3 histórias do conceito de embalagens famosas que inspiram
Quem nunca ficou encantado com uma embalagem? Em alguns casos, era até um produto que não interessava ao consumidor, mas que acabou lhe atraindo a atenção por ter um embrulho inovador. Ter uma mercadoria que chame a atenção é essencial no mercado competitivo que temos atualmente.
Afinal, o ato de tirar o produto da embalagem é parte da experiência do usuário: ao desempacotar a mercadoria, o usuário já está se relacionando com ela. Por isso, esse pacote deve ser pensado com muito cuidado. Marcas que já perceberam isso apostam em um conceito de embalagens tão especiais quanto o seu produto.
O conceito da marca deve unir ambos os itens. A experiência de consumo passa por essa descoberta, que é fundamental no engajamento do consumidor: a embalagem ajuda a estender, aprofundar e tornar mais relevante a experiência do cliente com a mercadoria.
Neste post, falaremos de 3 histórias de marcas que fazem bem esse trabalho. Acompanhe!
1. Apple
Design sempre foi o forte da Apple. E ele tem um propósito: nas embalagens, por exemplo, o objetivo é que elas se integrem aos produtos. Foi assim desde o primeiro Macintosh, o computador que lançou o mouse, que vinha embalado em partes e trazia o acessório em um compartimento separado.
A ideia era que, ao desempacotá-lo, pegá-lo e conectá-lo, o consumidor já fosse se acostumando com ele. Steve Jobs sempre teve essa preocupação com a experiência do cliente, pois prestava atenção a cada etapa do processo de relacionamento entre ele e o produto.
Segundo o NetworkWorld, a Apple tem uma sala específica para testes de embalagens onde os profissionais trabalham para aperfeiçoar a experiência de desembrulhar os produtos da marca. Lá, os designers se reúnem para definir como a embalagem será aberta, bem como com maneiras de facilitar seu transporte.
2. Coca-Cola
Uma das companhias que mais se preocupa com a embalagem é, sem dúvida, a Coca-Cola. A garrafa icônica da marca, ainda que às vezes seja retirada de circulação, é inconfundível. A empresa está sempre buscando tornar seus produtos ainda mais únicos.
Foi assim que eles criaram as embalagens descartáveis, as com tampa de rosca, as tamanho família, o modelo contour (com formato semelhante ao das garrafas originais), bem como a lata de alumínio com material 100% reciclável e até as latas com nome.
A mais nova reformulação vai adicionar mais vermelho — cor que é já bastante característica da marca — às embalagens dos produtos. Para diferenciar as versões disponíveis, as cores características (verde para stevia e preto para zero açúcar) serão mantidas, mas com um círculo vermelho no centro da lata.
Além disso, a equipe escolheu usar o vermelho de baixo para cima nas latas, para que ficasse mais fácil para o consumidor achar sua versão. O disco vermelho demorou para ser escolhido: antes dele tentaram no pescoço, na diagonal, dentre outras opções.
3. Natura
A Natura é uma companhia que investe há bastante tempo em sustentabilidade. A grande maioria dos seus produtos tem a opção de refis para que as embalagens sejam reutilizadas. Isso causa uma ótima impressão perante o consumidor.
Recentemente, foi adicionada ao catálogo a linha Sou. O projeto desses produtos é todo sustentável: dos ingredientes à embalagem, passando pelas fórmulas e pela linha de produção, o conceito busca reduzir o desperdício e o impacto ambiental.
Os invólucros usam 70% menos plástico. Um rolo de filme plástico é cortado e selado em uma máquina e, em seguida, vai para outro equipamento, que faz o envase e coloca a tampa na embalagem. Tanto no transporte quando no descarte, o espaço ocupado no caminhão é menor do que com produtos comuns.
Outro diferencial é o fato de sabonetes, hidratantes e produtos para cabelo terem a mesma fragrância — desenvolver várias demandaria mais tempo e energia. Toda a economia obtida com os novos processos foi repassada para o preço final dos produtos. Assim, os itens da linha são os mais baratos da companhia.
Como sua empresa desenvolve o conceito de embalagens para seus produtos? Para saber mais sobre esse tema, leia nosso e-book sobre como um invólucro pode ajudar a marca a se expressar.