Como as empresas podem utilizar o braille nas embalagens dos produtos?
Você sabia que no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual? Esses são dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam para a necessidade de atender a esse público tão extenso, facilitando sua autonomia. Por isso, uma das suas preocupações deve ser disponibilizar o braille em embalagens.
É válido lembrar que os direitos das pessoas com deficiência visual são assegurados pela Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989, regulamentada pelo decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999, que também instituiu a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Ou seja, acessibilidade e inclusão devem ser garantidas para esse público.
Ao utilizar o braille nas embalagens, atendemos à lei, mas também cultivamos um relacionamento com o consumidor, beneficiando a empresa. Neste artigo explicamos como o braille pode ser utilizado nas embalagens para bem atender ao consumidor e, ao mesmo tempo, às necessidades da marca. Continue lendo!
Quais as qualidades e os principais diferenciais da BraillePack?
Conforme explicamos na introdução, existem milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência visual. Esse público também procura a sua independência, mas, para que isso seja possível, é preciso oferecer recursos que permitam uma autonomia maior.
Uma das soluções encontradas foi a inclusão do braille em embalagens. No entanto, essa técnica é comumente empregada em embalagens rígidas — aquelas de cartão utilizadas para remédios, alguns mantimentos e pasta de dente, por exemplo.
Entretanto, muitos produtos são comercializados em embalagens flexíveis. E como as pessoas com deficiência visual podem identificar esses produtos sem o auxílio do braille? Para solucionar esse problema foi desenvolvida a BraillePack.
Qualidades da BraillePack
Entre as qualidades dessa embalagem destacamos a grande facilidade do seu uso. Isso porque não há necessidade de fazer nenhuma alteração nos equipamentos da empresa empacotadora, uma vez que ela recebe a embalagem em bobina, totalmente pronta para ser utilizada. Isso favorece seu processo produtivo e minimiza custos.
Para que isso fosse possível, foi enfrentado o desafio de desenvolver uma embalagem flexível, mas com propriedades que permitissem manter as suas características e funcionalidades junto aos equipamentos utilizados pelas empresas na hora de empacotar os produtos.
A preocupação também estava na manutenção das características durante a estocagem, e ainda no processo de transporte. Assim, a BraillePack apresenta um grande diferencial não somente por trazer o braille em embalagens, mas porque isso é feito naquelas flexíveis, estendendo o atendimento ao público com deficiência visual.
Diferenciais da BraillePack
Você já deve ter notado a presença do braille em embalagens de remédio e alguns produtos do ramo alimentício. Mas perceba que, conforme citamos, isso geralmente é feito nas embalagens do tipo cartão, porque a rigidez do material facilita a impressão em sua superfície.
Por isso, o grande diferencial da BraillePack é atender as empresas que precisam de embalagens flexíveis e, ao mesmo tempo, desejam uma atenção maior com seu público, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência visual, a sua autonomia e independência.
A BraillePack traz essa inovação disponibilizando para o setor de P&D das empresas a possibilidade de criações diferenciadas, agregando valor à marca por meio dessa inclusão social e da preocupação com todos os públicos, atendendo a necessidade e características de diferentes perfis.
Como o braille em embalagens estreita a relação com o consumidor?
Algumas ações já foram adotadas para possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual. Porém, é verdade que muito ainda precisa ser feito para que elas realmente tenham autonomia e independência, sem precisar do auxílio de ninguém.
Para se locomover até um determinado estabelecimento, os deficientes visuais já encontram algumas limitações de acessibilidade. Mas ao chegar lá se deparam com outras dificuldades ainda maiores, como o fato de não conseguirem identificar os seus produtos preferidos.
O emprego do braille em embalagens visa modificar essa realidade para que as marcas possam criar uma conexão mais forte com esse público, oportunizando um novo conceito de consumo. Assim, além de conseguir adquirir o produto desejado, os deficientes visuais podem identificá-los em casa.
Trata-se de uma solução simples para as empresas porque, conforme dito, a BraillePack não exige adaptações nos equipamentos. Entretanto, é uma estratégia muito valorosa para cativar e fidelizar o público, uma vez que é um diferencial que promove essa inclusão e demonstra preocupação social, melhorando, consequentemente, a imagem da marca de um modo geral.
Quais informações podem ser inseridas?
Ao acrescentar o braille em embalagens é importante ter em mente que não é conveniente disponibilizar muitas informações. Isso porque a comunicação com o público com deficiência visual é diferente, sendo assim, aqui vale o conceito de que menos é mais.
Além disso, existe um limite técnico para acrescentar informações nesse tipo de linguagem, uma vez que ela ocupa um espaço maior. Assim, a preocupação principal é identificar o produto para que o consumidor saiba o que tem em mãos. Então, devemos evitar os textos desnecessários e focar aquilo que é essencial.
Qual o local mais indicado para aplicação do braille?
Quando criamos embalagens para o público em geral temos a preocupação de deixar as informações mais importantes destacadas e bem visíveis, certo? O mesmo acontece quando utilizamos o braille em embalagens, mas o foco aqui não são os olhos, e sim as mãos.
Sendo assim, a escrita deve ser realizada em uma área da embalagem que facilite o tato da pessoa que fará a leitura dela. Além disso, é fundamental seguir rigorosamente os critérios de controle de qualidade para evitar induzir o consumidor ao erro. O papel do fornecedor de embalagens é importantíssimo nesse sentido.
Outra questão muito importante é quanto ao processo normal de embalamento. O local onde o braille foi acrescentado não pode afetar o uso normal da embalagem. Portanto, é preciso definir a melhor posição considerando o processo de embalamento e a leitura das informações.
Não existe especificamente uma regra, mas é importante considerar as características do produto, o modo como a embalagem será manuseada pelo consumidor e as necessidades da própria empresa em relação aos seus processos.
Além de posicionar estrategicamente as informações em braille nas embalagens, é interessante que na organização do layout do ponto de venda esses produtos estejam localizados em ilhas. Dessa forma, facilitamos o acesso do deficiente visual para que ele encontre os produtos que deseja sem ter dificuldades.
A utilização do braille em embalagens já acontece, mas o diferencial da BraillePack é permitir que essas informações sejam acrescentadas em embalagens flexíveis. Com isso, aumentamos o atendimento ao público com deficiência visual, estreitando as relações com ele, possibilitando sua autonomia e independência, além de valorizar a imagem da empresa.
Alcance um diferencial de sucesso utilizando a BraillePack em seus produtos. Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre essa solução inovadora!