Psicologia do consumidor: a importância da embalagem nas compras

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Aquilo que motiva a compra de um determinado produto possui diversas razões para acontecer, ultrapassando a necessidade pura e simples. Existe uma série de elementos com grande poder de influência, tais como as propagandas e as embalagens. A psicologia do consumidor é capaz de dar explicações profundas e detalhadas sobre o assunto.

Há um motivo que explica o fato de as embalagens dos produtos apresentarem o design que possuem e suas respectivas cores. Na verdade, não se trata de simples revestimentos ou meros invólucros para proteger o conteúdo. As embalagens exercem um papel crucial na busca por assegurar uma excelente experiência de compra.

Boa parte dos consumidores compreendem a embalagem e o seu interior como uma coisa só. Em outras palavras, para os clientes, tanto o produto quanto seu revestimento são igualmente relevantes.

Ao longo deste artigo, abordamos, sob a luz da psicologia do consumidor, a íntima relação entre embalagens e processo de compras. Boa leitura!

A psicologia do consumidor

A psicologia do consumidor é um campo voltado ao estudo do comportamento e da mentalidade dos consumidores ao atravessarem a jornada de compra, isto é, desde os momentos que antecedem a efetiva aquisição até o pós-compra. Quando a embalagem não é bonita e funcional, o cliente tende a construir uma impressão negativa quanto à imagem da marca.

Nos dias atuais, os consumidores apresentam fortes inclinações para adquirirem os produtos que mais lhes parecem esteticamente interessantes, mesmo que tenham a ciência de que o conteúdo continua sendo o mesmo.

De acordo com os estudos anuais da MeadWestCo, cerca de 60% dos consumidores compram novamente se a embalagem é funcional e 38% são fortemente influenciados por sua aparência.

A eficiência da utilização desses gatilhos mentais nas ações de marketing já foi largamente comprovada. Obviamente, seu poder varia de acordo com o produto, o perfil da empresa e as especificidades do público-alvo.

As 5 teorias do comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor é um modo eficaz de conhecer melhor o seu público-alvo, saber quais são as suas necessidades, vontades, frustrações, desejos e, assim, qualificar o seu processo de tomada de decisões, deixando-o mais acurado.

Conhecer profundamente o seu público-alvo é extremamente benéfico para ambas as partes. Um produto que se comunica melhor, além de atender e satisfazer as necessidades e anseios dos clientes, gera mais vendas e, consequentemente, melhores resultados.

Confira, a seguir, as cinco teorias do comportamento do consumidor, e saiba quais são os principais fatores que guiam as decisões de compra:

Teoria comportamental

A partir de um referencial teórico calcado na psicologia, possibilita uma compreensão mais refinada e completa das razões emocionais presentes no comportamento de compra, mensurando o papel que os fatores ambientais exercem na mente do consumidor.

Teorias antropológicas e sociais

Seu foco é o entendimento do consumo enquanto prática social, que é encarado de forma crítica e engloba uma série de condicionantes, como questões históricas, sociais e culturais.

Teoria da racionalidade econômica

Trabalha a partir da ideia de que o consumidor, no seu processo de compra, se comporta de forma racional, adotando uma postura mais egoísta, buscando sempre alternativas de consumo que lhe proporcionem prazer e satisfação com o menor custo possível.

Teoria psicanalítica

A compreensão acerca do comportamento de consumo se vale da psicanálise, estudando os impulsos psíquicos que estimulam a aquisição de bens materiais. Nessa perspectiva, o ato da compra nada mais é do que uma forma encontrada pelo inconsciente de se manifestar, uma vez que o indivíduo projeta todas as suas angústias, frustrações e anseios em determinados objetos de cobiça.

Teoria cognitivista

É a mais utilizada, atualmente, pelos profissionais de marketing. Almeja integrar consumidor, produto e ambiente. O consumidor escolhe os produtos que comprará conforme fatores do tipo cognitivos e, também, situacionais.

A importância e os efeitos de cada aspecto das embalagens

Tanto os aspectos gerais quanto as particularidades de cada embalagem possuem uma determinada importância e, assim, causam efeitos variados nos consumidores. Elementos tais como estética, tipografia, cores, informações técnicas, personalização, proteção do produto e outros aspectos relacionados ao design são efetivamente levados em conta na opção de compra dos consumidores.

Pensando nisso, exploramos, a seguir, a importância e os efeitos dos aspectos mais relevantes das embalagens.

Cores

As cores das embalagens não são definidas aleatoriamente. Pelo contrário, elas se fundamentam na psicologia das cores. Essa disciplina científica descobriu, já há algum tempo, que as cores provocam diferentes sensações e reações nos seres humanos, podendo ser utilizadas como um poderoso instrumento de persuasão, levando as pessoas a rejeitarem ou preferirem um objeto em particular.

Harmonizar as cores do produto auxilia na construção de uma imagem capaz de transmitir confiança, coerência, organização e profissionalismo, tornando-o mais atraente.

Forma/formato

A forma é um dos principais influenciadores para a escolha de um produto. Além de tornar uma peça mais ou menos atraente, ela cumpre, também, uma função prática. O formato do produto deve estar associado ao uso que ele terá no dia a dia, de modo a facilitar a vida do consumidor.

Pense, por exemplo, em uma garrafa de cerveja. Seu design deve permitir que ela possa ser segurada e aberta o mais facilmente possível. A forma também necessita ser condizente ao valor que a marca deseja transmitir com o produto.

Tipografia

A tipografia é um dos elementos essenciais para o design de uma embalagem, sendo tão relevante quanto as cores e as imagens. É a seleção dos tipos que comporão a embalagem. Por isso, escolher a fonte para uma peça gráfica não é algo que possa ser feito sem o estabelecimento de parâmetros.

Informações técnicas

Outro quesito crucial diz respeito às informações técnicas contidas na embalagem. Esse invólucro do produto deve conter o máximo de informações possíveis, dando ao consumidor todos os dados que ele precisa saber a respeito do seu conteúdo.

Estética

Um apelo estético chamativo pesa muito no comportamento do consumidor. Isso tem a ver com uma espécie de prazer, que vai muito além da utilidade de um item. A beleza, por si só, cria uma experiência emocional marcante, envolvendo o consumidor e fazendo com que o produto obtenha uma importante vantagem competitiva, destacando-se da concorrência.

Aprofundar-se na psicologia do consumidor é fundamental para que você possa criar embalagens mais interessantes e funcionais. Por ser um instrumento capital para qualquer estratégia de marketing que se queira bem-sucedida, as embalagens devem ser consideradas, acima de tudo, como um meio eficaz para potencializar o seu poder de convencimento e, assim, alavancar os seus resultados.

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