Leitura de rótulos e embalagens: consumidores estão mais atentos

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A leitura de rótulos e embalagens permite ao consumidor saber quais são os elementos que compõem cada produto, além de ter acesso às suas informações nutricionais e, em alguns casos, avisos e mensagens dos fabricantes. Portanto, trata-se de um hábito salutar, a ser cultivado por todos os consumidores.

É essencial conhecer esses dados a respeito de qualquer item, mas, para aqueles dos ramos alimentício, de cuidados pessoais (como cosméticos e itens de higiene) e de limpeza, a importância é ainda maior, uma vez que tais produtos têm o potencial de afetar a saúde de quem os adquire e utiliza.

Frequentemente, os nomes que aparecem nas embalagens não são considerados de fácil interpretação e entendimento — o que, na maioria das vezes, significa que não são itens disponíveis na natureza e contêm alto teor de substâncias químicas.

Embora a leitura de rótulos e embalagens não seja uma prática amplamente difundida entre os consumidores brasileiros, muitas pessoas já se deram conta de que devem ficar atentas para saber exatamente o que estão consumindo. Ao longo deste post, abordamos detalhadamente esse cenário. Boa leitura!

Elo entre produto e consumidor

A rotulagem nutricional é obrigatória em nosso país. A entidade reguladora é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atua por meio da RDC 360/03. Sendo assim, as empresas devem seguir as regras estabelecidas para atuar em benefício do consumidor e evitar que obstáculos técnicos comprometam o andamento de seus negócios.

Para as empresas, é crucial observar o estrito cumprimento das normas relativas à rotulagem de seus produtos. Se não o fizerem, poderão ser alvo de denúncias encaminhadas diretamente à Anvisa, tendo de arcar com as consequências dessa omissão.

O rótulo, além de informar as características do produto ao cliente, é um canal privilegiado de comunicação. De fato, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o futuro do planeta e atento às medidas que podem ser adotadas para reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Afinal, o consumo consciente tem se disseminado em todos os lugares. Logo, é natural que o público passe a incorporar essa preocupação, considerando-a em sua decisão de compra e sendo mais cuidadoso no processo de escolha dos produtos que consumirá.

Pesquisas

Um estudo recente da GfK classificou os entrevistados em sete grupos distintos: Tradicionalists, Survivors, Archievers, Nurturers, Hedonists, Socialrationals e Self-directeds (ou Tradicionalistas, Sobreviventes, Empreendedores, Nutridores, Hedonistas, Sociais-Racionais e Autodirigidos, respectivamente, em tradução livre).

É entre os Socialrationals, (indivíduos que enxergam o mundo como um lugar no qual as diferenças devem ser celebradas e respeitadas) que essa preocupação mais cresce no Brasil.

A pesquisa mostra que cerca de 50% dos consumidores fazem a leitura de rótulos e embalagens de produtos em busca de informações relacionadas à sustentabilidade, para descobrir, entre outras informações:

  • se são naturais ou têm ingredientes naturais;
  • se são livres de transgênicos;
  • se usam práticas sustentáveis nos processos de produção;
  • se são orgânicos.

Os dados confirmam as informações obtidas em outra pesquisa da mesma organização. À época, em 2011, mil pessoas foram ouvidas.

Metade delas afirmou que lê os rótulos (especialmente de alimentos, itens de cuidados pessoais e produtos de limpeza) sempre ou na maior parte das vezes, enquanto outros 27% disseram fazê-lo com menor frequência.

Os índices variam conforme a idade: consumidores com idades entre 35 e 55 anos são os mais atentos, já que 55% deles leem as embalagens. Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o índice é 44%.

Outro levantamento, feito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), abordou 227 indivíduos aleatoriamente, entre 2012 e 2013, em Caxias do Sul (RS). A maioria (70%) informou que faz a leitura de rótulos e embalagens de alimentos e 40,5% deles o fazem no supermercado, ainda antes da compra.

Em geral, os clientes buscam ler a informação nutricional e, nela, procuram pelo valor calórico — com a ideia de que isso ajuda a garantir uma alimentação saudável. Apesar disso, muitos deles acreditam que não têm conhecimento suficiente para compreender as informações contidas nas embalagens.

Citamos esses dados de cinco, seis e sete anos atrás apenas para demonstrar como o hábito de leitura de rótulos e embalagens tem crescido vertiginosamente no Brasil e, em poucos anos, estará plenamente incorporado à consciência de todos os consumidores.

Hábito da leitura de rótulos e embalagens

O hábito da leitura de rótulos e embalagens tende a crescer, uma vez que o consumo consciente e saudável é algo pregado e disseminado por programas de televisão, celebridades e redes sociais.

A ideia é que o consumidor sempre busque informações sobre o que está comprando — assim, é mais fácil acertar na escolha. Afinal, a rotulagem tem caráter informativo e o ideal é que a leitura ocorra antes da aquisição do item.

Por lei, os rótulos devem conter todas as informações nutricionais, tais como a quantidade de macronutrientes, carboidratos e proteínas, a existência ou não de glúten e lactose etc. Progressivamente, a clientela está aprendendo a interpretá-los, bem como os índices de açúcares e gorduras.

Nesse contexto, os consumidores têm ficado mais exigentes e optado pelos produtos cujas embalagens apresentam informações claras e acessíveis, uma vez que isso pode ser determinante para que o comprador preserve a própria saúde. É o caso, por exemplo, de quem é alérgico ou intolerante a determinados componentes.

Outra informação que costuma ser negligenciada é a que indica se o produto em questão pode ser classificado como light ou diet. Embora muitos rótulos tragam o anúncio em letras grandes e chamativas, não dizem o que ela significa exatamente.

É essencial, portanto, comunicar ao cliente qual a redução no percentual calórico dos produtos light, bem como quais ingredientes foram retirados dos alimentos diet (nem sempre o item suprimido é o açúcar). Ter sucesso ao entregar essa informação é determinante para que o produto se sobressaia na gôndola e venda mais.

Nesse mercado, as empresas devem estar sempre atentas às tendências, refletindo as expectativas de seu público, também, nas embalagens. Isso descomplica a leitura de componentes, informações nutricionais e similares.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância da leitura de rótulos e embalagens? Então, conheça os tipos mais adequados de embalagens e aprofunde seus conhecimentos na área!

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