Marketing de diferenciação: o que é e como ele é aplicado na indústria?

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Você já parou para pensar no que faz com que uma determinada marca venda muito mais produtos que as outras na mesma categoria? A resposta para essa pergunta está no marketing de diferenciação, que se vale de estratégias de posicionamento para agregar valor às marcas, produtos e, até mesmo, serviços.

Na indústria alimentícia esse posicionamento se torna claro em diversos pontos, que vão desde o modo como a marca e seus produtos se apresentam ao mercado ― por meio da embalagem, por exemplo ― até a qualidade que é percebida pelo seu consumidor. De nada adianta um produto ser excelente se o cliente não tiver a clara percepção disso. Certo?

Para entender melhor como utilizar o marketing de diferenciação para levar a sua marca a um novo nível no mercado e, claro, bem à frente da concorrência, continue a leitura deste post e descubra o segredo do sucesso. Confira!

1. Dê uma alma ao negócio

O Google não se tornou uma das maiores marcas do mundo somente vendendo anúncios em seu mecanismo de pesquisa. Seu propósito foi e continua sendo o de levar a maior quantidade de informação ao maior número de pessoas possível. Hoje, a marca investe em fontes de geração de energia limpa para que os locais que nem sequer têm eletricidade tenham acesso à internet e, consequentemente, à informação.

Durante a jornada do Google até o que é hoje, outros mecanismos de pesquisa focados somente na “programação” de suas páginas nasceram e morreram. O que diferencia a gigante das buscas dessas outras empresas é a sua alma, o seu propósito, com o qual milhares de pessoas se identificam.

2. Use funis de vendas

Já se acreditou que venda era uma arte subjetiva, que dependia exclusivamente da sensibilidade e da lábia do vendedor. Ledo engano. Venda é um processo que passa por diversas etapas extremamente importantes para que chegue ao fechamento.

A partir do momento que esse processo é documentado, se torna possível aplicá-lo em maior escala e, consequentemente, atingir e conquistar muito mais clientes. É para isso que serve o funil de vendas.

Por meio dele se consegue conduzir o cliente até a decisão de compra quase automaticamente, e o mais importante: criando uma relação que, certamente, dará a ele a percepção da sua marca como uma autoridade do seu segmento.

3. Adapte o seu negócio à tecnologia

O boca a boca sempre foi um excelente modo de conquistar um bom posicionamento. Nada pode ser mais valioso do que a indicação de alguém da sua confiança, não é mesmo? Mas o que isso tem a ver com a tecnologia?

Tudo. Hoje, por meio da exposição nas redes sociais, por exemplo, é possível amplificar essas indicações, fazendo com que o tradicional boca a boca tenha uma abrangência muito maior. E esse é só um dos exemplos de como a tecnologia é capaz de ajudar na diferenciação da sua marca.

Softwares de gestão de relacionamento com cliente e de automação de marketing também são recursos tecnológicos que potencializam, e muito, a capacidade da sua marca de causar uma excelente percepção ao cliente.

4. Não concorra por preço

É comum encontramos no mercado marcas que se diferenciam pelo preço mais baixo. De um certo modo, isso também é uma estratégia, porém, esse tipo de produto é facilmente substituído por outro mais barato e a marca, facilmente esquecida.

Quando se busca a diferenciação pelo valor agregado ao produto e não por preço, além de uma maior margem de lucro, também se torna possível garantir a fidelização do cliente, afinal, estamos falando de alguém que está disposto a pagar mais caro para consumir o que a sua marca tem a oferecer.

5. Prepare o seu negócio para ter escala

Uma marca diferenciada tende ao crescimento, muitas vezes, tão rápido que se torna difícil acompanhar se ela não estiver preparada para isso. Nesse momento é possível que ocorram gargalos capazes de atrapalhar a percepção ― construída com o que você leu até aqui ― que o cliente tem da empresa, colocando todo o trabalho de marketing de diferenciação a perder.

O modo de evitar isso é adotando processos que permitam ganhar escala tanto na produção quanto na divulgação e no atendimento.

Como você viu, o marketing de diferenciação é o que faz com que uma marca deixe de ser apenas mais uma no mercado e se torne a líder do seu segmento, às vezes, até mesmo a representante dele ― é o caso de produtos como a Maizena, que se tornou sinônimo de amido de milho.

Então, não espere mais para diferenciar a sua marca no mercado. Assine, agora mesmo, a nossa newsletter e receba muito outros conteúdos que ajudarão você nessa missão!

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