Estoque de segurança e gestão de compras: qual a relação?

Tempo de leitura: 2 minutos

O planejamento do estoque de produtos é necessário para qualquer comércio, pois possibilita uma gestão perfeita de compras e um bom controle de vendas. Só assim é possível prever os produtos que precisam ser repostos e acelerar o atendimento ao cliente.

Para que você saiba fazer um bom planejamento de estoque, confira o nosso artigo de hoje e conheça melhor sobre a relação entre ele e a gestão de compras.

O que é estoque de segurança?

O estoque de segurança, também conhecido como safety stock, é a quantidade armazenada para atender as demandas dos clientes em momentos de maior necessidade, como a Páscoa e o Natal, por exemplo. Isso também é essencial para os momentos em que é preciso mais tempo para reabastecer os produtos, como no caso de mercadorias que chegam de longe ou que demoram mais tempo para ser adquiridas.

Por estarmos em um mercado de demandas fixas, é necessário saber como fazer para que seu estoque jamais fique desprovido de alguma mercadoria que possa comprometer seriamente o seu negócio. Descubra como traçar esse planejamento a seguir.

Como planejar um estoque de segurança?

A primeira coisa que você deve buscar conhecer quando for planejar um estoque de compras é o tempo mínimo que cada item demora para chegar até você — isso é conhecido como lead time, um termo da logística. Caso a sua empresa tenha um tempo de entrega muito curto e trabalhe com produtos muito variados, é necessário ter um estoque extra para situações adversas.

Mesmo que você trabalhe com produtos de baixa demanda, é importante fazer o seu estoque de segurança para que em casos de imprevistos relacionados à falta mercadorias junto ao fornecedor o seu negócio não saia prejudicado. A falta de um planejamento de estoque de segurança pode causar grandes prejuízos.

Você conhece a oferta e a demanda de cada mercadoria?

É sabido que, no comércio, há mercadorias que vendem mais do que outras. Por isso, tenha em mente as prioridades e os carros-chefe do seu negócio. Produtos que têm maior saída demandam mais estoque armazenado do que os que são vendidos apenas eventualmente. 

Isso significa que o seu estoque deve ser planejado de acordo com a demanda, de modo que os produtos de mais procura sejam privilegiados para que não haja falta aos clientes. Portanto, para saber o quanto de cada mercadoria você deve estocar na sua loja por medidas de segurança, conheça qual é o nível de procura de cada produto e faça os cálculos.

Somente com um planejamento prévio dos seus estoques você terá a garantia de que o produto que todos precisam ou querem sempre estarão disponíveis na sua loja. Trabalhe em prol de nunca deixar faltar os itens mais essenciais para o seu negócio e para jamais decepcionar o seu cliente, pois será difícil reconquistá-lo caso ele precise recorrer a outra loja.

E então? Gostou do texto? Para saber mais sobre planejamento de negócios de sucesso para o seu comércio, confira o nosso artigo sobre como elaborar um planejamento estratégico. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *