Como os indicadores de desempenho ajudam na performance de mercado?
A concorrência no mundo corporativo está cada vez mais intensa. Atualmente, as empresas têm como prioridade o aperfeiçoamento contínuo dos processos e serviços para sobreviver no mercado.
Por isso, utilizam os indicadores de desempenho, conhecidos também como KPIs, que são métricas responsáveis por medir a performance de acordo com os objetivos institucionais.
Eles devem estar alinhados com o planejamento estratégico e precisam de uma boa gestão para monitorar os resultados da organização. Dessa forma, contribuem para que o processo de decisão seja mais eficiente e para a criação e a efetivação de ações de melhoria.
Para entender melhor esse contexto, confira os indicadores de desempenho mais usados atualmente.
Produtividade
É importante para verificar se os trabalhadores e os demais recursos da empresa estão desempenhando suas funções de acordo com uma meta de produção estipulada.
Por exemplo, uma impressora consegue imprimir 500 embalagens para café por hora. A meta é que esse número seja de 450 a cada 60 minutos. Nesse caso, o resultado está superior ao previsto.
Qualidade
É fundamental para constatar se o processo produtivo está funcionando de maneira adequada. Além disso, constata se houve algum fator que prejudicou o desempenho.
Por exemplo, as máquinas responsáveis por embalar massas apresentaram defeitos acima do previsto, o que afetou o nível de aceitação das embalagens encaminhadas aos clientes dentro dos parâmetros da empresa.
Capacidade
É responsável por medir o tempo necessário para que uma determinada atividade seja realizada. Assim, fica mais fácil ter uma estimativa de produção.
Por exemplo, uma determinada máquina pode embalar 100 quilos de pães durante duas horas.
Nível de serviço de entrega
Ajuda a avaliar se a entrega dos produtos está sendo feita no prazo adequado. Permite também analisar se os serviços de transporte e a cadeia de suprimentos estão funcionando corretamente.
Em relação aos demais indicadores de desempenho, ele se destaca por verificar a performance dos fornecedores nos quesitos de confiabilidade das entregas e de cumprimento de prazos.
Lucratividade
Consiste na relação percentual entre o faturamento e o lucro líquido. Por exemplo, uma empresa vendeu R$ 200 mil durante um mês e apresentou um lucro de R$ 24 mil. Nesse caso, a lucratividade é de 12%.
Para chegar a esse patamar, é importante ter uma boa negociação com os fornecedores para reduzir custos e contar com produtos de boa qualidade a fim de conseguir um retorno rápido do investimento.
Competitividade
É crucial para checar a relação da empresa com os concorrentes, mostrando a posição dela no mercado. Ou seja, se possui um número relevante de clientes em comparação com as outras organizações do setor.
A partir desse tipo de informação, é possível analisar o que pode ser aperfeiçoado para que o nível de competitividade seja aumentado.
Satisfação do cliente
Qualquer organização precisa estar atenta ao nível de satisfação do cliente. Esse tipo de informação pode ser obtido por pesquisas em que são abordados aspectos relacionados aos serviços oferecidos.
A demora na entrega de um produto, problemas na qualidade e a lentidão em encaminhar uma resposta ao cliente são fatores negativos que impactam na imagem da empresa junto ao público-alvo.
Os indicadores de desempenho são primordiais para as empresas terem um foco mais direcionado na melhoria dos processos e dos serviços. Eles contribuem para fazer uma comparação entre o cenário atual e os objetivos projetados.
Além disso, ajudam as organizações a ter uma visão mais ampla de suas atividades, de modo que estejam mais alinhadas às metas estabelecidas.
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