O que é o mapa de empatia e como ele pode contribuir para a sua marca?

6 minutos para ler

Um dos principais requisitos para se dar bem no seu mercado de atuação é conhecer o seu cliente. Sabemos que essa, muitas vezes, não é uma tarefa fácil, pois entender a cabeça do consumidor é mais complexo do que se imagina. Hoje já existem diversas ferramentas que ajudam nesse objetivo, o mapa de empatia é um deles.

Para quem ainda não sabe, a empatia é o nome dado a um sentimento extremamente valorizado. Ele se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro para que seja possível entender uma situação, de modo a lidar com ela da maneira mais justa.

Quando nos apoiamos nesse conceito para entender melhor os clientes, surge a ferramenta do mapa de empatia que serve justamente para isso: se colocar no lugar do cliente e direcionar as ações da empresa para ajudá-lo e conquistá-lo. Para aprofundar um pouco mais no assunto, preparamos este post para você conhecer melhor essa ferramenta e saber mais como ela pode ser útil para o seu negócio. Confira!

O que é o mapa de empatia?

O fato é que, mais do que nunca, as instituições precisam entender a fundo o seu público-alvo, bem como quem está cada vez mais próximo da sua marca. É preciso entender com clareza quais são as suas expectativas, demandas, problemas e oportunidades.

O mapa da empatia trabalha muito nessa linha, pregando que é possível estabelecer uma visão mais empática das marcas diante do consumidor. Sendo assim, o mapa é desenvolvido utilizando recursos gráficos e visuais, permitindo uma percepção mais objetiva do que será analisado.

A ideia é desenhar um gráfico em que 2 tipos de informações vão se cruzar:

  • o que o consumidor pensa e precisa;
  • o que a empresa entende e tem de conhecimento sobre o assunto.

Assim, é possível jogar ideias ao longo do mapa, conforme as demandas do público, bem como o que a empresa pode oferecer. Um bom mapa traz os seguintes pontos: o que o cliente pensa, o que ouve, o que ele vê, o que ele faz, o que fala, quais são as suas necessidades, quais são as suas dores, dentre outras questões.

Como o mapa da empatia pode contribuir para a sua marca?

Agora que você já sabe o que é o mapa da empatia, vamos listar alguns pontos que mostram como ele pode contribuir para a sua marca. Veja abaixo quais são os tópicos que separamos para você ver.

Análise visual das informações

Sem dúvida alguma, o mapa da empatia reúne o melhor de 2 mundos: a análise de informações juntamente com a visualização gráfica. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso ajuda muito a entender o cliente e ter clareza no que é possível fazer para atendê-lo.

Então tenha em mente que com o mapa da empatia será muito mais fácil reunir as informações e organizá-las, bem como definir prioridades de atuação, tornando a estratégia da empresa muito mais eficaz.

Melhor entendimento sobre o público da sua marca

Entender a cabeça do cliente é um dos desafios mais atuais de qualquer negócio. Muitas empresas acreditam que já conhecem o seu consumidor, mas de fato se acomodam nessa posição e acabam perdendo competitividade no mercado.

Sabemos que fazer esse trabalho constantemente é um desafio, mas há maneiras de deixá-lo mais divertido e buscar os melhores resultados. Usar o mapa da empatia é um caminho que, inclusive, pode casar muito bem com outras ferramentas.

Por exemplo, se a sua empresa pensa em usar o recurso de buyer personas também, saiba que ambas ferramentas se complementam entre si!

Investimento reduzido

Um ponto muito bom do mapa da empatia é que a sua metodologia é aberta, ou seja, é possível pesquisar sobre como funciona e até encontrar materiais prontos e focados no seu segmento sem gastar nada.

Ou seja, o investimento para trabalhar com essa ferramenta é muito baixo, só vai depender do seu tempo e da sua equipe, sem precisar contratar consultorias ou outros serviços para fazer uma pesquisa de mercado ou análises muito complexas que demandam esse tipo de contratação.

Tomada de decisão mais eficiente

Por mais que o mapa da empatia seja uma ferramenta aparentemente simples, é algo muito valioso no que diz respeito a tomada de decisão. Quando o mapa da empatia é utilizado, o negócio estará fazendo uma imersão na cabeça e na realidade do cliente.

Além de trazer o conhecimento sobre a vida do consumidor, a ferramenta é de grande valia para tomar decisões estratégicas, trazendo eficiência para esse processo. Afinal, uma empresa que entende bem quem é o seu cliente, principalmente as suas dores e necessidades, e guia as suas decisões baseadas nisso, estará mirando no sucesso.

Nem precisamos dizer que os clientes são a principal razão de existência do negócio, não é mesmo? Então não se esqueça disso quando for tomar qualquer decisão a nível estratégico.

Insights sobre a sua marca

Por fim, destacamos aqui que estudar o cliente por meio do mapa da empatia proporcionará uma realidade em que é possível fazer uma imersão na própria marca e no próprio negócio. Ou seja, será possível entender se a sua missão está adequada, quais são as oportunidades que ainda não estão sendo abraçadas, dentre outras coisas.

Realmente é um processo muito rico em que abre a cabeça de todos que estão trabalhando nele, a fim de trazer insights sobre a própria marca e o que ainda pode ser feito para ganhar o mercado.

Sem contar que é uma situação propícia para abrir um processo criativo que pode ser gigantesco, trazendo muita clareza para todos que estão trabalhando em cima desse propósito, bem como as suas estratégias e próximos passos.

Agora que você já aprendeu mais sobre o mapa de empatia — uma excelente maneira de se conectar com o seu público —, convidamos você a conhecer a Sulprint que pode ajudar a conectar o seu negócio com o consumidor por meio de embalagens para os seus produtos.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então, entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas!

Você também pode gostar
-