Como acertar no lançamento de produto? Veja aqui!

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Você já deve estar cansado de ouvir que o mercado atual está cada vez mais competitivo — mas essa é a pura verdade. Mas então, como é possível se destacar da concorrência? A resposta é muito simples: investindo em boas estratégias de marketing, dentre as quais uma das mais eficientes é o lançamento de produto.

Mais importante do que ter um produto de qualidade é saber apresentá-lo para o público. Imagine um prato de comida: o sabor pode até ser bom, mas se a apresentação não encher os olhos, as pessoas não vão sentir vontade de prová-lo. Isso também acontece com o seu produto.

A seguir, vamos mostrar 3 cuidados que você deve ter durante o processo de lançamento de um produto. Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

Defina o seu público-alvo

Antes de começar a planejar o lançamento, é preciso definir para quem você pretende vender o seu produto. Essa informação é crucial para a elaboração de todas as estratégias que vão vir a seguir.

Faça uma pesquisa de mercado para mapear o perfil do seu consumidor — quanto mais detalhes você conseguir coletar, melhor. Conhecendo mais a fundo o seu público-alvo, você vai ser capaz de criar um produto que solucione os problemas dessas pessoas. De nada adianta investir no lançamento de um produto para pessoas idosas, por exemplo, se o seu público é majoritariamente jovem.

Estude as tendências do mercado

Vamos levar como exemplo a nossa realidade: o número de pessoas adeptas ao veganismo e vegetarianismo está aumentando, o que significa que os consumidores estão preocupados com a forma como as marcas lidam com a questão animal. Um novo produto de origem animal, portanto, pode ser uma péssima ideia. É por isso que é tão importante entender como está o mercado antes de lançar um produto.

Vale a pena ressaltar que seguir tendência não significa perder a autenticidade. Lembre-se de que os consumidores não estão interessados em mais do mesmo; eles querem propostas inovadoras e que ainda assim estejam por dentro das pautas atuais.

Prepare um espaço especial para o lançamento

Ao entrar em uma loja física, você sabe quais são as novidades porque os lançamentos geralmente têm um espaço de destaque. Essa lógica também vale para lojas virtuais, blogs e redes sociais.

O seu lançamento não deve ficar perto dos demais produtos, pois assim as pessoas não sabem identificar o que é novidade e o que já é conhecido. Além de ser único e exclusivo, o espaço para o lançamento também deve ser atraente o bastante para chamar a atenção das pessoas.

Fazer um bom planejamento para o lançamento de produto é de extrema importância. Muitas empresas já passaram pela experiência de ter um produto interessante para oferecer que acabou não vendendo tanto quanto o esperado. Muitas vezes, isso acontece porque o lançamento não foi bem planejado. Para ter um lançamento de produto de sucesso, basta seguir as dicas que nós citamos acima!

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