Entenda um pouco mais sobre o crescimento do mercado de snacks

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O mercado de snacks tem ganhado cada vez mais espaço no país. As opções de lanches rápidos atraem pessoas de todas as idades pela praticidade e pelo sabor único. Com a mudança no comportamento dos consumidores e a busca por opções mais saudáveis, surgem novos produtos, adaptados aos perfis mais exigentes.

Mas afinal, por que o mercado de snacks está em expansão? E, em meio a tantas opções de produtos, como se destacar a atrair o interesse dos consumidores? Neste artigo, aprofundamos o assunto e apresentamos dicas práticas para empresas que atuam no segmento. Confira!

Mercado de snacks em expansão

Segundo a pequisa “State of Snacking”, divulgada pela Mondelēz International, grupo líder na produção de snacks no mundo, 71% dos consumidores consomem alimentos na forma de snacks pelo menos duas vezes ao dia.

Portanto, esse tipo de produto está posicionado como um item básico na rotina de consumidores de diferentes faixas etárias em todo o mundo. Esse dado é relevante, pois demonstra a existência de um grande público consumidor que inclui o alimento em sua dieta.

Uma segunda pesquisa, realizada por uma empresa especializada em pesquisa de mercado, a Euromonitor, mostra que as vendas de snacks devem movimentar R$ 89,3 bilhões até 2026, de acordo com matéria divulgada pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre).

Esses relatórios apontam para um cenário de oportunidades para empresas e profissionais que atuam nesse setor. Porém, sabemos que o aumento na procura incentiva o aumento na oferta, o que gera um impacto significativo em termos de competitividade.

Dicas para se destacar no mercado de snacks

A competitividade é um ponto de atenção em qualquer negócio. Independentemente do segmento ou do porte do negócio, a relação com a concorrência pode representar o sucesso ou até o fracasso das operações.

Por isso é tão importante buscar meios de oferecer um produto ou serviço que atraia a atenção e o interesse dos consumidores. Destacar-se da concorrência não é fácil e exige a adoção de uma série de estratégias:

  • oferta de um produto de alta qualidade e alinhado às expectativas dos consumidores;
  • atendimento diferenciado;
  • construção e fortalecimento da marca;
  • presença ativa nas redes sociais.

Somado a isso, investir em uma boa embalagem pode fazer toda a diferença. Imagine que a gôndola de supermercado está repleta de produtos iguais ao seu. Agora pense: o que poderia fazer com que o consumidor escolhesse justamente o snack produzido pela sua empresa?

A embalagem desempenha um papel importante na comunicação da marca e na atração do interesse dos consumidores — especialmente aqueles que ainda não conhecem o produto e não são fidelizados.

Entre as diversas alternativas, você pode optar por embalagens sustentáveis, embalagens metalizadas etc. A ideia é que a empresa escolha um invólucro que tenha uma função que vá além de proteger o produto.

As embalagens são um mecanismo para promoção da imagem das empresas e a comunicação com seus clientes. No mercado de snacks, é indispensável considerar essa estratégia como uma das bases de desenvolvimento e comercialização dos produtos.

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