Embalagem personalizada ou padrão: o que é melhor?
Valer-se de cada oportunidade para destacar a sua marca, produto e/ou serviço é uma constante entre empresas bem-sucedidas. Dessa forma, a decisão entre utilizar embalagem personalizada ou padrão para seus produtos não é nada trivial, devido aos impactos que esta escolha pode ter em seu negócio.
O primeiro contato do cliente se dá com a embalagem — que o instiga e atrai antes de consumir o produto em si —, que contribui, também, para a transmissão dos valores de sua empresa (excelência, sofisticação, respeito ao meio ambiente, entre outros fatores).
O fortalecimento da marca e a diferenciação competitiva são relevantes aspectos que também podem ser incrementados a partir da sua escolha de embalagens. Confira, a seguir, as principais características de cada tipo: personalizada ou padrão.
Principais características da embalagem padronizada
Padronizar suas embalagens significa não contar nenhum diferencial quanto ao design e à apresentação visual de seus produtos, o que pode comprometer suas estratégias de branding e marketing visual.
Alguma vantagem financeira, todavia, poderá ser sentida ao adotar essa opção. Provavelmente você não encontrará dificuldades relacionadas ao estoque e conseguirá adquirir embalagens padronizadas, mesmo em pequenas quantidades.
No entanto, esta vantagem pode ser relativa e, até mesmo, perder a razão de ser, caso o volume total de vendas seja afetado.
Como as dimensões padronizadas possuem demarcações fixas, pode ser necessário realizar algumas alterações em seus produtos para que se adaptem a essas embalagens.
Principais características da embalagem personalizada
As embalagens personalizadas são aquelas que apresentam as dimensões escolhidas pelo cliente (e, portanto, adequadas a seus produtos), design exclusivo que acompanha os padrões de cores da marca, logomarca destacada de acordo com a estratégia da empresa etc.
As embalagens personalizadas devem ser consideradas como uma ferramenta de comunicação entre sua empresa e o cliente. As mensagens enviadas por meio delas são diretas, chegam ao cliente no momento apropriado e são muito mais baratas do que qualquer outra forma de divulgação da marca.
Entre suas inúmeras vantagens, há 3 que não podemos deixar de citar aqui:
-
exclusividade: como o próprio nome indica, a personalização de embalagens tem a capacidade de diferenciar sua marca da concorrência. Você pode alterar o visual gráfico e as dimensões, garantindo que seu produto seja apresentado ao cliente conforme suas especificações e objetivos;
-
geração de valor associado à percepção do cliente: uma embalagem personalizada mostra ao seu cliente que você se preocupa com o produto. Além disso, demonstra que você se importa com eles;
-
maior capacidade de atração: embalagens atraentes captam a atenção dos consumidores e facilitam o caminho rumo à fidelização e ao marketing de referência, aumentando a possibilidade de que seus clientes se tornem divulgadores espontâneos de sua marca.
Embalagem personalizada ou padrão: qual devo escolher?
Ao escolher entre embalagem personalizada ou padrão, saiba que ambas possuem algumas funções em comum: acondicionam e identificam os produtos, por exemplo.
No entanto, somente embalagens personalizadas oferecem diferencial competitivo e a possibilidade de colocar em prática táticas de segmentação — se você busca tais benefícios a personalização é, certamente, a melhor opção para sua empresa.
Agora que você já sabe qual é a melhor opção para a sua empresa, embalagem personalizada ou padrão, leia o nosso post e entenda o que os consumidores pensam das embalagens sustentáveis!