Embalagens: por que elas são uma poderosa ferramenta de marketing?

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O mercado cada vez mais competitivo tem exigido soluções inovadoras e surpreendentes das marcas que procuram se diferenciar e conquistar mais clientes. Nesse contexto, as embalagens devem ser entendidas como uma poderosa ferramenta de marketing: muito além de proteger ou permitir o transporte de um produto, elas servem para apresentar a cultura da marca, encantar os clientes e agregar valor a empresa.

Então, não pense duas vezes antes de investir em embalagens de qualidade, que ofereçam ao cliente praticidade, inovação e um layout encantador. Essa estratégia pode fazer toda a diferença na sua trajetória rumo ao sucesso.

Entenda aqui a importância das embalagens no seu plano de marketing.

O momento da compra

O primeiro aspecto que precisa ser considerado para se entender a importância nas embalagens é o momento de compra do cliente. Na grande maioria das vezes, ele acontece já no ponto de venda, quando os inúmeros concorrentes precisam fazer de tudo para conquistar a sua atenção.

Assim, é claro que uma embalagem confiável, eficiente, nas cores certas, com os elementos visuais adequados ao tipo de produto e público, apresenta um grande diferencial. Muitas vezes, ela vale mais do que os vultosos investimentos em publicidade, na medida em que prende a atenção do cliente no momento de compra e converte a venda.

A experiência com o produto

Todo empreendedor sabe que não adianta apenas conquistar um cliente: é preciso trabalhar bastante para conseguir mantê-lo fiel à marca. Aqui, a experiência com o produto é essencial e quanto melhor ela for, maior será a satisfação do consumidor e sua disposição em continuar comprando o produto.

A embalagem deve atuar, então, de forma a otimizar essa experiência, como uma verdadeira ferramenta de marketing. Não adianta oferecer um produto de qualidade se a embalagem acaba trazendo transtornos para o consumidor: rasga ao abrir, espalhando o produto por toda a cozinha ou não consegue ser vedada adequadamente, fazendo com que o prazo de validade do produto seja reduzido, por exemplo.

Valor agregado

A embalagem deve ser entendida também como uma excelente ferramenta para agregar valor ao produto, já que é uma plataforma que permite à marca apresentar sua cultura e suas crenças. Uma empresa que usa materiais e processos ecologicamente corretos em suas embalagens, por exemplo, deve comunicar isso ao consumidor, conquistando a boa vontade daqueles clientes mais engajados e consolidando uma imagem mais exclusiva.

É necessário pensar também em formas de ampliar o uso da embalagem de determinado produto. Por exemplo, biscoitos e chocolates que são entregues em caixas e latas bonitas, que depois serão utilizadas para outros fins, garantem a presença da marca na casa do consumidor por muito tempo depois que o produto já foi utilizado.

A negociação com o varejo

Embalagens bonitas, exclusivas e impactantes tendem a encantar a todos, inclusive aos donos de estabelecimentos varejistas. Quem não quer expor em suas prateleiras um produto que vai chamar a atenção e se destacar e que, justamente por isso, tem grandes chances de ter altos índices de venda? Isso mostra que uma boa embalagem é também um diferencial antes mesmo de chegar ao cliente final. Pensando em todas as etapas, o empreendedor tem mais chances de conquistar o seu espaço no mercado.

É fácil perceber, então, que as embalagens são um dos fatores mais importantes para a construção de uma marca forte, coerente e que dialogue com o seu consumidor de forma assertiva e única.

Não se esqueça dessa eficiente ferramenta de marketing no momento de elaborar um plano de ação para a sua empresa. E não deixe de compartilhar conosco as suas impressões sobre o assunto, deixando o seu comentário.

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