Saiba como solucionar 4 problemas de impressão de código de barras

3 minutos para ler

O código de barras é uma das partes mais importantes das embalagens e rótulos. Essas pequenas representações gráficas são responsáveis por decodificar várias informações sobre os produtos e, por isso, agilizam o processo de compra em vários estabelecimentos comerciais.

A falha na impressão do código de barras acarreta em vários problemas tanto para a indústria que fabricou o produto quanto para os mercados que fazem a venda.

Neste texto nós mostramos quais são os maiores problemas que podem acontecer devido à má impressão do código de barras e como eles podem ser solucionados. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

1. Pouco contraste entre as cores

Não à toa a maioria dos códigos de barras segue o mesmo padrão de cores — que no caso seriam as barras pretas com o fundo branco. Cores distorcidas e com pouco contraste entre o fundo e as barras são os maiores causadores de falhas.

Jamais use tons de vermelho para fazer o código de barras, pois a luz que o leitor emite é vermelha. Mudanças de cor com resultado degradê também dificultam a leitura do código e a transmissão de suas informações.

Para que esses problemas não aconteçam, o recomendado é utilizar tons escuros para as barras e tons claros para o fundo. Outra dica é não usar textura na impressão do código.

2. Embalagens translúcidas ou metálicas

Se o produto ou a embalagem forem translúcidos, como é o caso das garrafas de água, isso pode causar um problema no contraste de cores. O ideal é que ao menos a parte onde o código de barras fica localizado seja opaca.

O mesmo problema acontece com embalagens metálicas ou brilhantes, como latas de bebidas. A superfície metálica é muito refletora e, por isso, pode dificultar a leitura do código.

3. Qualidade da impressão

Além da cor do código, a estrutura é outro ponto muito importante. Caso a impressão esteja distorcida, os leitores também terão dificuldade na hora de decodificar as linhas.

É preciso atentar a alguns pontos para garantir a qualidade da impressão, como:

  • as linhas devem estar visíveis;
  • o espaçamento entre as linhas não pode ser muito grande;
  • procure por pontos de tinta extra que possam apagar alguma informação;
  • verifique os códigos impressos e cheque se nenhum erro aconteceu durante a impressão.

4. Posicionamento do código de barras

O ideal é que o código esteja estrategicamente localizado na embalagem. As superfícies curvas são mais difíceis de serem lidas e, por isso, não são um bom local para se colocar o código de barras.

Por fim, tenha certeza que o espaço destinado para o código de barras acomoda todo o padrão de linhas e espaço para que parte do código não seja cortada.

Agora que você já sabe quais são os erros de impressão de código de barras mais comuns, basta ter mais cuidado e atentar a todos os pontos citados neste texto. Pequenos erros podem gerar grandes gastos para as empresas, portanto, tenha cuidado.

Gostou deste texto? Se o assunto é do seu interesse, leia este outro artigo em que nós explicamos o que é e para que serve o código de barras e continue aprendendo!

Você também pode gostar
-