4 formas de reduzir o desperdício na indústria alimentícia

4 minutos para ler

O desperdício de matéria-prima é uma questão muito importante para as indústrias de todos os segmentos. No entanto, quando falamos sobre indústrias alimentícias, esse tema se torna ainda mais importante.

Além de ser um problema de cunho social e ambiental, o desperdício de comida também representa uma perda financeira. Para o ramo de alimentos, jogar comida fora é o mesmo que rasgar dinheiro.

Acabar com o desperdício na indústria não é uma tarefa fácil mas, com um bom planejamento, é, sim, possível. A seguir, mostraremos 4 dicas para você minimizar o desperdício de comida na sua empresa.

Se interessou? Então, continue lendo!

1. Controle o seu estoque

O primeiro passo para evitar o desperdício de qualquer tipo de matéria-prima é controlar o estoque. Saber a quantidade exata de cada produto que você tem guardado é fundamental, pois assim você saberá exatamente o que precisa ser reposto e o que já existe em quantidade suficiente.

Outro ponto que deve ser levado em consideração para se controlar um estoque de alimentos é a validade de cada produto. Alguns itens, como carnes e frutas, estragam muito facilmente e, por isso, não deveriam ser guardados em grandes estoques.

Para evitar ter que jogar produtos estragados fora, a melhor opção é usar os alimentos com datas de vencimentos próximas o mais rápido possível e fazer a contagem dos produtos estocados todos os dias.

2. Não exagere na produção

De nada adianta produzir muito se você não consegue vender tudo o que foi produzido. Vale lembrar, mais uma vez, que estamos falando sobre alimentos, portanto, produzir em excesso é um grande problema, uma vez que os alimentos não podem ser guardados por muito tempo devido à sua validade.

A produção em excesso desencadeia uma série de erros: para produzir mais é preciso ter mais estoque, mais funcionários, mais turnos de trabalho e mais espaço para estoque. Resumidamente, todos os gastos serão multiplicados. Se você não conseguir vender todos os produtos excedentes, isso se transformará em um grande problema financeiro.

Caso seja necessário aumentar a produção, faça um bom planejamento para saber exatamente o que precisa ser mudado e, assim, evitar desperdícios.

3. Organize os processos logísticos

Para uma indústria funcionar corretamente, vários processos precisam acontecer ao mesmo tempo e, para que não haja desperdícios, tudo deve estar bem organizado. Erros em processos logísticos causam atrasos e, como você já sabe, o tempo é um fator muito importante para a indústria alimentícia.

Manter o estoque, a produção, o fornecimento e a distribuição em sincronia é uma tarefa muito difícil. No entanto, existem ferramentas que podem ajudar a controlar melhor os processos logísticos da sua empresa: os ERPs, que são softwares de gestão industrial.

4. Identifique e elimine as falhas na linha de produção

Tão importante quanto resolver o problema é saber exatamente onde ele se encontra dentro da linha de produção.

Se a falha for de resolução imediata, como uma máquina quebrada, a correção pode ser feita enquanto a indústria continua a funcionar para evitar maiores prejuízos. No entanto, quando os erros são crônicos, como alimentos contaminados, todos os processos devem cessar para que uma investigação possa ser feita.

Caso a falha influencie na qualidade dos produtos fabricados, jamais permita que esse lote seja lançado ao mercado, pois a imagem da sua empresa pode ficar comprometida. Realizar as “Boas Práticas de Fabricação” (BPF) e fazer a “Análise de Pontos Críticos de Controle” (APPCC) são as melhores maneiras de solucionar os problemas na linha de produção.

Acabar com o desperdício na indústria é uma forma de reduzir os custos e, consequentemente, aumentar a rentabilidade. Ao longo deste texto você certamente percebeu que basta ter muita organização para evitar o desperdício. Uma indústria alimentícia que não desperdiça comida é vista com bons olhos pela sociedade, portanto, organize a sua linha de produção o quanto antes!

Gostou das nossas dicas e quer ler mais textos como este? Então, assine a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos relevantes.

Você também pode gostar
-