O que é não conformidade? Entenda como ela afeta a qualidade da produção

Tempo de leitura: 3 minutos

Manter a qualidade da produção de acordo com padrões preestabelecidos pode ser um grande desafio. Para garantir que isso aconteça, existem registros e controles específicos, sendo também necessário entender o que é não conformidade e como ela pode comprometer os seus processos, produtos ou serviços.

Com o objetivo de evitar esse tipo de problema, diversas empresas têm adotado normas e sistemas de gestão da qualidade. No entanto, antes, é preciso saber identificá-los. Continue a leitura do post e saiba o que é não conformidade e como ela pode prejudicar a sua produção!

Afinal, o que é não conformidade?

Segundo a norma ISO 9001, trata-se do não atendimento a um determinado requisito. Assim, a não conformidade pode ser entendida como algo que não segue um padrão pré-definido, de acordo com um ideal de qualidade a ser atingido.

Nesse conceito, um requisito pode ser visto como um processo ou um conjunto de processos ou normas, que podem ser impostos tanto por regulações internas quanto por padrões externos, como as próprias normas ISO. Consiste numa necessidade ou expectativa para atender determinações legais ou técnicas.

O cumprimento desses requisitos e até a identificação do que é não conformidade dentro de um processo produtivo têm o objetivo de propor melhorias contínuas na organização. É uma forma de se buscar a máxima qualidade em um produto ou serviço, aumentando sua excelência no mercado.

Quais os tipos mais comuns?

De modo geral, as não conformidades variam de acordo com o não cumprimento de requisitos, o modelo de produção e as próprias normas internas da empresa. Porém, elas podem ser resumidas da seguinte forma:

  • falta de métodos que envolvem todo o planejamento dos processos;
  • descumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade;
  • pouco ou nenhum comprometimento das pessoas com os sistemas de gestão;
  • falta de treinamentos sobre o Sistema de Gestão de Qualidade ou relacionados ao assunto;
  • ineficiência na produção e aplicação de instruções operacionais;
  • desalinhamento entre as necessidades da empresa e competências dos colaboradores, que comprometem o cumprimento e a adequação às normas.

Como a não conformidade afeta a qualidade da produção?

Pelos próprios exemplos dados acima, podemos perceber que as não conformidades podem gerar erros, quedas na produtividade e outros entraves que levam à ineficiência da produção. O resultado disso pode ser uma produção reduzida e com baixa qualidade.

O fato é que, ao contrário de um defeito de fabricação, que gera um problema em um produto e é facilmente percebido, a não conformidade pode afetar a produção como um todo, uma vez que um requisito de fabricação não é atendido.

Dessa forma, caso não sejam adotadas medidas para identificá-la, como a adoção do Sistema de Gestão da Qualidade, ela pode prejudicar toda a cadeia produtiva e, consequentemente, o planejamento estratégico.

Agora que você já sabe o que é não conformidade e como ela afeta a sua produção, pode buscar formas mais eficientes de identificá-la e corrigi-la. Afinal, disso depende a qualidade da produção, fundamental para a competitividade e a própria manutenção do negócio no mercado.

Gostou de saber o que é não conformidade? Então, compartilhe o post nas redes sociais, pois mais pessoas podem se interessar pelo assunto!