5 práticas que todo gestor de compras precisa conhecer

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O trabalho do gestor de compras reflete diretamente nos resultados da empresa e não apenas no aspecto financeiro. Uma aquisição com bom preço pode ser ruim se o produto ou insumo não for de qualidade ou ainda se o fornecedor não for confiável e eficiente em seus processos, por exemplo.

Portanto, algumas ações são fundamentais para um trabalho eficaz de forma abrangente do profissional, com reflexo positivo nas vendas e no negócio como todo.

Neste post, vamos ensinar 5 boas práticas que os gestores de compras precisam conhecer! Confira:

1 – Manter atualizado o cadastro de fornecedores

Sabemos que toda empresa tem lista de fornecedores, mas isso não é o suficiente. Um bom cadastro deve conter, junto a dados de contato e nomes, produtos oferecidos e preços, histórico de transações, números de registros, como CNPJ e Inscrição Estadual, prazos e formas de entrega e endereço.

Além disso, é sempre interessante pesquisar possíveis novos fornecedores e avaliar as propostas daqueles que entram em contato buscando uma relação comercial.

2 – Firmar contrato com fornecedores que representem vantagens

Dependendo da mercadoria em questão, pode ser melhor escolher somente uma empresa para seu fornecimento. Para isso, é sempre interessante firmar contrato comercial para assegurar as vantagens obtidas por determinado período.

Por exemplo, quando um negócio garante que consegue manter cotação mais baixa do que a média do mercado até o final do ano, em uma variação de no máximo 0,5%, é correto definir a relação por esse tempo com uma ferramenta de validade jurídica. Além disso, um contrato pode até mesmo prever entregas e quantidades, o que deixa todos os pedidos de um período automatizados e independentes do profissional responsável.

3 – Pesquisar e negociar preços e prazos

Os empreendimentos têm seus padrões de operações e valores estabelecidos. Mas, às vezes, há possibilidade de essas diretrizes serem maleáveis — especialmente em compras volumosas.

Por isso, o gestor de compras sempre pode tentar receber a carga em um ou dois dias úteis a menos. E nas transações envolvendo muitos produtos, não é difícil conseguir valores mais baixos pelas unidades. Basta que o profissional solicite orçamentos de algumas empresas e exponha essas possibilidades, de modo a negociar números mais atrativos.

4 – Acompanhar de perto o fluxo de caixa

O gestor deve estar a par de todo o giro do negócio, e não apenas dos valores relativos a aquisições operacionais. Portanto, o responsável pode ajustar melhor os pagamentos aos fornecedores à vista ou a prazo, evitando que a empresa acumule obrigações em certo período e diminua drasticamente seu capital de giro para operar.

O profissional precisa saber tirar proveito das informações concedidas pelo fluxo de caixa para gerenciar as finanças do presente e projetar as do futuro de forma sustentável.

5 – Acompanhar todas as saídas

Estar ciente sobre o fluxo de vendas é imprescindível para saber quando e o que comprar para repor o estoque. Ainda que em alguns negócios o gestor de compras dependa do departamento de vendas para isso, essa não é a melhor forma de funcionamento.

E a finalidade não é extinguir a comunicação entre os diferentes profissionais — até porque a integração de setores é sempre uma prática positiva —, mas sim tornar o abastecimento do estoque mais rápido, eficiente e coerente em relação às operações da empresa.

Fazer pedidos, recepção de notas fiscais, pagar faturas e transferir dinheiro são apenas os últimos passos e ações que concluem as aquisições. Antes de tudo isso, deve haver planejamento e gerenciamento para que as transações exijam menos recursos quanto for possível do empreendimento e sejam eficazes.

Você já trabalha com essas boas práticas e tem alguma para somar ao nosso post? Participe deixando o seu comentário!

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