Qual a importância das embalagens em produtos alimentícios?

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A embalagem é um elemento-chave para o sucesso na comercialização de produtos, inclusive no mercado alimentício. No que diz respeito às vendas, e é uma das responsáveis pela comunicação entre a marca e o consumidor final.

Mais do que um mero invólucro, identificar qual a importância da embalagem inclui perceber que ela desempenha um papel de destaque na proteção e na conservação dos alimentos. Afinal, é ela que os protege contra adversidades e fenômenos climáticos que podem reduzir a sua vida útil.

Por isso, as embalagens são desenvolvidas para que mantenham a integridade total dos bens alimentícios ao acompanhá-los na distribuição e afiançar seu prazo de validade. Pode-se dizer que o uso da embalagem adequada é até questão de saúde pública, afinal, ela é a grande responsável pela preservação dos alimentos e de suas qualidades nutricionais.

Quer saber mais sobre a relevância das embalagens de produtos alimentícios? Então, dê uma olhada nos tópicos abaixo!

Os benefícios das embalagens de produtos

Uma boa embalagem pode ser pensada para interagir com todas as funções da logística: armazenamento, manuseio, movimentação dos itens e, principalmente, o transporte. A partir dessa interação, é possível conseguir redução de custos, de tempo na entrega final dos produtos e de perdas e, é claro, o aumento do nível do serviço prestado ao cliente.

Estoque e transporte

Na maior parte dos casos, é na movimentação dos estoques e na troca de modal de transporte que as embalagens mais sofrem impactos — e isso pode causar danos aos produtos alimentícios. É possível, assim, que haja grandes perdas e até prejuízos para a marca. Afinal, os produtos adquiridos no mercado podem chegar comprometidos à mesa do consumidor final, como é o caso de biscoitos e torradas.

O ideal é investir em embalagens de produtos inteligentes, feitas com bons materiais e desenvolvidas de forma a garantir a proteção do item no processo de logística. Isso pode proporcionar melhorias até na utilização do espaço de estoque e transporte. Além disso, é importante verificar o ambiente em que os artigos serão transportados, já que cada modal tem suas próprias características, o que demanda cuidados bem específicos.

Ainda no aspecto logístico, o uso do código de barras permite conferir com precisão a atuação dos funcionários. Com isso, minimizam-se as chances de erros, reduz-se o retrabalho e aumenta-se a velocidade dos processos como um todo.

Comunicação e marketing

As embalagens de produtos devem levar informação ao consumidor por meio de símbolos, impressões e cores. Nelas, o fabricante pode apresentar dados importantes da marca e do artigo a seus clientes.

É preciso lembrar que o comprador contemporâneo tem acesso a praticamente todo tipo de informação. Então, comunicar-se com ele é uma tarefa essencial — e fazer isso por meio das embalagens de produtos é bastante eficiente.

Afinal, a embalagem é a primeira imagem real do produto para o consumidor e tem grande poder sobre sua decisão de compra. Esse invólucro é a apresentação pessoal da marca ao cliente e, por isso, é fundamental que comunique ali seus valores.

Essa também é uma forma de manter uma boa comunicação com o público e fortalecer o marketing. É um ótimo meio de atrair o consumidor, estabelecer a imagem da marca e até aumentar a divulgação.

Uma embalagem diferenciada pode, inclusive, fazer com que outras pessoas descubram seu empreendimento. Na prática, é uma forma de gerar novas oportunidades.

Sustentabilidade

Quando a embalagem é suficientemente informativa, ela ajuda a evitar desperdícios e, com isso, contribui para a sustentabilidade do planeta. Muitos consumidores já optam por marcas amigas da natureza, que os ajudem a reduzir seu impacto pessoal no meio ambiente — ou seja, esse pode ser um diferencial importante.

Além de tudo, várias embalagens de produtos têm sido desenvolvidas de forma a otimizar a ocupação de espaço. Isso facilita as etapas de transporte e distribuição, já que torna o manuseio mais simples e traz economia para a empresa, além de permitir a distribuição mais eficaz dos artigos. Assim, utiliza-se menos combustível e libera-se menos gás carbônico na atmosfera.

Não menos importante, já temos embalagens que são mais fáceis de reciclar, que favorecem a compostagem e diminuem o lixo no planeta. Em uma época em que a preocupação com o meio ambiente é intensa, essa é uma ótima solução para demonstrar responsabilidade social.

