Código de reciclagem: o que significam os símbolos nas embalagens?

4 minutos para ler

Já notou que as embalagens possuem um certo código de reciclagem? Se você não sabe, a prática de apresentar esse elemento nas embalagens começou em 1970, quando uma empresa americana, produtora de papelão reciclado, investiu em um concurso para estudantes de design em que a proposta era a conscientização ambiental.

Nessa ocasião surgiu o símbolo de reciclagem universal, que foi criado pelo ganhador do concurso e é utilizado até hoje. De lá para cá, esse símbolo ou código ganhou uma importância gigantesca no mundo das embalagens, virando uma exigência mundial no comércio.

Para você entender melhor sobre esse assunto preparamos este conteúdo que fala um pouco mais sobre os símbolos e a sua importância no mundo das embalagens recicláveis. Ficou interessado? Então, confira conosco o restante do post!

Quais símbolos podem ser colocados nas embalagens?

Vamos começar falando o que o código de reciclagem permite colocar nas embalagens em relação aos símbolos, ok? Entenda que há alguns símbolos que podem ser colocados sem identificação de palavras, além de existir também uma boa prática relacionada aos símbolos do plástico.

Símbolos sem palavras de identificação

Existem alguns materiais em que não há a necessidade de colocar a palavra de identificação dentro do símbolo. São eles:

  • vidro;
  • aço;
  • alumínio;
  • papel.

Ou seja, o símbolo tem uma característica tão marcante que basta somente colocá-lo, sem a necessidade de outro tipo de identificação.

Símbolos do plástico

Como o plástico pode ser confeccionado com uma certa variedade de materiais, o código de reciclagem solicita que ele seja dividido em algumas categorias para facilitar a identificação.

Sendo assim, a sua simbologia requer que seja inserido o número relacionado a cada categoria. Veja abaixo a lista de materiais e o número correspondente:

  • 1 – PET (poli(tereftalato de etileno));
  • 2 – PEAD (polietileno de alta densidade);
  • 3 – PVC (poli(cloreto de vinila));
  • 4 – PEBD (polietileno de baixa densidade);
  • 5 – PP (polipropileno);
  • 6 – PS (poliestireno);
  • 7 – Outros.

Por que é necessário utilizar o código de reciclagem?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas regras do código de reciclagem, queremos ressaltar que é muito importante a sua utilização, ou seja, identificar o tipo de material das embalagens para o processo de reciclagem.

São muitos os motivos do seu uso. Podemos dizer, primeiramente, que ajuda muito qualquer consumidor a separar corretamente cada material após o seu consumo e destinar no lixo correto.

Além disso, destacamos que esse tipo de ação é essencial para que as práticas de reciclagem, que são mais do que necessárias, funcionem do jeito que precisam, visto que os símbolos servem de guia para facilitar a triagem de material, bem como auxiliar os trabalhadores que têm o papel de fazer a coleta seletiva.

Por fim, é mais do que claro que estamos vivendo uma realidade em que o planeta pede socorro para que o ritmo da poluição do meio ambiente seja diminuído o quanto antes. Então, é preciso fornecer o mínimo de instrução para que esses materiais sejam descartados corretamente.

Deu para entender melhor o que significam alguns símbolos do código de reciclagem nas embalagens, bem como a importância deles para o meio ambiente e para o produto em si, não é mesmo?

Para receber todas as novidades do blog, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos de qualidade em primeira mão!

Você também pode gostar
-