.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre como calcular os resultados por meio do ROI de design de embalagem. Confira!

O que é ROI?

O ROI é a relação entre a receita perdida ou ganha com uma aplicação e o montante de dinheiro investido nela. Trata-se de um termo bastante utilizado em design de embalagem.

No setor financeiro, existem três elaborações possíveis de taxa de retorno: retorno efetivo, retorno requerido e retorno presumido. O efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento. Já o requerido é uma função linear e constante do nível de endividamento.

O presumido, por sua vez, permite avaliar o desempenho de um investimento — que é sua taxa contida, aquela que nivela o valor do investimento e seu custo ou preço. Isso facilita a compreensão dessa estratégia empregada nas organizações.

É possível obter ROI ao investir em embalagens?

Apesar de o ROI ter um cálculo simples, é essencial lembrar que alguns fatores são essenciais para garantir o sucesso de um investimento. E isso complica sua mensuração no design de embalagens.

Assim, o investimento em marketing e comunicação é uma maneira para vencer a concorrência. Isso porque afeta diretamente o desempenho das ações da organização, de modo que o cliente é abordado por estímulos simultâneos e diferentes, que se influenciam.

Além do mais, o ROI não está estabelecido como negativo ou positivo. É a empresa que determina qual valor quer atingir e as margens de seus efeitos. Assim, um resultado de 100% de retorno pode ser considerado adequado em determinado caso e insatisfatório em outro.

Como calcular o ROI de design de embalagem?

Imagine uma situação em que uma empresa de design de embalagens tenha tido um ganho de R$ 100 mil a partir de um investimento inicial de R$ 10 mil. Veja a fórmula para calculá-lo:

  • ROI = (Lucro do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento

Assim:

  • ROI = (100 mil – 10 mil) / 10 mil

  • ROI = 9

Nesse exemplo, o ROI foi de 9 vezes o investimento original. O gestor também pode multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem. Ou seja:

  • ROI = 9 x 100 = 900%

Isso quer dizer que houve 900% de retorno sobre o investimento feito no projeto. Não é difícil aprender nem aplicar em uma empresa, mas é importante, além de saber como calcular o ROI, conhecer o cenário financeiro da companhia.

Quais são os fatores pontuais?

Sazonalidade

O planejamento é essencial para que se obtenham bons resultados em vendas e marketing e, consequentemente, do ROI de design de embalagem. É isso que ajuda a sobrevivência, ou não, de uma empresa no mercado. A seguir, apresentamos quatro passos que vão ajudá-lo a traçar uma estratégia eficiente:

  • analise o segmento para entender precisamente quando vai acontecer a sazonalidade. Tenha definidas as datas de início e fim das etapas (tanto negativo quanto positivo);

  • defina o produto que será oferecido em cada período. Com base nisso, mapeie custos, margem de lucro, estoque, equipes e assim por diante;

  • faça uma pesquisa da estrutura e dos recursos necessários para atender à demanda da dimensão;

  • monitore e acompanhe todos os passos, bem como tenha procedimentos bem definidos e tecnologia pertinente para não perder o controle ao fim da ação — as decorrências disso ajudam a determinar como se organizar nos períodos posteriores. Essa planilha para destaque de vendas oferece o alicerce básico para acompanhar e refletir sobre os efeitos da sazonalidade no empreendimento.

Lançamento de novos produtos

Uma ação de marketing para o lançamento de um novo produto precisa avaliar e compreender a aceitação do público. E o histórico da evolução das vendas é necessário para isolar essa iniciativa das demais ações.

Uma forma de fazer essa mensuração é por meio do cálculo do grupo de gerência, que é amplamente utilizado em experimentos científicos e clínicos. Ele pode ser utilizado em setores de vendas e marketing, desde que seja direcionado sempre pelos indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators ― KPIs).

A primeira etapa, antes de iniciar o monitoramento, é estabelecer como serão identificados os dados quantitativos e qualitativos. Uma dica é analisar as ações que reforçam o brand equity como qualitativo e os dados relacionados a vendas e oportunidades de negócio como quantitativo.

Para fazer o cálculo a partir do grupo de controle, é preciso, necessariamente, começar pela contabilidade do ROI de uma ação de marketing do design de embalagem. Em seguida, devem-se excluir mudanças prováveis no retorno para, finalmente, concluir o resultado isolado da interação.

Agora ficou mais fácil calcular o ROI de design de embalagem, não é mesmo? Aplique esse cálculo em sua empresa para não errar mais. Depois, distribua os produtos na nova embalagem, mensure os efeitos das vendas por meio de feedbacks dos consumidores e compare com os resultados dos meses anteriores.

Em resumo, no ROI de design de embalagem, o parecer integrado é fundamental, pois o cálculo pode incorporar noções bastante subjetivas, como o alcance de qualidade, os índices de produtividade e até o impacto na imagem da instituição. Além disso, o ROI habitual despreza fatores essenciais, como a desvalorização causada pela inflação.

Dessa forma, aumenta a facilidade de compreender o que é o ROI de design de embalagem e extrair o máximo desse indicador. Assim, é possível obter dados consistentes para dar o melhor direcionamento possível aos investimentos.

Gostou do conteúdo deste post? Então, assine nossa newsletter para receber materiais atualizados diretamente no seu e-mail e manter-se sempre bem informado sobre esse tema!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-