Brand Equity: 3 ideias para fortalecer sua marca

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Não é à toa que investir em Brand Equity tem se tornado uma tarefa cada vez mais essencial. Em meio a um mercado extremamente competitivo e saturado, no qual o consumidor quase sempre dispõe de inúmeras opções, apostar no fortalecimento da marca é imprescindível para fugir da guerra de preços e se diferenciar.

Na hora de partir para a prática, porém, nem sempre é fácil definir quais estratégias deverão ser priorizadas. Além do orçamento disponível, também é preciso considerar a viabilidade de cada ação, o esforço necessário para a implementação e o retorno financeiro previsto após a realização de cada mudança.

Mas não há motivos para preocupação. Se ainda não sabe muito bem o significado do termo ou não faz ideia de como começar a aplicá-lo, continue lendo e confira as três dicas infalíveis que preparamos para você aumentar o poder da sua marca desde já!

Afinal, o que é Brand Equity?

Basicamente, a expressão pode ser traduzida para o português como “valor de marca”. Ao contrário do que acontece com o patrimônio de uma empresa, facilmente mensurado a partir da análise de critérios objetivos, o valor de uma marca é intangível e considera aspectos subjetivos, como a percepção dos clientes em relação à organização.

Por que é tão importante?

Quem nunca optou pagar mais caro por um produto ou serviço simplesmente porque confiava, ou gostava mais de uma das marcas? É justamente por isso que essa estratégia é tão importante. Embora muitas pessoas não percebam, ela é responsável por fatores como:

  • influenciar diretamente no comportamento de compra dos consumidores;
  • ajudar a definir e sustentar os preços praticados;
  • impactar no grau de participação da empresa no mercado;
  • fidelizar os clientes;
  • potencializar a lucratividade de um negócio.

Como aplicá-lo?

Apesar de não parecer simples, aumentar o valor da sua marca é, sim, possível! Confira as três dicas que separamos para ajudar você nessa tarefa.

1. Conheça o seu cliente e descubra como agregar valor

Uma boa dica para fortalecer a sua marca é agregar valor para o seu cliente por meio de novos produtos, serviços ou processos. Para isso, o primeiro passo é apostar em pesquisas e estudos que permitam-lhe compreender verdadeiramente o seu público-alvo.

Infelizmente, muitas empresas pecam ao construir personas e definir suas ações com base em achismos, ignorando por completo os anseios e as opiniões de quem mais importa: o consumidor. Assim, tenha certeza do que o seu cliente valoriza, antes de implementar qualquer tipo de ação.

2. Invista em estratégias que geram diferencial competitivo

Aposte em estratégias realmente efetivas e rentáveis. Afinal, não é raro ver negócios investindo tempo e dinheiro em mudanças que, na prática, não geram nenhum diferencial em relação à concorrência. Portanto, mantenha-se atento às tendências de mercado e, sempre que possível, priorize ações difíceis de copiar. Isso ajudará o consumidor a perceber a sua marca de uma forma diferente e muito mais qualificada.

3. Seja consistente

Manter a consistência é uma das dicas mais importantes quando o assunto é Brand Equity. Acredite: o consumidor só será capaz de reconhecer e confiar na sua marca se você for consistente nas suas ações e evitar mudanças bruscas, inclusive do ponto de vista estético.

Empresas que se posicionam como uma alternativa mais natural e livre de aditivos químicos, por exemplo, fazem bom uso do Brand Equity a favor do seu negócio. Então, deixe essa característica presente não apenas na linha de comunicação adotada, mas também nos diferentes tipos de embalagens usados na sua organização.

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