4 dicas para escolher fornecedores para sua empresa
A busca pelos melhores fornecedores e que oferecem os menores preços é uma das tarefas mais difíceis para o setor de compras de uma empresa. Com a rotina corrida e super ocupada, os profissionais dessa área precisam cumprir as demandas de estoque e ao mesmo tempo procurar o melhor custo-benefício para atender ao estabelecimento.
Neste post, confira os principais aspectos que devem ser observados ao escolher fornecedores.
1 – Qualidade
Antes de realizar a compra, é importante examinar a qualidade dos produtos que diferentes fornecedores oferecem. Nos casos onde o produto do fornecedor impacta diretamente na atividade da empresa, o cuidado com a qualidade deve ser ainda maior, já que um material ruim pode prejudicar o resultado final do trabalho.
Além da qualidade do produto, vale a pena observar o cuidado do fornecedor com a entrega e com o cumprimento de prazos, pois isso pode afetar a produção e as vendas da empresa. Para se assegurar da melhor escolha, conte com a ajuda das equipes de gestão da qualidade e marketing.
2 – Preço
Durante a pesquisa de preços, é possível escolher fornecedores de qualidade, com preços mais competitivos do que outros. Dessa forma, mantenha atualizado o cadastro de fornecedores dos materiais mais utilizados pela empresa.
Ao entrar em contato com os fornecedores, fique atento às melhores ofertas e sempre faça uma contra proposta. Assim, você tem mais opções de orçamentos e pode conseguir descontos maiores do que o imaginado. Mas lembre-se de levar em conta o custo-benefício do material oferecido, já que nem sempre o preço é exatamente proporcional à qualidade do que o fornecedor vende.
3 – Transparência
A confiança no fornecedor é imprescindível para evitar problemas com o material adquirido ou por conta da entrega. Por isso, além de manter o cadastro atualizado, é importante saber quais os antecedentes de uma empresa, antes de fechar negócio.
Pesquisar os clientes desse fornecedor e entrar em contato para saber se ele realmente entrega aquilo que promete, pode te ajudar a comprar de empresas confiáveis. O bom relacionamento com o fornecedor também deve ser levado em consideração, já que isso diminui o risco de se sentir insatisfeito com uma compra.
4 – Mercado
Faz parte da rotina do setor de compras se atualizar com as melhores tendências do mercado e buscar referências de outras áreas de atuação para atender as demandas da empresa. Novas possibilidades podem surgir ao conversar propiciando, assim, diferentes formas de encontrar bons fornecedores.
Além disso, é fundamental fazer uma avaliação periódica dos fornecedores para saber os principais problemas que eles apresentam e o que deve ser considerado nas próximas compras.
Mais do que um fornecedor, o que uma empresa visionária procura são parceiros que possam atendê-la da melhor forma possível e, assim, ajudá-la a fazer o seu trabalho. Por isso, é importante escolher fornecedores com os mesmos princípios e que possam agregar ainda mais valor para o serviço ou produto que a empresa oferece.
O que você achou das nossas dicas? Comente abaixo o que você espera de um bom fornecedor!