Como a comunicação da sustentabilidade em embalagens pode agregar valor ao negócio?

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Nos últimos anos, as relações de consumo passaram por uma tendência crescente de marcas que se conectam aos consumidores por meio de seus valores e posicionamentos. Essas são algumas das grandes motivações que norteiam os consumidores no momento de optar pela compra de um produto ou outro. Entre os valores mais considerados atualmente por esses consumidores está o da sustentabilidade. 

O compromisso de uma marca com a sustentabilidade, dentre outros aspectos, permeia uma série de iniciativas ligadas ao meio ambiente, que perpassam o uso responsável da água e sua disposição na natureza nos processos produtivos da empresa, a sua relação com a emissão de gases poluentes na atmosfera,  o impacto do negócio na redução da biodiversidade, o desperdício de recursos naturais em sua produção e o compromisso da empresa com a reciclagem.

Não há como não refletir sobre essas questões no cenário atual que vivemos. Sendo assim, como comunicar de forma assertiva esses compromissos e valores da empresa a um público cada vez mais consciente e como se destacar em meio a tantas informações que chegam aos consumidores a todo momento?

Claramente, hoje existem inúmeras possibilidades de multiplicar conteúdos relevantes referente a sua marca, mas aqui iremos dar destaque a uma das mais interessantes estratégias quando estamos falando de produtos: posicionamentos através das embalagens. As embalagens permitem ao consumidor ter acesso a uma série de informações que podem facilitar sua tomada de decisão no momento da compra, além de serem uma oportunidade de reunir as ações e os valores mais representativos da empresa.

Separamos abaixo algumas informações que podem nortear a sua empresa no momento de planejar estratégias de comunicação em embalagens. Confira!

Entendendo o consumo consciente

O consumo consciente pode ser compreendido como uma postura de decisão de compra baseada no impacto positivo ou negativo que aquele produto/serviço traz ao planeta e as pessoas. Ele representa uma oportunidade aos consumidores de tomarem também para si a responsabilidade com a sustentabilidade em suas escolhas diárias de consumo.

Existem dois estudos que nos trazem um panorama sobre esse assunto no Brasil: o ICC – Indicador de Consumo Consciente – que mede o nível de consumo consciente dos brasileiros, elaborado pelo SPC Brasil em 2016, e a pesquisa do Instituto Akatu sobre o tema, realizada em 2018.

Segundo o ICC, 51,4% dos brasileiros acreditam que consumir conscientemente se trata de refletir sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la, considerando todos os seus impactos. Dada uma escala de 1 a 10, 84,94% das pessoas ouvidas atribuíram nota entre 8 e 10 para a importância do tema.

Um outro dado interessante é que em relação às embalagens de produtos, 67,9% (classe C/D/E) e 54,4% (classe A/B) sempre dão preferência aos produtos cujas embalagens são recicláveis.

O Indicador de Consumo Consciente foi calculado em 71,7% para os consumidores brasileiros. Segundo a classificação adotada, o brasileiro ainda é um consumidor em transição. 

Na pesquisa realizada pelo Instituto Akatu destaca-se que 40% dos entrevistados mudariam sua intenção de compra caso a empresa tivesse como atributo proteger o meio ambiente. Além disso, 59% dos entrevistados acham que as empresas deveriam fazer mais do que está na lei para trazer mais benefícios à sociedade. Entre os 10 maiores desejos dos consumidores avaliados, 7 seguem o caminho da sustentabilidade e apenas 2 seguem o caminho do consumismo. 

Esses estudos refletem uma mudança de postura e hábitos de compra, baseados principalmente na intenção perante os consumidores, de melhorias na atuação de empresas a fim de gerarem um maior impacto ambiental e social positivo, que contribuam para uma vida mais consciente e saudável. Aqui está também uma grande oportunidade para marcas responsáveis se engajarem e demonstrarem sua atuação perante esse cenário.

Tendências de comunicação em embalagens

Como já vimos, uma empresa que não esteja comprometida com a sustentabilidade terá grandes desafios de se manter em um mundo cada vez mais consciente. Dessa forma as empresas precisam rever seus modelos de negócios e impactos para conseguirem se adaptar às demandas do novo perfil do consumidor brasileiro. Aquelas que já possuem essas estratégias podem aprender a comunicá-las da melhor maneira.

No universo das embalagens diversas tendências surgiram ao longo dos anos para atender as exigências dos novos nichos de consumo, e algumas delas vieram para ficar, como é o caso da divulgação de certificações ou selos de sustentabilidade. Estas comunicações, geralmente são utilizadas como ferramentas de transparência do compromisso das empresas ou são representam atestados concedidos por terceiros em relação ao cumprimento de certos parâmetros e regras que estão sendo seguidos para a produção daqueles determinados produtos.

Exemplo disso é o selo Empresa B, que indica práticas de impacto positivo social e ambiental e o selo eureciclo, de compensação ambiental das embalagens, que indica a responsabilização da marca pelos resíduos gerados e a sua contribuição feita a cadeia de reciclagem. Além destes, temos outros selos de sustentabilidade que indicam produtos cruelty free, veganos, orgânicos e etc.

O principal objetivo desses selos é que eles sejam um indicador para os consumidores que procuram por empresas conscientes. Desta forma, fica mais fácil verificar as ações e adquirir produtos que buscam alternativas para melhorar o meio em que vivem. 

Contribuição educativa que agrega valor à marca

Essas tendências contribuem principalmente para que os consumidores possam ampliar seu conhecimento sobre a cadeia de produção daquele produto ou sobre a reciclagem, por exemplo. Além de serem importantes para a empresa, essas práticas favorecem a educação dos consumidores, os incentivando a pesquisarem e fazerem melhores escolhas. 

Além de contribuir para a conscientização dos consumidores, as empresas que optam por ampliar o nível de informação em suas embalagens também estão contribuindo com a transparência e ética tão desejada nos negócios, ou seja, essas formas de posicionamento não são apenas relevantes pela questão do consumo consciente, mas também contribuem para fortalecer uma marca, gerando assim mais confiança e credibilidade aos seus consumidores.

Conheça outras formas de sua empresa se comprometer com a sustentabilidade e se posicionar cada vez mais e melhor, acesse o Blog eureciclo. 

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