4 dicas para utilizar a embalagem como diferencial competitivo
Os novos hábitos dos consumidores, altamente conectados, informados e hiperativos, trazem ao mercado uma série de necessidades e demandas, acrescentando intuitividade e instantaneidade ao ato da compra. Por isso, é preciso trabalhar em estratégias de marketing para não ficar para trás em relação à concorrência.
Esse cenário exige que as empresas recorram a metodologias mais eficientes, visando a geração de um diferencial competitivo. A velha máxima de que ”a primeira impressão é a que fica” nunca foi tão verdadeira como nos tempos atuais. Utilizar embalagens como ferramentas de destaque, portanto, figura como excelente alternativa.
A questão principal consiste em empregá-las como forma de encantar e se conectar com o cliente. Tal ação já é uma das maneiras mais comuns para manter as marcas fortes e economicamente saudáveis. Leia o post e conheça quatro dicas para usar a embalagem como diferencial competitivo!
Como utilizar a embalagem como diferencial competitivo?
Começamos mencionando o emprego da embalagem como um grande ativo para as suas estratégias de marketing, trazendo-as como principal diferencial competitivo na hora de vender produtos ou serviços. Confira abaixo as melhores dicas que preparamos!
1. Faça uma embalagem criativa
A primeira sugestão consiste em simplesmente exercitar a criatividade e materializá-la direto na embalagem. Afinal de contas se trata, por si só, de um instrumento poderoso de persuasão e apelo lançado diretamente ao consumidor.
Nos pontos de venda, o cliente pode ser conquistado em questão de segundos por uma embalagem atraente. Por isso, ela é considerada uma ótima ferramenta de atração, que deve estar presente nas estratégias de marketing do negócio. Além de ser um ponto de conexão para a marca, onde é possível mostrar o posicionamento e diferenciais da empresa para o consumidor.
O magnetismo criado por embalagens originais é tão grande que tem capacidade de culminar inclusive em decisões de compra baseadas meramente na emoção. Explica-se: mesmo sem necessidade inicial de determinado item, o indivíduo opta pela compra devido ao impacto do diferencial competitivo.
2. Use uma embalagem prática
Utilizar a embalagem como diferencial competitivo não significa apenas focar nos aspectos visuais: é fundamental dar atenção para a praticidade. Lembre-se de que as pessoas costumam desempenhar múltiplas atividades ao longo do dia, deslocando-se de um lugar para outro para trabalhar, praticar exercícios, fazer cursos etc.
Esse ritmo intenso requer, por exemplo, refeições práticas, não perecíveis e às vezes em porções fracionadas fáceis de guardar. Ou seja, muitos consumidores prezam por usar embalagens práticas.
Sistemas de fechamento eficientes que possam ser abertos, fechados e reabertos com facilidade também consistem em diferenciais relevantes. Para atender as necessidades de um novo perfil de consumidor, desenvolvendo estratégias de marketing corretas, é preciso manter os olhos abertos com relação a estilos de vida dinâmicos e acelerados.
3. Crie uma embalagem exclusiva
Embalagens exclusivas, com design arrojado, materiais diferenciados e cor e tipografia adequados costumam despertar o desejo até dos consumidores mais céticos. Por isso, também se trata de uma medida válida para adotar nessa busca pelo diferencial competitivo.
Tenha em mente que embalagens assim não serão comercializadas continuamente, mas apenas durante um período pré-definido, sendo categorizadas como “edições limitadas”. Pode parecer pouca coisa, porém esse tipo de abordagem ajuda muito a trazer a chamada necessidade de urgência no momento da compra.
Procure investir em embalagens únicas e promova campanhas no ponto de venda. Assim, você percebe como tal tática é uma das estratégias de marketing ligadas à embalagem que mais agrega valor e significado ao item.
Trata-se de uma metodologia que demanda pesquisa e análise profunda do cliente final. A boa notícia é que recursos financeiros extras não aparecem na lista de exigências, uma vez que o custo já está embutido no valor de comercialização.
4. Estabeleça uma embalagem expressiva
A quarta dica está relacionada a pensar em itens marcados por certa expressividade. Não é exagero afirmar que a embalagem consegue se inserir em ambientes nos quais muitas vezes a marca por si só não é capaz.
Isso acontece porque a embalagem é a porta-voz de toda a comunicação da empresa perante o consumidor, como se fosse um cartão de visitas ou até mesmo a cara do negócio. Portanto, o desafio consiste em saber como é possível apresentar uma boa imagem da corporação aos clientes.
Sendo assim, por meio da embalagem a marca pode consolidar seus valores e criar vínculos afetivos com o consumidor a partir da experiência que ele vivencia ao utilizar e/ou consumir determinado produto.
Outro método é o de convocar, na embalagem, a visita ao site ou às páginas de redes sociais da empresa.
Quais são os diferenciais da Sulprint para a sua estratégia de embalagem?
De nada adianta pensar em estratégias de marketing se o fornecedor não consegue disponibilizar o suporte necessário. Por isso, listamos alguns dos principais diferenciais da Sulprint para a sua estratégia de embalagem. Veja!
Fidelidade nas cores
O primeiro diferencial é algo óbvio, mas nem todos os fornecedores conseguem cumpri-lo: a fidelidade nas cores. Quando uma embalagem é desenhada, cada elemento desempenha uma função primordial. A identidade da marca deve seguir igual em todos os produtos desenvolvidos pela empresa, reforçando a sua organização e qualidade do produto. Afinal, uma embalagem de qualidade remete a um produto de qualidade.
Com a Sulprint você não terá nenhum tipo de dor de cabeça, visto que o processo de aprovação de cores é automatizado, assim como a impressão das embalagens, atendendo a todos os requisitos do cliente.
Diversidade de materiais
A Sulprint trabalha com embalagens flexíveis, levando mais praticidade à experiência do cliente.
Isso só é possível porque a empresa trabalha com uma grande diversidade de materiais. Em outras palavras, qualquer composição tem disponibilidade, atendendo requisitos e diferenciais que o negócio busca por meio da embalagem.
Melhor custo-benefício
Sem dúvida alguma, a relação custo-benefício também é algo importante, visto que as estratégias de marketing e o processo de embalamento do produto resultam em um investimento considerável
Com as embalagens flexíveis o retorno costuma ser maior.
Qualidade certificada
Por fim, vale ressaltar que a Sulprint tem seus processos certificados pelos órgãos competentes em relação à qualidade, na norma NBR ISO 9001.
Isso assegura o cumprimento de um dos principais pilares de qualquer estratégia de marketing: insumos e recursos de qualidade.
Conforme observamos, uma embalagem planejada de modo cuidadoso e inteligente ultrapassa fronteiras e reforça os conceitos de valor e posicionamento da marca. Esse aspecto transcende a definição de “transportadora/protetora do produto”, estabelecendo-se como ótimo diferencial competitivo em estratégias de marketing.
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