Experiência de consumo

O alimento não é o único elemento capaz de criar uma experiência positiva. Seu invólucro também faz com que as pessoas se sintam interessadas e até mais satisfeitas com a aquisição.

Vamos entender melhor. Considere, por exemplo, um biscoito com embalagem flexível e que permite ser fechada depois. Essa característica garante a melhor experiência de uso, já que o consumidor pode guardar o item para comer mais tarde — e sem perder as boas propriedades.

Além disso, há embalagens interativas, criativas e até que são reaproveitadas. Então, pensar em qual a importância da embalagem significa pensar que ela cria sensações e até memórias para quem compra.

Destaque dos concorrentes

Imagine a seguinte situação: sua marca acaba de lançar um produto e tem alguns concorrentes para o mesmo item. Os consumidores já conhecem alguns deles, mas ainda não sabem da sua alternativa. Como fazer para atraí-los?

A resposta é simples: por meio da embalagem. Um design atraente, informações claras e elementos únicos diferenciam a sua marca. Especialmente quando há muitas opções e/ou todas são bem parecidas, essa é a chance de se destacar.

Além disso, a embalagem certa pode aumentar o apelo. Uma versão voltada para a inclusão e que traz Braille na superfície, por exemplo, demonstra que a empresa é empática e consciente. Como consequência, a preferência dos clientes é conquistada de um modo simples.

Posicionamento de mercado

Considerar qual a importância da embalagem também significa entender que esse é um elemento essencial para a maneira como uma marca se coloca no mercado. Isso não tem a ver apenas com a diferenciação e competitividade. É algo que envolve, ainda, a mensagem transmitida pelo negócio.

Uma que seja repleta de informações adequadas e relevantes demonstra a preocupação do empreendimento com o seu público. Já uma ambientalmente responsável denota que a empresa se importa com o impacto que causa no ambiente e com as futuras gerações. Uma inovadora faz com que a empresa assuma a vanguarda e seja vista como pioneira.

É por isso que fazer bons investimentos nessa parte é tão relevante. É esse elemento que vai carregar mais que o produto, pois levará os valores e a mensagem do negócio. Desse modo, é essencial para se colocar no mercado de maneira estratégica.

A embalagem e a durabilidade dos produtos

Ao pensar em qual a importância da embalagem, vale considerar que ela é uma das principais responsáveis pela “vida de prateleira” do produto. Então, ela garante um tempo maior desde a produção até o consumo efetivo. Afinal, é essencial que os alimentos apresentem qualidade satisfatória em termos nutricionais, sensoriais e microbiológicos durante esse processo.

As embalagens de produtos têm, então, função de destaque para sua durabilidade. Afinal, são elas que vão proteger e conservar os alimentos, de forma a evitar contaminação por microrganismos, insetos, animais, metais e outros, enquanto mantêm sua integridade.

A relevância de escolher a embalagem adequada

Todas essas propriedades têm como objetivo garantir a segurança alimentar e, por isso, a escolha deve ser apropriada para cada tipo de alimento. Refletir sobre qual a importância da embalagem, portanto, tem tudo a ver com a satisfação das pessoas.

Além de serem bonitas e de terem relação adequada com a marca, devem oferecer certos atributos, como praticidade, conveniência e facilidade de uso. É necessário, ainda, que o produto proporcione segurança e conforto ao consumidor, ao mesmo tempo em que demonstra a proteção do item.

Outra característica importante da embalagem é atribuir valor ao produto. Sua área externa ajuda a agregar impactos emocionais tanto à marca quanto ao item. Isso é possível a partir da criação de designs funcionais relacionados à identidade e à personalidade. Dessa forma, fica mais fácil até fidelizar o cliente.

Na prática, sabemos que as organizações empresárias que investem nas embalagens que acompanham seus produtos, observam um aumento nas suas vendas. Isso acontece porque, cada vez mais, os consumidores escolhem seus produtos, também pela aparência. Muitos clientes aceitam experimentar novas marcas quando elas têm embalagens elaboradas, já que isso traz uma sensação de segurança com relação ao produto.

