Entenda por que incentivar o consumo sustentável dos consumidores

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Cuidar do planeta tem sido uma preocupação cada vez mais frequente na sociedade. Por isso, o consumo sustentável está recebendo crescentes incentivos como forma de garantir o futuro da humanidade. E isso passa pela adoção de novos comportamentos e pela promoção de mudanças em padrões de consumo e produção.

Os hábitos de consumo afetam o meio ambiente. O incentivo ao consumo sustentável, então, pressupõe o uso de produtos e serviços de forma que esse impacto seja o menor possível, tanto para a geração atual quanto para as próximas.

Neste post, você vai ver dicas de atitudes fundamentais para mudar seu comportamento de consumo para torná-lo benéfico a toda a sociedade. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é consumo sustentável?

É o uso racional dos recursos naturais para minimizar o desperdício, a poluição e os impactos negativos para o meio ambiente. Nos dias de hoje, é cada vez mais fundamental encontrar maneiras de suprir as necessidades pessoais sem afetar o planeta.

Algumas ações simples podem ser incorporadas ao cotidiano para facilitar a adoção desse comportamento. E o melhor: essas mudanças, além de tudo, representam benefícios para o bolso, já que ajudam a reduzir despesas e poupar mais.

Como praticá-lo?

Um dos primeiros aspectos a ser observado é a coleta seletiva de lixo proveniente dos produtos consumidos. Ela é essencial para garantir a sustentabilidade. Veja, a seguir, algumas das ações que podem ser adotadas nesse sentido!

Separe o lixo reciclável

Separar o material reciclável ao descartar o lixo doméstico facilita a coleta, especialmente para quem atua no segmento de reciclagem. Os principais itens são latas, garrafas e potes de vidro (lembre-se de protegê-los para que não firam quem manuseia o lixo), caixas de papelão, embalagens de ovo, plásticos, revistas e jornais e assim por diante. Essa simples separação já é bastante benéfica.

Reaproveite o lixo orgânico

O lixo orgânico pode se tornar adubo orgânico para as plantas se for submetido à técnica da compostagem. E isso pode ser feito até mesmo dentro de apartamentos, em caixas, de preferência de madeira, com furos laterais para a saída do ar.

Basta alternar camadas de cascas de frutas, ovos e legumes com folhas, serragem ou palha. O recipiente deve ser coberto com uma lona para evitar mosquitos e a mistura deve ser revolvida com uma pá e regada a cada dois dias. Em algumas semanas, ela vai ficar marrom escura e apresentar cheiro de terra: é quanto já está pronta para adubar canteiros ou vasos de planta.

Reduza o uso de plásticos

As sacolas plásticas dos supermercados são bastante práticas, mas ainda mais nocivas. Deixar de pegá-las faz bastante diferença. Prefira levar sua própria sacola de pano ou use as caixas de papelão disponíveis nos supermercados. Outra opção é usar os sacos plásticos de compras anteriores.

Da mesma forma, vale evitar itens de plástico descartável, como copos, pratos e talheres. Dê preferência às embalagens retornáveis ou de materiais mais amigáveis para o meio ambiente, como o papelão.

Embora pareçam pequenas, essas ações podem representar grandes mudanças em nome da preservação do meio ambiente. A incorporação do consumo sustentável ao dia a dia pode ajudar a garantir um futuro melhor para o planeta e seus habitantes.

Quer saber mais sobre temas semelhantes? Então, assine nossa newsletter! Assim, você vai receber nossas novidades sempre em primeira mão e diretamente no seu e-mail!