Embalagem flow pack: entenda o seu funcionamento e suas aplicações
O modelo de uma embalagem é tão importante quanto seu conteúdo. O tipo de material utilizado e a forma com o produto é embalado pode afetar as vendas, assim como a qualidade final da mercadoria e o processo de preparação como um todo. Uma boa alternativa está na embalagem flow pack, muito utilizada em diversas indústrias.
Dependendo do tipo de mercadoria, ela se torna a opção ideal para os produtos. Você provavelmente já viu este modelo de pacote em picolés, sabonetes e salgadinhos. Caso precise de empacotamento rápido, essa pode ser sua melhor escolha.
Se você quer aprender mais sobre o item, continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber a respeito!
Como a embalagem flow pack é feita?
Tudo começa com um longo tubo do material utilizado para a fabricação da embalagem. Uma porção ou unidade do produto é inserida no tubo, que tem o fundo vedado anteriormente. Após esse processo, o topo também é vedado, formando a embalagem no mesmo momento do empacotamento.
Há duas variações aqui: embaladoras verticais e horizontais. A diferença é óbvia, havendo preferência por uma ou outra de acordo com o tipo de produto. Dependendo do ângulo de vedação, pode ser que determinados conteúdos fiquem danificados.
Quais são os principais materiais utilizados?
Uma embalagem flow pack pode conter uma grande variedade de materiais em sua composição, de acordo com o conteúdo e destino final. O papel laminado, por exemplo, é muito comum porque consegue preservar uma grande variedade de produtos.
Já os plásticos transparentes são os preferidos quando o objetivo é permitir que o comprador veja o que está dentro da embalagem. Há diversas opções disponíveis, o que garante que você tenha o material mais adequado para suas necessidades.
Quais vantagens você pode esperar?
É notória a aceitação das flow packs no mercado, afinal, tratam-se de embalagens versáteis, que permitem armazenar desde biscoitos até produtos eletrônicos. Além disso, é um tipo de pacote que prolonga a vida útil de produtos perecíveis. Veja, a seguir, outras vantagens obtidas com a escolha da flow pack.
Redução de custos
Embaladoras flow pack são algumas das mais produtivas e econômicas disponíveis no mercado, e utilizam o mínimo possível de material e energia no processo. Mesmo que você não pretenda montar sua própria estrutura de empacotamento, o custo para terceirizar esse serviço também não será alto, o que é muito bom para pequenas e médias indústrias.
Produção rápida e eficiente
Além de seu baixo custo de produção, uma embalagem flow pack também costuma ser criada mais rápido que a maioria dos modelos. Algumas máquinas podem produzir até 200 pacotes por minuto, sem gerarem custos elevados ao longo do processo. Se você tem uma demanda alta e crescente, não é muito difícil elevá-la e manter o passo com o crescimento do seu negócio.
Alta personalização da embalagem
Uma característica bem forte desse tipo de pacote é a facilidade de personalizá-lo sempre que necessário. Isso se torna uma vantagem, considerando que o visual e tipografia de uma embalagem também são muito importantes.
O tubo de material que mencionamos anteriormente pode ser alterado para conter a marca da empresa, dados do produto, entre outras informações úteis para o cliente ou lojista. Dependendo da complexidade da mercadoria e da relevância da sua imagem, esse detalhe pode fazer toda a diferença.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a embalagem flow pack, tem todas as condições de definir se ela é ou não a mais adequada para comercializar seus produtos.
Quer mais informações antes de tomar uma decisão? Então, leia nosso e-book e descubra com escolher a embalagem correta!