Se, antigamente, apenas grandes marcas investiam nessa parte, agora, até pequenas e médias empresas têm buscado dar ênfase a esse tipo de investimento. Com essa prática, muitos empreendimentos ganham a chance de crescer e de se tornarem mais conhecidos.

Cada vez mais, fica claro que o design de embalagens de produtos é uma necessidade. Ele é um dos principais pontos de interação do consumidor com a marca. Por isso, interfere diretamente nas vendas e é fundamental para seu crescimento no mercado.

As embalagens mais usadas em produtos alimentícios

No mercado alimentício, o cuidado com a embalagem escolhida deve ser redobrado, uma vez que é necessário avaliar a segurança do alimento em contato com os elementos químicos que compõem a embalagem.

Por isso o empresário deve avaliar as particularidades do alimento acondicionado dentro da embalagem, além de avaliar questões relacionadas com a logística de transporte e acondicionamento entre a fábrica e a casa do consumidor final.

A seguir, elencamos as embalagens mais usadas em produtos alimentícios bem como as suas principais características. Confira!

Embalagens de vidro

Muito embora sejam alternativas de embalagens mais frágeis, elas representam uma excelente opção estética, que permite a exposição do conteúdo para os clientes e é muito utilizada em produtos líquidos, úmidos e pastosos.

No caso dos produtos em conserva, molhos e temperos, as embalagens de vidro contribuem para a apresentação e valorizam o produto.

Geralmente as embalagens de vidro são recomendadas em produtos alimentícios que não interagem bem com plástico. A escolha da embalagem deve considerar além desse, diversos fatores como a logística de transporte, os custos e a preocupação com o meio ambiente.

As embalagens de vidro são altamente poluentes já que demoram em média quatro mil anos para se decompor. Por outro lado, embalagens plásticas demoram em média quinhentos anos e as de papel apenas alguns meses.

Neste contexto, independente do material escolhido para embalar o seu produto, incentivar a reciclagem é imprescindível.

Embalagens de alumínio

Outra opção muito popular para produtos que reagem mal a plásticos ou ainda que não ensejam a necessidade de exposição do conteúdo são as embalagens de alumínio.

Além de ajudar na conservação dos alimentos, as embalagens de alumínio protegem o produto da luz, umidade e odor.

Outro benefício das embalagens de alumínio é que elas facilitam o resfriamento e aquecimento do produto, por isso são tão populares no mercado alimentício de bebidas.

A principal desvantagem do alumínio é o seu impacto ambiental. A fabricação deste tipo de produto está associada a um elemento chamado de bauxita, mineral que causa altos níveis de poluição em seu processo de extração.

Por isso é importante avaliar o posicionamento da sua empresa em relação ao meio ambiente e escolher uma embalagem alinhada com as políticas do seu negócio.

Embalagens plásticas

As embalagens plásticas transformaram diversos mercados e o alimentício foi um deles. Muito utilizadas e adaptadas a diversos produtos, elas são excelentes alternativas para quem busca sustentabilidade e facilitação logística.

Além da fácil adaptação a diferentes produtos, elas podem ser criadas em formatos diversos como sacos, caixas, envelopes, garrafas, tubos, películas, entre outros.

Desta forma, as embalagens plásticas podem ser moldadas de acordo com as necessidades de cada empresa, além disso elas podem ser brancas, coloridas ou transparentes.

O baixo custo de produção e a flexibilidade quanto à adaptação são as principais vantagens. A desvantagem é que, em alguns casos, o alimento pode ser o seu sabor modificado em razão do contato com o produto. Desta forma é necessário avaliar cada caso antes de definir se o plástico é a melhor opção de produto.

Se a sua empresa é preocupada com o meio ambiente, as opções plásticas são excelentes alternativas já que, além da facilidade no processo de reciclagem, o mercado também oferece opções de embalagens biodegradáveis, que causam um impacto menor no meio ambiente.

A Sulprint Embalagens é uma empresa que busca oferecer as melhores soluções em embalagens flexíveis, de forma a garantir que elas adicionem valor ao produto e segurança aos clientes. Com mais de 40 anos no mercado, ela atende a todo o território nacional e está presente em mais de 70 países por meio de seus clientes.

Saber qual a importância da embalagem, especialmente no setor alimentício, é essencial para o sucesso. Após reconhecer sua relevância, fica claro por que é tão necessário investir nessa área e contar com bons parceiros de negócio.

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