Metodologia DMAIC: como utilizar na minha empresa?
Existem muitos recursos que ajudam a melhorar os processos de produção das empresas. Um dos mais conhecidos é a metodologia DMAIC, composta pelas etapas: definir, medir, analisar, melhorar e controlar (em inglês: define, measure, analyze, improve e control).
De modo geral, a DMAIC é uma sequência estruturada de atividades e ferramentas, cujo uso promete produzir melhorias nos processos de uma companhia de forma a alcançar os objetivos do negócio.
Quer conhecer seus estágios em detalhes? Neste post, explicamos cada um deles. Acompanhe!
Definir
Nesta etapa, é definido o problema a ser enfrentado, elaborada a justificativa e preparado o contrato do projeto. Além disso, é montada a equipe de trabalho. Entre as ferramentas usadas nessa fase estão:
-
voz do consumidor (Voice of Customer — VOC);
-
voz do negócio (Voice of Business — VOB);
-
diagrama dos fornecedores — entradas — processos — saídas — clientes (FEPSC);
-
históricos de variação dos indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators — KPIs);
-
mapas do processo.
Medir
Na fase de medição, é o momento de entender os processos e seu desempenho para determinar quais dados serão mensurados. As medições são feitas em dois pontos distintos: processos e dados. As ferramentas usadas nesse estágio incluem, entre outras, fluxograma, histograma, diagrama de causa e efeito, diagrama de Pareto e gráficos de tendência.
Por essas ferramentas são mapeados o processo e seu funcionamento: quais são suas atividades e como elas se conectam. Tem-se, a partir disso, um fluxograma que mostra como ele transforma as entradas em saídas. Já no aspecto dos dados, são usados KPIs específicos para medir o desempenho dos processos. Sendo assim, os dados são coletados e a cadeia de valor pode ser analisada.
Analisar
É neste estágio que os dados são analisados criticamente para que possam ser definidas as mudanças que trarão melhorias aos processos. As ferramentas dessa fase incluem diagrama de Pareto, testes qui-quadrado e de hipóteses, análise de regressão, diagrama de dispersão, análise de variância e benchmarks com padrões de comparação.
Melhorar
Esta é a etapa em que as melhorias determinadas são implementadas. Para isso, buscam-se os recursos financeiros e humanos necessários. Com base nos resultados obtidos, fica mais fácil avaliar os benefícios financeiros. No decorrer dessa fase são usadas ferramentas específicas de melhoria, como eventos Kaizen, diagramas de afinidade, Kanban e Just in Time, entre outras.
Controlar
Depois que as melhorias forem efetivadas, é preciso controlar o processo para garantir que elas terão continuidade. Para isso, é essencial fazer as alterações necessárias em procedimentos, manuais e instruções de trabalho, bem como ter o engajamento de todos os envolvidos (o que se consegue com bons treinamentos).
A metodologia DMAIC funciona como um guia para garantir que a companhia adote o rumo certo para melhorar seus processos de produção. Isso é possível porque ela permite fazer uma análise técnica e precisa do problema, de forma a evitar conclusões precipitadas — e incorretas — e pode atuar diretamente em sua causa.
Gostou do post? Preparado para adotar DMAIC na sua organização? Então, assine nossa newsletter e passe a receber, periodicamente, conteúdos semelhantes sempre em primeira mão e diretamente no seu e-mail.