Como firmar a imagem de seu produto com planejamento estratégico?

3 minutos para ler

A decisão de compra não é uma ação exclusivamente racional. Mais do que cumprir a necessidade básica que o produto oferece, muitas satisfações emocionais são buscadas quando o cliente escolhe o que levar para casa.

E para que os produtos de uma empresa satisfaçam essas necessidades, é importante investir na comunicação correta e ter um planejamento estratégico é a melhor maneira de organizar essas ações.

No post de hoje, aprenda a firmar a imagem de seu produto com um planejamento estratégico.

Por que investir em planejamento estratégico?

Existem inúmeras ações de marketing e comunicação que podem ser aplicadas a um negócio. Mas se sua empresa não definir claramente os objetivos a serem alcançados e a direção que se quer tomar, essas ações não iram trazer resultados consistentes. Elaborar um planejamento estratégico é definir aonde se quer chegar, qual público se quer atingir e quais os caminhos levarão a esses resultados.

Conheça os clientes

O primeiro passo para elaborar qualquer estratégia de marketing é conhecer o público-alvo do negócio. É necessário saber quais desejos e necessidades os clientes esperam suprir quando buscam o produto que sua empresa oferece. Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas formais, com instituições especializadas, ou mesmo em conversas diretas com alguns clientes.

Crie uma identidade visual consistente

A identidade visual é o padrão de comunicação que deve ser seguido para a empresa ser reconhecida em todos os canais que atua. Desde o cartão de visitas até a sinalização interna das instalações, tudo deve ser pensado para passar a mensagem correta dos valores da empresa. Todos os produtos devem ser comunicados a partir dessa identidade, com embalagens bem planejadas e com ótima qualidade de impressão.

Planeje todas as ações

Uma vez que o público-alvo está definido e a identidade da empresa montada, é hora de organizar as ações de comunicação. Investir nas mídias tradicionais, como rádio, televisão e jornal, costuma ter um custo alto de produção e uma segmentação pequena, já que atingem um público abrangente.

Uma boa saída é trabalhar com marketing digital, investindo nas redes sociais, ter um blog com assuntos relevantes e interessantes para o público e apostar no marketing de conteúdo. A frequência de postagens e interações deve ser monitorada para que não haja excessos, nem se fique ausente por um longo período.

Ações de ponto de venda também costumam ser eficientes para atrair clientes no momento de decisão da compra. Além disso, fazer promoções e criar campanhas temáticas em datas comemorativas ou sazonais trazem ótimo resultado. A dica aqui é sempre aliar essas ações com os canais de comunicação definidos para que se tenha um bom alcance de público.

Construir um planejamento estratégico é pensar em todas as oportunidades que a empresa pode aproveitar para estar em contato com o cliente, mostrar seus produtos e serviços com qualidade, coerência e consolidar sua reputação no mercado.

Seguindo as diretrizes do planejamento estratégico, apostando em materiais de qualidade na produção e divulgação e mantendo sempre o padrão da comunicação institucional, sua empresa vai se destacar no mercado e firmar a imagem do seu produto.

Curta a nossa página do Facebook! Nela, você encontra sempre novidades para dar o melhor visual para sua empresa!

Você também pode gostar
-