Entenda como funciona a reciclagem de embalagens

Tempo de leitura: 3 minutos

A reciclagem de embalagens é uma medida que está se popularizando cada vez mais. Essa tendência tem íntima relação com o aumento da preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas empresariais mais sustentáveis.

Aliás, o consumidor contemporâneo está mais atento a isso e valoriza as marcas que se preocupam em preservar o meio ambiente. Por isso, apostar em embalagens recicláveis pode ser um grande diferencial competitivo de seu negócio.

Mas, antes de começar a adotar essa estratégia, é interessante que se aprenda mais sobre o processo de reciclagem e o contexto em que ele está inserido. Quer saber mais a respeito? Acompanhe a seguir:

A reciclagem no mundo contemporâneo

Conforme dito, nos dias de hoje, a reciclagem é vista como uma alternativa inteligente para minimizar os impactos do consumo no meio ambiente. Além disso, ela acaba gerando renda a inúmeras famílias e economia às empresas.

Portanto, é possível concluir que a propagação dos processos de reciclagem está ligada a aspectos sociais, ambientais e econômicos e, diante de uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente, é estratégico apostar em materiais recicláveis, posto que isso gera alguns benefícios diretos:

  • melhora a imagem do negócio;

  • contribui com o desenvolvimento sustentável no planeta;

  • gera economia às indústrias.

A importância da coleta seletiva para a reciclagem de embalagens

Apesar de todos os benefícios proporcionados pela reciclagem, ela só se materializa com a realização de um processo de coleta seletiva eficiente. No entanto, mesmo com alguns avanços nesse sentido, ainda não realizamos tal processo na proporção devida e inúmeros materiais deixam de ser reciclados.

Cada embalagem é feita com um determinado material e o seu descarte deve ser feito de maneira separada. Ressalta-se que isso facilita a coleta e, consequentemente, viabiliza que todo o procedimento seja realizado adequadamente.

O processo de reciclagem de diferentes materiais

Já falamos sobre a importância de se separar os materiais para a realização da reciclagem. Mas, você sabe como é o processo de reciclagem do plástico, do metal e do vidro? Confira a seguir:

1. Plástico

As embalagens plásticas passam por um processo de reciclagem que consiste em sua trituração para a formação de grânulos.

Em seguida, esse material pode ser reutilizado para a confecção de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade e até novas embalagens plásticas. Ou seja, todo o material pode ser reaproveitado em prol do meio ambiente.

2. Vidro

O vidro possui um processo de reciclagem um pouco diferenciado, já que o material deve ser previamente separado pelas cores âmbar, verde e transparente.

O próximo passo é lavar o material e iniciar a sua trituração. Em seguida, os grânulos são aquecidos e fundidos a uma temperatura de 1300 °C, estando pronto para ser reutilizado.

3. Metal

Embalagens metálicas também podem ser recicladas. Para isso, elas são prensadas e encaminhadas às empresas siderúrgicas.

Destaca-se que essas empresas utilizam esse material para fabricar diversos produtos, muitos deles utilizados até mesmo na indústria de construção civil.

Conforme é possível perceber, a reciclagem de embalagens é um processo extremamente benéfico para a sociedade. Reutilizar materiais é uma decisão inteligente e sustentável, gerando não apenas efeitos positivos ao meio ambiente, como economia às empresas que aderem ao processo. Portanto, ao escolher as embalagens para seus produtos, dê preferência aos materiais recicláveis!

O que achou do post de hoje? Ainda tem dúvidas sobre a reciclagem? Deixe seu comentário logo abaixo!