Como a embalagem pode ajudar no reposicionamento da empresa
O posicionamento da marca é fundamental para gerar empatia com os consumidores. Isso significa que é preciso atentar-se para vários fatores, principalmente para a qualidade da embalagem. Por isso, se o objetivo é um reposicionamento da empresa, a melhor solução é investir em uma embalagem que preserve as características dos produtos e destaque a sua marca no mercado.
As embalagens são indispensáveis para a proteção, mas não para por aí. Com tantos avanços tecnológicos, já se pode contar com novas maneiras e formatos de uso que vão muito além da embalagem tradicional.
Então, ter uma embalagem de qualidade e bem projetada garante destaque para a sua marca e muitas outras vantagens. Confira abaixo quais são elas e entenda a influência dessa estratégia no reposicionamento da empresa!
Garante segurança durante o transporte
Como já mencionamos, as embalagens têm a finalidade de proteger os produtos durante todo o processo logístico, da empresa até as estantes de venda e residências dos consumidores.
Uma embalagem produzida com materiais de qualidade, testes de resistência e processos de produção oferece menor risco de perdas e danos e maior confiabilidade, potencializando os lucros e diminuindo as reclamações dos clientes.
Além disso, as embalagens robustas vão transmitir um aspecto profissional e sério à sua marca, deixando claro aos consumidores que a sua empresa deseja proporcionar uma experiência positiva a eles — o que é excelente para fidelizá-los.
Agrega valor à marca
Obviamente que embalagens feitas com materiais diferenciados e que tenham uma relação com os produtos vão adicionar muito mais valor do que aquelas simples e pouco trabalhadas.
Existem diversos casos de sucesso envolvendo embalagens que foram criativas, que ousaram e conseguiram trazer mais valor ao produto. Podemos citar as promocionais da Coca-Cola em comemoração a datas como Olimpíadas, Natal e Copa do Mundo.
São embalagens que criaram demandas e geraram mais exposição nas mídias e se fixaram na mente dos consumidores em todo o mundo, criando valor em uma embalagem que teria a função apenas de proteger o refrigerante.
Fortalece a marca
As embalagens, juntamente com o valor agregado, vão trazer fortalecimento para a marca da empresa. Caso a sua identidade visual seja vista nos ambientes em embalagens de alto padrão, certamente ela transmitirá noções de produtos diferenciados e com qualidade superior.
Embora o investimento em processos e materiais possa ser um pouco alto no início, o retorno que a empresa vai obter em reconhecimento do público e posicionamento de marca ao longo do tempo será ainda maior.
Consolida sua marca no mercado
Uma embalagem desenvolvida de maneira inovadora e criativa faz com que os produtos se destaquem no mercado, ajudando a consolidar a marca da empresa. Ou seja, ajuda a reproduzir uma boa fama para o negócio.
Sem contar que a embalagem é uma ampliação da afirmação da identidade visual da empresa, uma vez que ela leva os principais fatores de comunicação como a fonte, a logomarca, as cores e o leiaute da organização.
Esse é um tipo de estratégia que faz com que a clientela comece a identificar a marca e ainda indicá-la a outros consumidores, permitindo que você chegue cada vez mais longe.
Ajuda a passar credibilidade ao consumidor
De fato, um conjunto de benefícios que uma embalagem possui, com um excelente design, com os elementos da marca e desenvolvida com materiais de qualidade, sem dúvidas vai passar credibilidade aos clientes.
Vale frisar, ainda, que no setor de alimentos é necessário que a embalagem apresente dados significativos como a data de fabricação, o valor nutricional, o peso do alimento e a data de validade. Tudo isso mostra o comprometimento com a transparência perante os clientes.
Reduz o número de perdas
Certamente que as embalagens produzidas com um baixo padrão vão levar a um maior número de produtos enviados para troca e, muitas vezes, destruídos completamente. Com isso, a empresa verá seus lucros diminuírem, pois será obrigada a substituir os produtos gratuitamente.
Outro ponto negativo é que isso vai manchar a imagem da marca, que pode acabar sendo associada a produtos de qualidade ruim — e olha que essa má fama pode se espalhar rapidinho. Por isso, investir em uma boa embalagem é essencial e indispensável para reduzir o número de consumidores insatisfeitos.
Atende os objetivos do consumidor
Assim que o cliente faz a compra de um produto, ele não cria expectativas apenas em relação à mercadoria, mas também sobre a embalagem, já que esta exerce uma função extremamente importante.
Atualmente, os consumidores têm exigido que os produtos sejam convenientes, práticos, personalizados, individualizados e, principalmente, que estejam adequados às suas demandas e necessidades.
Para tanto, é importante pensar em uma embalagem que seja multifunção e que atenda às vontades dos clientes. Afinal de contas, ela será, no mínimo, utilizada para armazenar a mercadoria.
Aumenta o número de vendas
Dentre todas as vantagens que uma embalagem pode trazer quando se trata de reposicionamento da empresa, não poderíamos deixar de fora esse ponto que faz o coração de todo empreendedor bater mais forte. Até porque, quem não deseja alcançar bons resultados nas vendas, não é verdade?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam produtos provenientes de marcas confiáveis e de qualidade. Com o desenvolvimento de embalagens criativas e de alto padrão, e as vantagens que isso proporciona, as vendas vão aumentar continuamente, possibilitando a expansão no setor e a melhora nos lucros. Além disso, vai fazer da sua marca uma referência no mercado, saindo na frente da concorrência.
Como vimos, investir nessa estratégia é garantir um retorno bastante positivo para o seu negócio, desde a diminuição das perdas até as melhorias nos números de vendas. Mas lembre-se de que transmitir uma mensagem boa para o cliente e agregar valor à marca são apenas algumas características relevantes que uma embalagem de qualidade deve ter. Para passar credibilidade é importante ir além!
O primeiro requisito é cumprir a proteção e conservação dos produtos, para que cheguem ao cliente em excelentes condições — principalmente quando falamos de alimentos. Sendo assim, na hora de escolher o fornecedor, avalie não apenas o preço das embalagens, mas também o material do produto, a resistência e as dimensões.
Muitas marcas já desenvolvem embalagens flexíveis, metalizadas, laminadas e que usam várias estruturas de acordo com a necessidade da empresa. Uma embalagem inovadora vai ajudar no reposicionamento da empresa e ainda assegurar um destaque no mercado para o seu negócio!
Viu só a importância da embalagem no reposicionamento da empresa? Que tal investir nessa estratégia e garantir maiores vendas? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços agora mesmo!