Plano estratégico de logística: por que sua empresa precisa ter um?

Tempo de leitura: 3 minutos

A logística é indiscutivelmente uma das áreas de maior relevância rumo à excelência em produtos e serviços das empresas. É preciso se ater a um plano estratégico de logística que consiga envolver positivamente as equipes responsáveis pela cadeia de suprimentos.

Com um plano estratégico de logística é possível estabelecer metodologias mais eficientes, de modo a cumprir metas de desempenho mais eficazes, onde cada etapa possa ter seu desempenho maximizado, ao mesmo tempo que se otimiza os gastos e reduz custos.

Veja a seguir os principais motivos pelos quais possuir uma estratégia logística é essencial para o sucesso do seu negócio.

Escolha de localização estratégica

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a escolha da localização geográfica da sua empresa é um ponto importante na hora de determinar seus custos com distribuição de produtos e aquisição de matérias primas.

Quando você analisa previamente essas duas variáveis, é possível escolher um local que reúna tanto proximidade com seu mercado consumidor, como dos seus fornecedores principais. Essa opção permite que otimize os seus custos e consiga entregar pedidos ao seu cliente final com maior agilidade.

Estabelecer uma linha de atuação responsável

Na atualidade, há uma competitividade cada vez mais acirrada, de modo que é preciso inovar, indo além dos produtos e serviços, mas oferecendo valor agregado a estes.

Uma linha que vem sendo bastante utilizada pelas empresas diz respeito à preservação do meio ambiente, com utilização de métodos de produção e distribuição limpos, ou mesmo investimento em créditos de carbono, como forma de ajudar a preservar a vida na terra.

Identificar desperdícios no plano estratégico de logística

Um dos principais motivos pelos quais você precisa ter um plano estratégico de logística é o corte de gastos desnecessários e otimização de investimentos.

No processo de criação do seu planejamento é essencial notar se a estrutura que mantém é toda necessária, ou se pode desativar algumas máquinas ou processos, mesmo que por um período, ou até eliminar aqueles que se mostrarem sem nenhum resultado que justifique sua existência.

Se você possui uma frota própria, é interessante analisar a utilização dos veículos, visto que estes geram inúmeros impostos, e estão em constante depreciação. Além do mais, é preciso manter motoristas e ajudantes, custos com manutenção, etc. Uma alternativa para otimizar esse gasto é a terceirização de frota. Ao terceirizar você elimina os custos de gestão e manutenção desse setor, e ainda pode vender os veículos, de modo a ampliar o capital da sua empresa significativamente.

Aplicação inteligente do uso de softwares

A tecnologia possui ferramentas essenciais para a gestão empresarial. Na logística não é diferente, contando inclusive com softwares específicos para esse setor, que visam monitorar os processos e a partir daí estabelecer metas mais realistas e eficientes.

É preciso que analise qual software possui as funcionalidades que sua empresa realmente precisa. Ao acertar nessa escolha, as demais etapas serão muito mais fáceis de gerir pois a escolha deve ser pelas particularidades da sua empresa, que devem ser atendidas pelo sistema, e não o contrário.

Orientação de colaboradores focada em resultados

O sucesso de um negócio está diretamente ligado à competência do seu capital humano em fazer o uso correto das ferramentas disponibilizadas.

O seu plano estratégico de logística deve prever a realização de treinamentos periódicos, de modo a manter a motivação dos seus colaboradores. Compreender os processos é primordial no desenvolvimento de novas metodologias e inovações. Isso certamente vai gerar excelentes resultados para a empresa.

Sua empresa já possui um plano estratégico de logística? Deixe abaixo o seu comentário dizendo qual o maior desafio que você enfrenta nesse aspecto.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *