Entenda a importância do planejamento estratégico

Tempo de leitura: 3 minutos

Dentre as ferramentas utilizadas no ambiente organizacional, o planejamento estratégico atua como uma bússola para a organização. Em outras palavras, o planejamento estratégico (PE) baseia-se no processo de avaliação e análise de desempenho, qualidade, riscos e criação de cenários baseados em dados econômicos e financeiros da empresa.

Sua função é prevenir futuras falhas, reduzir o risco e ainda nortear de forma geral o trabalho da organização. Trabalhar em equipe é essencial, pois o PE deve contar com a colaboração dos funcionários de todos os setores. Juntos, os gestores se unem para corrigir erros antes de acontecerem ou mesmo encontrar oportunidades dentro do segmento da empresa.

Neste ponto, os gestores de todas as áreas devem se mobilizar para levantar sugestões, expor fatos e ter novas ideias. Buscando, portanto, melhorias em comunicação, negociação, cotação, gestão de pessoas, custos e compras, além de elaborar técnicas para fomentar o espírito de equipe e aumentar ainda mais a produtividade. Entenda, neste post, a importância do planejamento estratégico:

Quais etapas devem ser seguidas nesse processo

Abaixo, está uma lista de 10 etapas a serem cumpridas para garantir o sucesso do planejamento estratégico em sua organização:

1. A declaração da visão e missão da organização;
2. Análise do ambiente externo para levantamento de oportunidades e ameaças;
3. Análise do ambiente interno para levantamento de forças e fraquezas;
4. Formulação de metas e objetivos (realistas e tangíveis);
5. Definição da estratégia;
6. Compilação do planejamento estratégico;
7. Implantação e implementação;
8. Feedback;
9. Controle;
10. Reanálise.

Entenda que o planejamento estratégico não tem um ponto final, uma vez que novos desafios e oportunidades aparecerão para mudar todo o cenário da empresa. Tais desafios e oportunidades podem ser internos, fruto da ação de atores na organização, ou externos, quando são fruto das mudanças do ambiente e ecossistema do segmento da organização.

Como garantir o sucesso do planejamento estratégico

Formule perguntas como: “A organização está crescendo como deveria?” ou “O que poderíamos fazer para aumentar a lucratividade?”, mas não se esqueça de formular metas e objetivos realistas e possíveis de ser alcançados — caso contrário, o feedback será sempre desanimador para os gestores.

O seu pessoal sabe qual é a missão, visão e valores de sua organização? Eles estão em primeiro lugar, no processo do planejamento estratégico. Como visto anteriormente, é importante a sincronia e interação da equipe.

O controle, penúltima fase do processo de PE, foi facilitado ao longo do tempo por ferramentas analíticas, geralmente virtuais, que elaboram demonstrativos de performance e ajuda a comparação de dados atuais com dados antigos.

É importante lembrar que elas devem ser sempre atualizadas conforme o progresso da organização ao longo do tempo, e quanto maior a precisão dos dados inseridos, maior será a precisão dos resultados e demonstrativos finais.

Como o planejamento estratégico pode ajudar a organização

Por último, não se esqueça! O planejamento estratégico parte de um sistema cíclico, e quanto maior for a rapidez de resposta e a quantidade/qualidade de informações, melhor será a aplicabilidade em sua organização. 

Ter visão em longo prazo é basicamente a chave para manter-se no mercado competitivo. Além disso, com o dinamismo e responsividade é possível extrair da organização o melhor resultado, progredindo e ganhando experiência.

Como está o planejamento estratégico de sua empresa? Conte suas experiências para nós nos comentários abaixo!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *