Quais os benefícios das embalagens em refil para as empresas?

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Reduzir a quantidade de resíduos pós-consumo é um dos grandes desafios ambientais atuais. Afinal, qualquer produto comprado pelos consumidores necessita de uma embalagem, que acaba sendo descartada (com o agravante de que esse descarte nem sempre ocorre de forma responsável). A embalagem refil é uma das soluções para minimizar o impacto que tais materiais causam à natureza.

Além de serem mais sustentáveis e contribuírem para a imagem ambientalmente responsável das empresas que as adotam, essas embalagens também representam uma economia tanto para os consumidores quanto para as revendas.

Quer entender melhor as vantagens das embalagens do tipo refil? Acompanhe nosso artigo!

Entenda o problema causado pelas embalagens

Quando o consumidor adquire um produto, normalmente leva junto uma embalagem, que pode ser de material plástico, vidro ou alumínio, por exemplo. Isso vale para qualquer tipo de item, de alimentos a produtos potencialmente contaminados, como recipientes que contêm lubrificantes ou mesmo de alguns itens de limpeza.

No entanto, após o uso do produto, a embalagem geralmente é jogada fora. E é aí que começam os problemas. Sem o descarte adequado, que seria a separação de materiais e encaminhamento para reciclagem, as embalagens acabam indo para o lixo comum, sobrecarregando aterros e causando vários problemas ambientais.

Um exemplo disso são os alagamentos causados por excesso de resíduos em vias públicas, que entopem os sistemas de escoamento de água. Em algumas regiões, inclusive, grandes quantidades de resíduos são levadas pela chuva e atingem rios, causando diversos problemas para a população ribeirinha e o ecossistema.

Para minimizar o impacto de tais produtos, existem algumas alternativas, como o investimento em programas de conscientização sobre a importância da reciclagem e destinação correta de materiais, estímulo à utilização de sacolas retornáveis sempre que possível e o uso de embalagens do tipo refil.

As embalagens refil, normalmente, são produzidas em materiais como o polietileno (PE) e o polipropileno (PP), que são facilmente recicláveis e têm baixo custo. Isso reduz o preço final do produto e contribui para que o consumidor se interesse pela alternativa.

Descubra as vantagens da embalagem refil

Além da sustentabilidade da marca e imagem positiva perante o consumidor — o que contribui para o branding de sua empresa —, a adoção das embalagens do tipo refil para os produtos proporciona diversas vantagens, tanto para os fornecedores quanto para os revendedores. Confira alguns benefícios:

  • menor custo de produção de embalagens, o que contribui para a redução de preço do produto final;
  • otimização dos estoques, uma vez que os produtos em refil têm volume menor e ocupam menos espaço;
  • em muitos casos, o refil contém o produto concentrado, aumentando a sua vantagem econômica;
  • maior fidelização do consumidor, seja em função dos preços menores, seja por afinidade com a postura sustentável da marca.

Conheça alguns exemplos de sucesso no uso de embalagens refil

Várias marcas já se deram conta das vantagens da adoção de embalagens refil, como a economia, melhor custo para o consumidor, posicionamento da marca como ambientalmente responsável, entre outros. Confira a seguir alguns exemplos de sucesso!

Natura

A empresa já aposta no uso de embalagens no formato refil desde 1983, sendo reconhecida como a pioneira a oferecer opções de cosméticos e itens de higiene pessoal nessa modalidade. Hoje, a Natura já conta com mais de 110 itens comercializados dessa forma, o que contribui significativamente para minimizar o descarte de materiais plásticos.

Além da economia no uso de materiais plásticos, as embalagens em refil têm custo menor, o que favorece a adesão do consumidor. A empresa também investe no uso do chamado plástico verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima totalmente renovável, diferentemente dos materiais derivados de petróleo.

Omo

Uma das marcas mais fortes da Unilever já oferece aos consumidores algumas opções de embalagens refil. Segundo a empresa, a mudança teve por objetivo atender à demanda dos próprios consumidores.

Com o novo tipo de embalagem, que contém produtos concentrados, a Omo afirma reduzir o uso de materiais plásticos em 70%.

Dove

Também integrante do grupo Unilever, a Dove está redesenhando suas embalagens, utilizando plástico 100% reciclado. A marca assumiu o compromisso de reduzir o uso de plástico pela metade, até 2025. Até mesmo as embalagens de desodorante terão o formato de refil, de acordo com a empresa.

HTH

A marca, que fornece cloro granulado para tratamento de água de piscinas, é pioneira no segmento no uso de embalagens pouche zips e refil. De acordo com a empresa, além da preocupação ambiental relacionada ao uso excessivo e descarte inadequado de materiais plásticos, a economia para o consumidor é um dos pontos estratégicos para a mudança no formato das embalagens.

Os novos formatos garantem a redução de até 80% no descarte de embalagens plásticas desse tipo de produto.

Confira a importância de escolher embalagens sustentáveis

Como você percebeu, existem vários benefícios associados ao uso de embalagens no formato refil, que são mais sustentáveis. Economia, maior adesão do consumidor, otimização de estoques e melhoria da imagem institucional são as principais vantagens.

Um cliente que compra uma determinada marca e já tem a embalagem pode se sentir motivado a adquirir o mesmo produto no formato refil, pois arcará com um custo menor de aquisição e ainda terá a vantagem de contribuir para a sustentabilidade, evitando o descarte excessivo de resíduos.

Ao apostar nesse formato de embalagem, sua marca se aproxima do consumidor e conquista sua preferência. Afinal, ele passa a entender os produtos como sustentáveis e percebe que a empresa tem uma preocupação ética, além de vender e obter lucro — ou seja, o respeito ao ambiente e aos recursos naturais é um de seus pilares.

Além de tudo isso, vale ressaltar que o diferencial fundamental da embalagem refil é o baixo custo. Essa característica é ainda mais relevante em épocas de retração da economia, embora as questões ambientais venham ganhando cada vez mais força. A tendência, para o futuro, é de que produtos e marcas se tornem cada vez mais sustentáveis.

A Sulprint está alinhada com esse pensamento e oferece soluções ideais para cada situação. Entre em contato conosco para conhecer melhor a nossa linha de produtos e as soluções para embalagens sustentáveis!

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