Entenda como as embalagens persuasivas aumentam as vendas

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Todo empreendedor sabe bem a realidade atual do mercado: cada vez mais competitivo, com clientes exigentes e muito bem informados. Isso significa, entre outras coisas, que a empresa precisa encontrar formas de se diferenciar, conquistando a atenção dos atuais e potenciais clientes, e garantindo cada vez mais vendas.

Nesse contexto, as embalagens são uma ferramenta muito importante. Marcas que desenvolvem embalagens persuasivas têm muito mais chances de ganhar a atenção do consumidor, influenciando decisivamente o momento da compra.

Entenda aqui como as embalagens persuasivas podem aumentar as suas vendas.

As cores

Não é preciso ser um especialista em comunicação visual para entender a importância das cores na percepção do cliente. Histórica e cientificamente, cada cor está vinculada a uma série de significados e sensações e explorá-las no momento de criação de uma embalagem pode ser determinante para o sucesso de um produto.

Por exemplo, sabemos que o vermelho está ligado à intensidade, energia e poder, enquanto um tom claro de azul se relaciona à tranquilidade e paz. É preciso descobrir as sensações e sentidos do seu produto para desenvolver uma embalagem que esteja alinhada e coerente.

Além disso, é importante pensar que o produto deve ganhar destaque diante dos concorrentes, se diferenciando e atraindo a atenção do cliente.

Os textos

É importante entender o sistema de embalagens de uma empresa como uma poderosa ferramenta de comunicação. São muitos os casos de sucesso de empresas que utilizam esse espaço para comunicar os seus valores e os seus diferenciais.

Por exemplo, no ramo de alimentos, aquelas marcas que têm uma preocupação constante com a origem dos alimentos, que trabalham com pequenos produtores locais e produtos orgânicos, podem utilizar a embalagem para contar essa narrativa única e muito interessante para o consumidor. Não tem como negar que isso agrega bastante valor na percepção do consumidor e, claro, interfere na decisão de compra.

Os formatos

Precisamos pensar que, inicialmente, a função primordial das embalagens era proteger e facilitar o uso dos produtos. Com os avanços tecnológicos e as novas exigências do mercado, a essas funções foram acrescidas a comunicação e diferenciação. Entretanto, o formato continua sendo uma grande questão, e encontrar um modelo que facilite o uso, seja prático e atraente, é determinante para os resultados de venda.

Por isso, é importante avaliar o que está sendo apresentado pela concorrência para garantir que o seu produto tenha uma embalagem exclusiva, diferente e impactante, que dialogue diretamente com o consumidor.

As inovações

Com os avanços tecnológicos e as facilidades da globalização, o mercado tem disponibilizado uma série de novos materiais e possibilidades para as embalagens, em todos os setores. Um bom empreendedor deve estar atento às mudanças e às melhores formas de explorar a tecnologia a favor a construção de uma experiência única para o cliente.

A concorrência

Ainda sobre o tema “concorrentes”, é sempre recomendável acompanhar de perto a atuação dos seus concorrentes diretos e, também, observar o que está sendo feito no segmento em outros países. Como todas as empresas estão buscando a diferenciação, se faz necessário entender o que já foi apresentado no mercado e qual caminho é interessante seguir.

Agora que você já entendeu a importância de uma embalagem persuasiva para o seu negócio, é só começar. Pense nas melhores formas de traduzir visualmente os seus diferenciais, encontre alternativas viáveis e muito interessantes e se prepare para se destacar no mercado.

Não deixe de compartilhar a sua experiência conosco. Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários, contando sobre o uso de embalagens persuasivas no seu negócio! Como estão os resultados? Participe do debate!