Gestão de fornecedores: como comparar o custo-benefício

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Você sabe o que é gestão de fornecedores? Esse processo é fundamental para os gerentes de compras que desejam contribuir com o sucesso de sua empresa com base em eficiência de investimentos, confiabilidade e previsibilidade na produção.

Para ajudar a entender melhor essa etapa do seu gerenciamento e o que define um bom fornecedor para a sua empresa, preparamos este post em forma de guia com todas as dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

O que é gestão de fornecedores e qual a sua importância?

Gerir fornecedores não significa apenas monitorar os contratos sobre vigência e controlar o estoque de recursos para a produção. Esse é um processo que demanda bastante atenção do gerente de compras para analisar, avaliar e adequar a relação entre a empresa e seus parceiros.

A gestão se baseia em um levantamento de quanto cada fornecedor custa para a empresa e no retorno desse investimento ao longo do contrato ou de compras constantes. É um processo de mapear esses custos e entender como eles afetam a empresa de maneira positiva ou negativa.

Nesse caso, não se leva em conta apenas o preço, mas condições de pagamento, serviço oferecido e relacionamento entre as partes. Além disso, existe o controle de toda a parte operacional desse fornecimento, como a logística externa e interna para esses produtos, o impacto deles na linha de produção e o quanto cada um desses recursos contribui no fim da cadeia para a entrega de mais qualidade ao cliente.

O que define um bom fornecedor?

Existem duas características principais para um gestor de compras: a capacidade de escolher bons fornecedores e de avaliar o retorno potencial para a produção.

Pondo o foco no primeiro ponto, veja quais são os aspectos que você deve buscar em empresas parceiras para definir quais delas vão contribuir para o seu sucesso:

Preço

Não dá para negar que esse é sempre o primeiro quesito que vem à cabeça na hora de escolher um fornecedor. Quanto mais barata for a compra, mais dinheiro sobra para investir em outras áreas da produção.

Lembre-se, contudo, que preço muito baixo geralmente significa fornecimento de má qualidade ou de operação problemática. Vamos explicar mais ainda sobre custo-benefício, mas é bom reforçar que o retorno do investimento é sempre mais relevante que o seu valor.

Portanto, se o preço é uma questão muito importante no momento, tenha mais foco nas condições de pagamento. Invista em empresas que flexibilizam o contrato e confiam na sua capacidade. É sempre melhor pagar mais por um serviço superior do que tentar economizar e terminar causando mais prejuízo do que essa diferença inicial.

Relacionamento

Os fornecedores que oferecem condições melhores, geralmente, são os que também apostam em uma parceria a longo prazo. O ideal é que as duas empresas se tornem cúmplices no crescimento uma da outra.

Quando o fornecedor está aberto a conversar, trocar experiências e entender de verdade as suas demandas, é sinal de que ele entende qual é o caminho para o sucesso.

Prazo

Não adianta de nada conseguir bom preço com boa condição de pagamento se o produto não é enviado dentro do prazo ou há inconsistências entre o que foi pedido e o que foi entregue.

Os bons fornecedores não falham. É importante ficar de olho nisso ao longo da sua gestão, já que a falta de um insumo ou matéria-prima pode significar grandes prejuízos para a sua produção.

Qualidade

Claro, a qualidade do produto é essencial para definir um bom fornecedor. Procedência e certificações de segurança são muito importantes para garantir o sucesso dessa parceria.

Além disso, é uma vantagem a mais para você quando a empresa parceira oferece atendimento e suporte ativo. Essa ajuda pode facilitar a otimização do uso do recurso na sua produção e resolver qualquer problema causado por falha no controle de qualidade ou algum problema no manuseio.

Como avaliar o custo-benefício de fornecedores?

Agora, que você entende o que significa contratar um fornecedor de qualidade, é hora de colocar na balança esse equilíbrio entre custo e o retorno gerado por investimento. Existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Procure recomendações

O único jeito de mensurar o retorno potencial de um fornecedor para a sua produção antes de contratá-lo é buscar exemplos práticos da relação entre ele e outras empresas.

Portanto, não hesite em pedir a opinião de outros gerentes de compras no mercado que tenham experiência com essa companhia específica. É claro que eles não compartilharão detalhes sobre seus contratos, mas uma avaliação positiva ou negativa sobre esse relacionamento pode ser suficiente para dar pistas importantes.

Converse bastante com o fornecedor

Se você tem experiência nessa função, sabe que é fácil identificar maus fornecedores com uma conversa mais aprofundada. Então, entreviste os representantes da empresa até que você fique satisfeito com as respostas.

Como a compra de insumos e matéria-prima reflete diretamente no sucesso de um negócio, só aposte nas parceiras que se destaquem pela clareza em suas negociações, ética e alta qualificação. É a melhor forma de diminuir os riscos para seus investimentos.

Monitore a gestão de fornecedores

Esse é um processo de gestão exatamente porque não termina quando a compra é feita. Para conseguir precisão e controle no custo-benefício desses contratos, é preciso investir em monitoramento e indicadores de performance.

Evolução de preços, impacto da qualidade de um fornecedor na produção e na entrega, quebras de prazo, porcentagem de aproveitamento sobre cada lote comprado, desperdício gerado são todos índices que podem ser medidos e comparados para decidir se um investimento trouxe o retorno esperado ou não.

Afinal, no fundo, a gestão de fornecedores é uma questão de relacionamento. É um processo de escolher e acompanhar os parceiros mais engajados, que investem eles mesmos em performance e prezam pela qualidade acima do preço.

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