O que é e qual a importância do certificado NBR ISO 9001?

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A gestão da qualidade de produtos e serviços é essencial em todos os processos da empresa — independentemente do seu porte ou segmento de atuação. O certificado NBR ISO 9001 ajuda as organizações a melhorarem seus procedimentos de forma a aumentar seu diferencial competitivo e fortalecer sua imagem e reputação.

Elaborado pelo Comitê Técnico de Gerenciamento e Garantia de Qualidade da Organização Internacional de Padronização (ISO), o documento busca oferecer ao cliente a garantia de que os produtos e serviços de uma empresa certificada são criados de modo consistente e seguem o padrão de qualidade definido por ela.

A ISO entre as grandes organizações do mundo no ramo de desenvolvimento de normas começou a funcionar oficialmente em 1947, a partir da união da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA) com o United Nations Standards Coordinating Committee (UNSCC).

A NBR ISO 9001 pode ser usada em conjunto com outras normas, como de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança, por exemplo. Para obter a certificação, a companhia deve cumprir alguns requisitos, de forma a garantir que as diferentes etapas serão cumpridas adequadamente.

Atualmente, mais de 1 milhão de empreendimentos de mais de cem países já têm a certificação. No post de hoje, apresentamos as condições necessárias para que a organização obtenha o certificado NBR ISO 9001, bem como quais são os benefícios dessa conquista para o negócio. Confira a seguir!

O que é o certificado NBR ISO 9001

No Brasil, a NBR ISO 9001 é vinculada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É ela quem fiscaliza os procedimentos tecnológicos, físicos e humanos determinados pela norma.

Seu objetivo principal é garantir a satisfação dos clientes que usam os produtos ou serviços oferecidos pela empresa certificada. Para isso, oferece direcionamentos específicos para a padronização da linha de produção, das instalações, da logística, da gestão de pessoas e de todas as demais atividades da entidade.

O documento tem oito princípios, todos eles têm como base as experiências de várias organizações e podem ser usados por qualquer empresa que queira implantar o sistema. Confira, a seguir, quais são:

  • foco no cliente: o consumidor deve ser atendido de forma satisfatória e agradável. Todos os esforços devem ser feitos para exceder as expectativas dele;
  • liderança: deve ser sólida e acompanhar os avanços do segmento em que a empresa atua. Paralelamente, os colaboradores devem ter as ferramentas necessárias para executar os processos de forma eficaz. Assim, as chances de que se eles comprometam para atingir os objetivos da organização aumentam;
  • abordagem por processos: é a relação entre os profissionais e as tarefas que eles executam, bem como entre a entrada e saída de processos e a oferta de recursos para o bom desempenho da atividade;
  • abordagem sistêmica para a gestão: os processos devem interagir entre si e ser visualizados como um sistema único para, então, poderem ser avaliados e organizados. Assim, é possível atingir resultados consistentes e previsíveis;
  • envolvimento dos colaboradores: nos diferentes níveis da organização, é essencial que os profissionais sejam competentes, habilitados e empenhados. Isso ajuda a melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor, já que os trabalhadores são um dos principais recursos da empresa;
  • melhoria contínua: é preciso que padrões sejam aplicados aos processos para melhorar o sistema de gestão de qualidade — empresas de sucesso estão sempre em busca de melhorias;
  • tomadas de decisão com base em evidências: por meio de indicadores, auditorias e análises, os gestores podem verificar oportunidades e desafios, bem como tomar decisões que auxiliem na melhoria e obtenção dos resultados almejados;
  • benefícios mútuos nas relações: funcionários e fornecedores devem ser tratados pela empresa como parceiros para que ela alcance o sucesso sustentável.

Quando implanta a NBR ISO 9001, a organização melhora a prestação de serviço ao cliente. Assim, ela pode, por exemplo, aperfeiçoar o mecanismo de entrega. Paralelamente, ele é usado para medir o nível de satisfação dos clientes e melhorar a eficácia da gestão da empresa.

Exigências que as empresas devem cumprir

O primeiro passo é que um especialista faça um diagnóstico das necessidades. Depois, cria-se um cronograma de atividades de acordo com a norma, para que o especialista a implante por meio de consultoria e treinamento. Mais tarde, é feita uma auditoria interna e, posteriormente, uma pré-auditoria (opcional).

Em seguida, uma entidade certificadora verifica se tudo está conforme a NBR ISO 9001 e, em caso positivo, a companhia recebe o certificado. De maneira geral, para obter o selo, as organizações devem cumprir as normas estipuladas pelos órgãos reguladores do seu segmento, de acordo com a legislação de cada país.

Além disso, a norma exige que o sistema de gestão de qualidade da empresa seja estabelecido, documentado, implementado e mantido por meio de um planejamento estratégico. A ideia é que se identifiquem todos os processos necessários para efetivar o sistema de qualidade. Para isso, é preciso que sejam definidos:

  • os pontos de intersecção entre esses processos;
  • os recursos econômicos, físicos e humanos necessários para a execução;
  • os métodos de controle e monitoramento dos processos;
  • as ações corretivas para garantir a melhoria contínua.

Para terem o selo, além de cumprir as exigências determinadas pela norma, as companhias são submetidas a auditorias periódicas. Esses procedimentos são executados por instituições independentes, a fim de garantir a autenticidade e a sustentabilidade de todos os procedimentos.

De fato, a implementação da NBR ISO 9001 é uma tarefa que exige grandes esforços por parte das empresas. Entretanto, uma vez consolidada, a certificação confere inúmeros benefícios à organização, tanto materiais quanto imateriais.

Vantagens da NBR ISO 9001

A principal vantagem da implantação da NBR ISO 9001 é indicada já no seu conceito. E como ela melhora a gestão da qualidade, a organização que a adota se torna mais eficiente e seus procedimentos operacionais são otimizados, aumentando a produtividade e diminuindo o desperdício.

Isso produz um ciclo positivo de melhorias que se reflete no aproveitamento do tempo, na valorização e na capacitação da equipe, bem como no alcance de melhores resultados financeiros.

Além disso, firmar parceria com fornecedores que tenham o respaldo da NBR ISO 9001 pode estender as vantagens da norma para quem os contrata. Isso agrega valor aos produtos e estabelece relações comerciais respaldadas pelo selo ISO.

Em outras palavras, as empresas que apresentam o certificado ISO 9001 alcançam o respeito do mercado e a confiança dos clientes. Com isso, conseguem se consolidar como referência em qualidade e conquistar credibilidade perante todos os seus públicos — inclusive funcionários e fornecedores.

O certificado NBR ISO 9001 faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, que padroniza as atividades e os processos, sempre com foco na satisfação dos clientes. Seus benefícios se refletem positivamente na imagem e na reputação da companhia, além de aumentar o diferencial competitivo da empresa.

Agora que você já sabe as vantagens e a importância do certificado NBR ISO 9001, continue conosco no blog para continuar aprendendo. Leia sobre como escolher a embalagem para o seu produto. Boa leitura!

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