Brand Equity em tempos de pandemia: como a embalagem ajuda a sua marca a destacar neste período

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Agregar valor aos seus consumidores é algo que exige muito preparo. Não é um trabalho tão rápido do dia para noite mas, se você começar imediatamente, estará mais perto do que antes. Em tempos de covid-19 e o cenário da pandemia mundial, brand equity se tornou uma ferramenta essencial.

Primeiramente, vamos relembrar rapidamente o que significa brand equity: A expressão traduzida para o português como “valor de marca”, dá voz ao intangível do seu produto, como por exemplo, a sua imagem em relação ao seu negócio como um todo. Entregando ao seu consumidor algo extraordinário, convicto de fazer a diferença, você estará agregando valor a sua marca.

Por que é tão importante para a marca agregar valor em tempos de pandemia?

Estamos vivendo tempos onde todo o cuidado é pouco, onde e como for. Para uma pessoa física, não é mais o suficiente o uso de máscaras e álcool em gel para a sua proteção, as ferramentas até podem ser eficientes (e são!), mas o cuidado vai muito além, por isso existe o distanciamento social, a redução de equipes em uma única sala, home office, jornada de trabalho e aulas reduzidas, ensino à distância e todas as demais ações atípicas que tentamos nos adaptar atualmente.

Com uma marca, não é diferente. As propagandas em mídias offline e o marketing tradicional em mídias online não são o suficiente. O nosso produto na gôndola do supermercado não tem o mesmo valor que tinha em fevereiro de 2020, não com a chegada do famoso coronavírus.

É por isso que precisamos nos reinventar, agregar valor ao produto e fazer com que consumidores entendam o porquê devem comprar o seu produto ao invés da concorrência e todas as coisas boas que uma compra pode trazer consigo.

A primeira impressão é a que fica!

Já ouviu essa frase? É o clichê mais real do posicionamento de marca. A embalagem é a expressão do seu produto. Existem inúmeras possibilidades de comunicar a essência da sua marca através dela.

Sem falar que, em um momento tão difícil, a sua embalagem pode ser o decisor de compra para o consumidor. Basta uma abordagem e um brand equity bem feito. E nós podemos te ajudar nisso.

1. Cuide do consumidor

Você sabia que o coronavírus resiste nas superfícies plásticas por um período entre 36 e 72 horas? Sim, um tempo significativo. E seus consumidores sabem disso? É uma responsabilidade, ainda que indireta, da marca comunicar aos seus consumidores para um cuidado ainda maior na higienização de suas compras no supermercado ou loja de conveniência.

Outra ideia de segurança alimentar é investir em embalagens com filme antimicrobiano que tem o objetivo de diminuir, inibir ou postergar o crescimento da microbiota que está presente, principalmente, na superfície dos alimentos e embalagens.

Entenda o impacto que tem para o consumidor, saber que além de tudo, existem marcas que prezam pela sua saúde e segurança.

2. Use o design para interação e conexão

Interações costumam conectar pessoas. Isso é fato. E a chave de tudo é a transparência. Já pensou em organizar um espaço nas suas embalagens para mandar um recado aos consumidores?

Uma ideia é conectar campanhas online com o seu produto. Por exemplo, um QR Code que leva para uma página com interações e jogos para estes dias de confinamento, reforçando a importância de ficar em casa sempre que possível. Esteja junto com seu público em momentos difíceis, seja uma marca parceira.

3. Sustentabilidade

É fato que a procura por embalagens sustentáveis tem aumentado nos últimos meses, isso se dá pela quantidade de informações sobre plástico que vem ganhando cada vez mais força na internet. A pandemia de covid-19 abriu portas para uma nova era na sustentabilidade. Em uma pesquisa feita pelo Mercado Livre entre junho de 2019 e maio de 2020, o número de consumidores que visitam seções sustentáveis aumentou em 130%.

Neste caso, a utilização de embalagens sustentáveis no seu produto pode ser um grande valor a ser agregado na sua marca.

Antes de implementar, viva!

É extremamente importante gerar valor aos seus consumidores, mas as empresas precisam ter em mentes ações que estejam alinhadas com seu propósito, para não cair na contradição. Uma boa imagem só é consolidada se há uma vivência por trás dela.

Por isto, saiba que há diversas maneiras de agregar valor na sua marca, procure entender o seu público alvo e escolha caminhos que fazem sentido para a organização e seus consumidores.

Mas não deixe de gerar valor, uma marca consolidada e reconhecida por seus ideais e seus posicionamentos, é uma marca extraordinária.

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