Saiba o material indicado para embalagem de produtos de limpeza

6 minutos para ler

Você já deve ter percebido que existem diversos modelos e materiais diferentes para a produção de embalagens. As embalagens usadas pela indústria de maquiagem e cosméticos, por exemplo, são muito características desse setor.

Os produtos de limpeza também seguem um padrão de embalagens, pois existem modelos e materiais que funcionam melhor para proteger o conteúdo químico desses produtos. Mas, afinal, qual é o material mais indicado para embalagem de produtos de limpeza?

A seguir falaremos mais sobre os materiais usados na fabricação dessas embalagens e também mostraremos qual é a forma correta de descartá-las. Achou o assunto interessante? Acompanhe a leitura para saber mais!

Do que são feitas as embalagens para produtos de limpeza?

Antes de falarmos sobre os materiais, precisamos esclarecer que, assim como dissemos no início, cada tipo de produto exige um modelo de embalagem diferente — é claro que não poderia ser diferente no caso dos produtos de limpeza.

Os produtos de limpeza são compostos por substâncias químicas, geralmente corrosivas ou inflamáveis. Por este motivo, as embalagens devem ser feitas de materiais resistentes, a fim de evitar que a embalagem seja danificada com o tempo e o produto acabe vazando.

Quanto aos materiais, tudo depende do tipo de produto. Marcas de sabão em pó, por exemplo, costumam usar caixas de papelão ou embalagens flexíveis de plástico. Também é possível encontrar produtos em recipientes de alumínio, como é o caso dos aromatizadores de ambiente e inseticidas.

No entanto, não há como negar que o principal material utilizado na fabricação de embalagens para produtos de limpeza é o plástico em todas as suas formas. Entre os tipos de plástico usados, podemos citar: plástico polipropileno (PP), plástico polietileno de alta densidade (PEAD), plástico polietileno de baixa densidade (PEBD) e PET.

Existem também produtos em que a embalagem é dividida em partes e cada uma delas tem uma composição diferente. Vamos usar como exemplo um detergente: enquanto a sua tampa e o seu rótulo são feitos de polipropileno biorientado (BOPP), a parte que armazena o conteúdo pode ser feita de PET ou de PEAD.

A maioria das embalagens plásticas usadas para produtos de limpeza são termoplásticas, ou seja, suas propriedades químicas se alteram quando são aquecidas, o que permite que o material seja moldado em outros formatos e usado para outros fins. Já as embalagens de papelão, além de serem fáceis de serem recicladas, são biodegradáveis, por outro lado possuem a desvantagem de possuírem pouca barreira à umidade.

Qual a importância de fazer o descarte dessas embalagens?

Se todos os materiais citados acima são recicláveis, isso significa que as embalagens para produtos de limpeza não causam impactos ao meio ambiente, certo? Bem, infelizmente não é assim que funciona.

Primeiro que, para que as embalagens recicláveis sejam, de fato, recicladas, elas precisam ser descartadas no local correto. Como dissemos acima, existem embalagens que são compostas por partes feitas de materiais diferentes. Neste caso, as partes devem ser separadas e descartadas cada uma em seu devido lugar.

Muitas pessoas enxergam o plástico como um inimigo do meio ambiente, mas a verdade é que todo tipo de material é prejudicial ao planeta quando descartado de maneira incorreta. O plástico é um material com grande potencial para reutilização, por isso, deve ser sempre descartado nos lugares corretos para que possa ser reaproveitado.

Quais são as melhores formas de descartar produtos de limpeza e suas embalagens?

Agora que você já sabe qual é a importância de se fazer o descarte correto dos materiais, mostraremos como você pode separar as suas embalagens de produtos de limpeza e garantir que elas serão devidamente descartadas.

O primeiro passo, é garantir que as embalagens estejam limpas e que não haja nenhum resquício de produto dentro delas. Sempre sobra aquele restinho de produto no fundo das embalagens, por isso também é importante aprender o que fazer com os produtos de limpeza que precisam ser jogados fora. Afinal, não podemos simplesmente despejá-los na pia da cozinha.

Primeiro, procure na embalagem ou na internet informações que indicam se o produto é biodegradável ou não. Caso seja, então você pode despejar o restante no lixo orgânico ou até mesmo na pia. Caso o produto não seja biodegradável, procure o fabricante e pergunte qual é a melhor maneira de realizar o descarte.

Já o descarte das embalagens, logicamente, depende do material. A maioria das embalagens de produtos de limpeza são feitas de plástico reciclável. Caso você tenha alguma dúvida, basta procurar na embalagem ou no rótulo um símbolo com setas que formam um triângulo. Esse símbolo tem algumas variações com números dentro mas isso é usado apenas para diferenciar um tipo de plástico do outro e facilitar a separação dos materiais.

Como já dissemos, as embalagens de papelão são biodegradáveis, por isso são mais fáceis de serem descartadas e recicladas. As embalagens que contêm alumínio costumam ser as mais difíceis de serem descartadas, pois a maioria é composta por partes plásticas e partes de alumínio.

Separe as partes plásticas, como a tampa, da parte de metal e leve cada uma delas ao local de coleta especializado. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, fazer a separação é fundamental para garantir que nenhuma parte da embalagem seja descartada incorretamente e acabe não sendo reciclada.

Empresas que se preocupam com questões ambientais geralmente contam com uma estratégia chamada de logística reversa de embalagens. Resumidamente, isso significa que a empresa se responsabiliza por recolher as embalagens e outros resíduos gerados durante a sua fabricação, além de fazer o reaproveitamento dos materiais.

As embalagens para produtos de limpeza, assim como as demais embalagens, devem sempre ser pensadas de forma que causem o mínimo de impacto ambiental possível. É verdade que há alguns anos atrás a maioria das pessoas não se importavam com essas questões, entretanto, o comportamento dos consumidores mudou drasticamente e falar sobre sustentabilidade se tornou uma obrigatoriedade e não mais um diferencial.

Gostou das nossas dicas? Está interessado em investir em embalagens de qualidade para os seus produtos? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Você também pode gostar
-