Entenda a importância da rastreabilidade de alimentos para a indústria

4 minutos para ler

O controle de qualidade é uma preocupação constante para todas as empresas, principalmente as alimentícias. Isso ocorre porque o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores, cada dia mais informados e exigentes. Tendo em vista esse panorama do mercado atual, investir na rastreabilidade de alimentos se tornou uma necessidade.

A rastreabilidade, como o próprio nome já diz, permite que os clientes acompanhem todo o processo de fabricação, armazenamento e distribuição dos produtos. Com essas informações em mãos, as pessoas podem decidir com mais certeza se querem ou não consumir o produto em questão.

Neste texto, mostraremos qual é a importância da rastreabilidade e como ela pode ajudar a sua indústria a prosperar. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

Produtos com valor agregado

Os consumidores estão mais preocupados em saber o que exatamente eles estão ingerindo. Foi-se o tempo em que as pessoas compravam um alimento sem antes ler o rótulo. É por isso que é tão importante especificar os valores nutricionais e as características de um produto, pois assim você enaltece o alimento.

Se o seu produto realmente for de qualidade, os consumidores ficarão encantados não só com a lista de ingredientes, mas também com a preocupação da sua empresa em ser tão transparente com o público. Em suma, a rastreabilidade é um grande diferencial competitivo que atrai clientes novos e promove um ciclo de fidelização.

Otimização de processos

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que há diferença entre rastreabilidade e rastreamento. O último termo se refere ao acesso de uma informação em tempo real, enquanto rastreabilidade significa a aplicação de uma metodologia que possibilite acesso ao histórico de um produto para buscar certo item dentro da cadeia de produção.

Uma das vantagens da rastreabilidade é que, caso um produto apresente problemas e precise ser recolhido, o processo será realizado com muito mais agilidade e segurança. Além disso, a indústria responsável pela fabricação do produto também poderá identificar com mais facilidade em qual parte do processo de produção ocorreu o erro.

Melhor relacionamento com fornecedores e consumidores

Como mencionamos, quando as indústrias exibem todo o processo de produção, elas estão estreitando laços não só com os consumidores, mas também com os produtores, distribuidores e estabelecimentos comerciais.

A relação entre as partes funciona melhor quando todos, e não só a indústria, têm acesso a informações sobre a origem e qualidade do produto. Tudo isso fortalece o nome da marca e melhora a sua reputação dentro do mercado.

Preocupação com a segurança e a qualidade do produto

A rastreabilidade pode não ser uma questão tão importante para indústrias alimentícias de pequeno porte com uma atmosfera mais caseira. No entanto, quando pensamos em um produto fabricado em grande escala, caso não haja um lote registrado no sistema, a indústria perde o controle de todo o processo de fabricação.

Há muitas etapas envolvendo o processo de produção de um alimento, por isso sem a rastreabilidade fica difícil encontrar uma informação para consulta ou para solucionar um problema sempre que necessário. Tendo controle sobre todos os meios de produção, você garante que o produto chegará com qualidade até o consumidor final.

Depois deste texto, fica fácil entender que se você quer melhorar o desenvolvimento da sua empresa, é necessário investir na rastreabilidade de alimentos. Para se destacar da concorrência, essa é uma ótima forma de chamar a atenção dos clientes — que estão tão inseridos no estilo de vida saudável.

Gostou deste texto e quer ler mais artigos sobre o tema? Então assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes!

Você também pode gostar
-